12 Resoluções de Ano Novo profissionais (para seres mais feliz no trabalho)

Resoluções de Ano Novo Profissionais

O fim do ano está ao virar da esquina e é tempo de começar a fazer planos para 2022. Toda a gente pede amor, saúde e dinheiro, mas também é uma boa altura para fazer resoluções de Ano Novo profissionais. Espreita algumas ideias para encontrares a felicidade no trabalho!

O trabalho é onde passamos grande parte do nosso tempo. Por isso, é fundamental ser feliz a fazê-lo. Assim, se estás a alinhavar as tuas resoluções de Ano Novo para 2022, começa por esta lista que te propomos e que está focada na tua vida profissional.

Melhora a carreira com 12 resoluções de Ano Novo profissionais

Estás interessado em mudar de carreira? Precisas de descobrir a profissão que te faça feliz? Queres progredir na carreira?

Estes são alguns dos desafios com que as pessoas se debatem no que se refere ao trabalho. No fundo, o que move as pessoas é a procura da felicidade no trabalho.

Para te darmos uma ajuda nesta busca, vamos deixar-te uma lista de 12 resoluções de Ano Novo que podes aplicar na tua vida profissional. É uma para cada mês do novo ano, para conseguires chegar aonde tanto desejas!

Resoluções de Ano Novo Profissionais

1. Pensa a longo prazo

É importante ter um plano de carreira a longo prazo. Quais são, afinal, as tuas ambições? O que é que queres fazer da vida?

Deves responder a estas perguntas com sinceridade e de forma estratégica. Afinal, é a tua felicidade que está em jogo.

Por isso, define bem os teus objetivos de carreira e lembra-te que precisas de aliar o bem-estar económico ao bem-estar mental. E se tens dúvidas quanto à melhor escolha para ti, podes recorrer a um Simulador de Profissões para encontrares a profissão certa para ti.

2. Investe em ti mesmo

Esta é uma medida de que nunca te vais arrepender, pois estarás sempre a valorizares-te independentemente do desfecho.

Deste modo, procura avaliar que competências precisas de melhor, que tipo de cursos e formações podes fazer para teres mais trunfos no mercado de trabalho.

A aprendizagem contínua é fundamental para a progressão na carreira. Quanto melhor fores capaz de te adaptar aos novos tempos, mais oportunidades terás para crescer.

3. Aprende a ouvir mais do que a falar

Há muitas vantagens em usar esta estratégia. Em primeiro lugar, saber ouvir os outros é um sinal de respeito que reforça a confiança das pessoas.

Assim, sentindo que lhes dás importância, acabarão por te procurar, como um ombro amigo, um aliado. E ter aliados no trabalho é essencial para atingir o sucesso!

Além disso, se insistires em participar demasiado, interrompendo os outros a meio das conversas, vão acabar por desvalorizar a tua opinião. Passarás a ser visto como o tipo chato que nunca se cala!

Portanto, ouve e intervém apenas quando tiveres algo mesmo relevante para dizer.

4. Reconhece as tuas falhas e anula-as

É fundamental ter consciência daquilo onde não somos tão fortes, pois só reconhecendo as nossas fraquezas, podemos contorná-las.

Assim, faz uma autoanálise sobre aqueles aspetos que precisas de melhorar e traça um plano nesse sentido.

5. Coloca os teus trunfos no centro do palco

Além de teres noção dos teus pontos fracos, também precisas de conhecer bem os teus principais talentos e competências.

Deste modo, serás capaz de “dar palco” a essas características que te tornam mais forte perante os colegas e os rivais. É uma forma de ganhar carisma e de recolher a admiração e o respeito das chefias.

Mas deves fazer isso com conta peso e medida, pois se pareceres demasiado vaidoso, será péssimo. Deves mostrar o teu talento na hora de fazer o trabalho, pois é, afinal, o que mais interessa.

6. Aprende a dizer não

Este é um desafio que muitas pessoas enfrentam, tanto na vida pessoal como na profissional. Aprender a dizer não pode parecer mais difícil do que se pensa, sobretudo no contexto do trabalho.

Contudo, é importante aprender a recusar aquilo que vai contra os nossos valores, ou que seja desmotivante. O essencial é ter noção que quando se recusa algo, está-se a abrir a porta a novas possibilidades de dizer sim.

7. Aproveita as oportunidades

No seguimento do ponto anterior, é preciso também saber aproveitar as oportunidades que nos aparecem pelo caminho. Por vezes, podemos ficar receosos por sair da nossa zona de conforto. Mas, na maioria dos casos, é precisamente esse passo que nos permite crescer.

Portanto, aprende a dizer sim aos desafios que te acrescentem valor!

8. Aposta na empatia e em manter boas relações

É importante olhar para os colegas de trabalho como pessoas, acima de tudo, mais do que meros profissionais. Assim, aposta em estabelecer laços de afeto e de empatia com eles.

Quanto melhor te deres com os teus colegas, melhor será o ambiente da empresa e mais fácil será fazer o teu trabalho. Além disso, evitarás aqueles casos desagradáveis de “facadinhas nas costas” que podem surgir em teu prejuízo.

9. Simplifica as coisas (para ti e para os outros)

Sabes o que é que as chefias mais valorizam nos seus colaboradores? A capacidade de resolver problemas e de apresentar soluções.

Assim, simplifica as coisas para os teus chefes, mas também para os teus colegas e clientes. Afasta as confusões e descomplica os assuntos. Isso vai transformar-te no “MacGyver” que tudo resolve.

“MacGyver” é um agente secreto de uma série de televisão que fez sucesso nos anos de 1980 e que nunca usava armas, resolvendo todos os conflitos sem violência e com recurso aos seus conhecimentos científicos. Faz o mesmo no teu trabalho! Usa a inteligência para transformar o difícil em fácil.

10. Não tenhas medo de errar

Os fracassos não devem refrear a tua vontade de continuar em frente. Muitas vezes, os grandes sucessos nascem de grandes fracassos! Há vários gestores e gurus da gestão que dizem isso por experiência própria.

Portanto, mede bem os riscos, mas não tenhas medo de arriscar. É importante que avalies todos os cenários e que te prepares para a possibilidade do fracasso. Contudo, a tua mira deve sempre apontar ao sucesso, mesmo quando há percalços pelo caminho. Persistir é o segredo!

11. Aprende a gerir o teu tempo

Saber gerir bem o tempo é essencial nos dias que correm. Estamos sempre com pressa, cheios de tarefas e atividades para cumprir. Por isso, não tempos tempo a perder! Mas, para conseguir fazer tudo, é preciso ter uma ótima capacidade de organização.

Assim, aprende a organizar-te e a definir prioridades. Há ferramentas que te podem ajudar nesse sentido.

12. Sorri mais

Há um truque muito simples que serve tanto no trabalho, como na vida pessoal, para tornar tudo melhor: um sorriso sincero!

Sorrir é a melhor forma de tornar qualquer ambiente mais descontraído. Além disso, atrai confiança e mostra-te como uma pessoa acessível, com quem é fácil lidar. E esse carisma de que és boa pessoa, vai certamente trazer-te frutos!

Em conclusão…

Esperamos que estas dicas te ajudem a ser mais feliz no trabalho. Lembra-te que tudo aquilo que desejas, pode estar ao alcance da tua mão, desde que te empenhes em lá chegar. Ficamos a torcer para que 2022 seja um ano em grande para ti e para os teus!

O Guia das Profissões deseja-te umas Boas Entradas e um Ano Novo repleto de sucesso, saúde e felicidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima