TOP 6 Profissões com mais empregabilidade

As 6 Profissões com mais empregabilidade

Escolher uma profissão não é fácil, ainda mais quando pensamos em empregabilidade. Já não basta termos de descobrir qual o nosso talento e vocação, temos ainda de pensar se teremos emprego no futuro? Pois é! A dura realidade dos adultos! Por isso, saber quais são as profissões com mais empregabilidade pode ser uma ajuda para tomar a decisão certa.

Se estás na dúvida sobre a carreira que vais seguir, é muito importante teres em conta alguns fatores para tomares a tua decisão final. A taxa de empregabilidade pode ser o fator determinante. Afinal de contas, todos queremos ter emprego depois de estudar!

Infelizmente, nem todas as profissões oferecem oportunidades reais no mercado de trabalho. Muitas pessoas vivem à procura de um trabalho na sua área de estudos, mas sem sucesso. 

Daí ser tão importante estarmos cientes de quais profissões nos dão boas perspetivas de futuro. E é isso que vamos ver aqui!

Vens connosco?

TOP 6 Profissões com mais empregabilidade em 2021

Se acompanhas as tendências do mercado de trabalho, então já sabes que existem profissões que estão sempre nos tops das contratações, como o caso dos médicos. Mas também existem profissões na nossa listinha que são novas. 

A verdade é que o mercado de trabalho está sempre em evolução. Existem profissões que desaparecem, por se tornarem desnecessárias, e outras novas surgem. Por isso é que é preciso estarmos sempre atualizados. 

Por essa mesma razão, nós trazemos aqui o TOP 6 das profissões com mais empregabilidade este ano. 

Curioso para saber quais são as profissões do momento? 

Então vem connosco!

Saúde

A área da saúde, como já é habitual, está na dianteira das contratações. A pandemia de Covid-19 fez com que a necessidade de contratar profissionais da saúde fosse ainda maior, com os hospitais cheios e as unidades de cuidados intensivos no limite. 

Além de médicos, também os enfermeiros, cientistas farmacêuticos e cientistas biomédicos tiveram altas taxas de procura por parte do mercado de trabalho. 

Algumas pessoas pensam que este aumento de contratações não se vai manter, sendo uma situação esporádica devido ao novo coronavírus. No entanto, olhando para a tendência no setor, esta é uma área que vai continuar a contratar muitos profissionais e, por isso, é uma excelente escolha profissional. 

Também te pode interessar: Descobre as 20 profissões mais estranhas do mundo

Serviços Digitais

serviços digitais

A pandemia de Covid-19 fez com que muitos negócios fechassem as portas dos seus negócios. Isso fez com que as empresas se reinventassem e começassem a trabalhar a partir da internet. 

Desde sites, blogs, e-Commercers, até plataformas e aplicações de comercialização, as empresas apostaram em grande no mundo online. 

Para que tudo isso pudesse funcionar, foi preciso contratar profissionais do mundo digital. Sem dúvida, esta pandemia foi uma grande oportunidade para estes trabalhadores. Se já havia uma tendência no aumento das contratações, ainda que lenta e gradual, com a Covid-19 esse aumento foi brutal. 

De todos os profissionais da área, o engenheiro informático é o que tem mais procura, sendo mesmo os mais contratados depois dos profissionais da saúde. 

Atrás dos engenheiros informáticos, mas com uma procura relevante, está o profissional da segurança da informação. As empresas têm de se assegurar que não vão sofrer ameaças externas devido a ataques de hackers. Portanto, estes profissionais são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. 

Profissionais especializados em Marketing Digital também tiveram uma procura muito boa, como seria de se esperar mediante o cenário de “digitalização” dos negócios.

Se gostas de estar a par das últimas tecnologias, se trabalhar com informática sempre foi o que querias, então esta área é perfeita.

