As 7 Profissões mais Procuradas em 2021

profissões mais procuradas em 2021

A pandemia de Covid-19 transformou o mercado de trabalho. Os negócios foram obrigados a fechar portas e muitas pessoas perderam os seus empregos. Apesar disso, houve profissões que tiverem um crescimento na procura. Mas quais as profissões mais procuradas em 2021?

Este ano foi marcado por grandes mudanças. Houve uma necessidade de passar de negócios físicos para digitais, até porque se deixou de poder ter as portas dos negócios abertas. 

Por isso, as empresas tiveram de se adaptar e os seus trabalhadores também. Além de exigir uma grande flexibilidade, os trabalhadores tiveram de se “transformar” para conseguirem responder a novas rotinas e necessidades.

Além de uma nova realidade para os trabalhadores das empresas, houve também a necessidade de contratar novos profissionais, os quais fossem capazes de responder às novas formas de negócio, que passaram a focar-se na internet.

Se estás agora a entrar no mercado de trabalho, ou se estás à procura de uma profissão que te ofereça boas oportunidades para o futuro, então tens mesmo de conhecer estas 7 profissões mais procuradas em 2021!

TOP 7 Profissões mais procuradas em 2021

É verdade que a pandemia de Covid-19 veio transformar as nossas vidas, em todos os sentidos. Sabemos que muitas carreiras estão a passar por dificuldades enormes, como as profissões ligadas à cultura e às artes ou ao turismo, por exemplo. No entanto, outras profissões seguem firmes e com uma procura maior que antes da pandemia.

A verdade é que esta pandemia nos veio mostrar que é possível “fazer de outra forma”, que existem muitas oportunidades no mundo digital e que precisamos estar preparados para aproveitá-las.

Neste nosso TOP 10 das profissões mais procuradas em 2021 podes encontrar aquelas que tiveram um aumento muito grande na procura, mas que também vão estar em alta nos próximos anos.

Vens connosco?

1. Especialista em e-Commerce

A pandemia de covid-19 obrigou muitos negócios a fecharem as portas. Mas a internet possibilitou que continuassem a trabalhar a partir do e-Commerce. Sem dúvida, este ano vimos um boom de lojas virtuais, não só das grandes lojas, como das mais pequeninas também. 

Quem navega nas redes sociais sabe do que falamos. De um momento para o outro, todos os dias assistíamos a vídeos de pessoas a venderem em direto peças de roupa, calçado, produtos de beleza, entre outros. 

Como tudo tem um segredo, vender na internet também. Por isso, assistimos a uma procura muito grande de profissionais que realmente entendessem de e-Commerce, sendo o especialista em e-Commerce uma das profissões mais procuradas este ano.

Talvez te interesse ler também: 9 Profissões do Futuro que vieram para ficar

2. Analista de Marketing Digital

Como dissemos, as empresas tiveram de apostar todas as suas fichas no mercado digital, ou ficariam sem nenhum rendimento. Portanto, ter profissionais de marketing digital transformou-se numa necessidade urgente. 

Mas ao contrário do que se possa pensar, esta é uma necessidade que se vai manter. As oportunidades do mundo digital são tantas que as empresas não vão deixar de lado esta via de comunicação. Por isso, se queres uma profissão que te garanta um bom futuro, a de analista de marketing digital é, com toda a certeza, uma delas!

3. Enfermeiro

enfermagem

Esta pandemia mostrou-nos que o nossos sitema de saúde ainda tem muito a melhorar. A falta de profissionais foi, com toda a certeza, um dos fatores mais gritantes.

Os hospitais não estavam, de todo, preparados para um cenário pandémico. Portanto, é fácil perceber que os enfermeiros foram das profissões mais procuradas em 2021.

Não sabemos ainda se esta tendência de procura de profissionais de enfermagem se irá manter no período pós-pandemia. No entanto, em 2021, foram dos profissionais mais contratados.

4. Cirurgião Geral

A área da saúde, como um todo, teve em foco este ano. Com a necessidade de tratar muitas pessoas ao mesmo tempo, assistimos a um cansaço de todos os profissionais. A verdade é que não temos tantos profissionais de saúde quanto aqueles que precisamos, ainda mais numa altura destas!

Por isso, as vagas para este setor aumentaram e houve uma procura muito maior, não só de enfermeiros, como de médicos. O cirurgião geral aparece como uma das profissões mais procuradas este ano.

Vê também: TOP 6 Profissões com mais empregabilidade

5. Médico Geneticista

O médico geneticista aparece nesta lista, mas não tem uma ligação direta com a pandemia de Covid-19. Os avanços tecnológicos permitiram que conseguíssemos identificar doenças antes mesmo de elas darem sinais. Assim, evitamos que um paciente venha a desenvolver uma doença, através do estudo genético, ou conseguimos controlar a doença em fases iniciais.

Tendo em conta que a qualidade de vida está no foco da discussão científica e médica, esta profissão não podia ficar de fora das profissões mais procuradas em 2021.

6.  Analista de Dados

As empresas que querem fazer campanhas de marketing precisam de ter alguém que analise os dados recolhidos. Se não soubermos quem é o nosso público, o que funcionou, o que não gostaram, como poderá ser uma campanha de sucesso?

Este é um trabalho que não se limita ao mundo online. Todas as campanhas de marketing, sejam elas online ou offline, têm de ter dados concretos para serem concretizadas. 

O analista de dados é a pessoa que vai dar essas informações, como, por exemplo:

  • O que as pessoas estão à procura?
  • Quais os seus interesses?
  • Quais os hábitos de consumo?

7. Engenheiro Informático

Sem dúvida, uma das profissões mais procuradas em 2021 é a de engenheiro informático. Como as empresas tiveram de mudar o foco do negócio para o mundo digital, foi preciso contratarem alguém para desenvolver os seus sites, plataformas de e-Commerce, entre outros sistemas. 

Além de ser uma profissão muito procurada este ano, a verdade é que vai continuar a estar em alta nos próximos anos, até porque a tendência é que os negócios se tornem mais digitais e menos físicos.

Aproveita para ler também: Como mudar de vida a trabalhar em Marketing Digital

Concluindo: Profissões mais procuradas em 2021

Como percebemos, as profissões mais procuradas este ano estão muito ligadas às áreas da saúde e ao mundo digital. É fácil perceber porquê!

A pandemia de Covid-19 mostrou-nos a carência de profissionais de saúde nos nossos hospitais, ainda mais numa situação pandémica. Por isso, assistimos a uma maior contratação de enfermeiros e médicos no geral.

No mundo digital, todos os profissionais da área viram esta pandemia como uma oportunidade de crescimento. Com os negócios a migrarem para a Internet, estes profissionais viram esta altura como a grande oportunidade de encontrarem um trabalho com futuro. Falamos aqui, por exemplo, de analistas de marketing digital, engenheiros informáticos, analistas de dados, ou especialistas em e-Commerce.

Se estás à procura de uma profissão que te garanta um futuro bom, então não deixes de ponderar estas 7 profissões mais procuradas em 2021!

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top