Talvez te interesse ler também: Como mudar de vida a trabalhar em Marketing Digital

Economia

Cuidar das finanças de uma empresa não é fácil. E para que não se corram riscos em momentos de crise, como foi o caso deste ano, as empresas contratam profissionais especializados em economia para garantirem a saúde financeira dos seus negócios. 

É certo que em alturas de crise as contratações aumentam, mas existe uma tendência crescente na procura de economistas para garantirem que as finanças estão sempre em ordem. Sem dúvida, é uma ótima escolha para quem gosta de números e de ciências sociais.

Engenharias

Já há uns anos que as engenharias se mostram uma excelente oportunidade para conseguires um emprego com facilidade. Além da engenharia informática, que já falamos, poderás optar também por Engenharia: 

  • Biológica
  • Física e Tecnológica
  • Eletromecânica
  • Biomédica e Biofísica
  • Segurança do Trabalho
  • Geológica e Minas
  • Naval e Oceânica
  • Mecatrónica

Todas estas áreas têm uma empregabilidade de quase 100%. Por isso, se estás à procura de uma carreira que te dê segurança e boas oportunidades de trabalho, sem dúvida as engenharias podem ser aquilo que procuras. Mas nem todas têm bons resultados. A engenharia civil, por exemplo, não tem taxas de emprego tão boas.

Educação

educação

Apesar de terem menores taxas de empregabilidade do que os anteriores, a área da educação, principalmente o ensino básico, oferece boas taxas de empregabilidade. 

Os professores são profissionais essenciais para a sociedade. São eles a nossa base e, por isso, devemos-lhe muito. 

Apesar disso, é uma profissão que enfrenta muita instabilidade, pelo menos até conseguirem ficar efetivos numa escola. Muitas vezes precisam de morar noutras cidades, algumas vezes bastante longe de casa. Isso faz com que muitos jovens acabem por desistir da carreira. 

No entanto, assim que se consegue a efetividade, é uma carreira muito bonita e os salários são bons também. Tanto no ensino público, como no privado, os salários são acima da média e existe progressão na carreira.

Lê também: Antes e Depois: Sabias que professores tinham de pedir permissão para casar ao ministro?

Psicologia

Depois de muitos anos com taxas de empregabilidade baixas, a Psicologia é agora uma das profissões com mais empregabilidade em Portugal. Duas faculdades conseguiram garantir até 100% de empregabilidade logo após a conclusão do curso, são elas a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Lusíada (Porto).

Sem dúvida, a saúde mental tem estado no debate público, o que fez com que mais pessoas procurassem ajuda. Os psicólogos, assim como os psiquiatras, podem ajudar a ultrapassar uma série de questões do foro mental. Além de ser um assunto mais visível, ele também deixa de ser um tabu.

Portugal é o país europeu com maior percentagem de casos de depressão e ansiedade. Isso explica também o facto de os psicólogos terem níveis de empregabilidade maiores.

Profissões com mais empregabilidade em Portugal: Conclusão

O mercado de trabalho está sempre a sofrer alterações e se queremos encontrar uma profissão que nos garanta boas oportunidades, é importante estarmos sempre a par dessas mudanças. 

Saber as profissões com mais empregabilidade em Portugal é um passo importante para conhecermos as áreas profissionais que oferecem melhores perspetivas de futuro. 

As áreas da saúde, serviços digitais, engenharias, economia, educação e psicologia são aquelas que tiveram melhores resultados este ano e estima-se que se mantenham em alta nos próximos anos. No entanto, não deixes de estar sempre a par do assunto. Afinal, há coisas que vão mudar. Quem sabe não surge uma profissão nova nos próximos anos que será de grande sucesso?

Portanto, se estás à procura de profissões com mais empregabilidade, estas são aquelas que mais se adequam. Mas não te esqueças de procurares sempre uma profissão que gostes. Quando fazemos o que gostamos, com paixão, tudo se torna mais fácil e leve. E acredita que serás bem mais feliz e realizado. Visita o nosso site para descobrires qual é a profissão certa para ti!

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top