8 profissões que vão desaparecer

8 Profissões que vão Desaparecer

Existem profissões que vão desaparecer por estarem ameaçadas pela tecnologia e pela Inteligência Artificial (IA), enquanto outras surgem, como é o caso de profissões ligadas às redes sociais, marketing digital ou engenharia informática.

Os avanços tecnológicos que se têm feito terão, com toda a certeza, um grande impacto no mercado de trabalho. Ao passo que surgem novos postos de trabalho, outros já desapareceram e outros estão em declínio constante, levando a crer que se extinguirão em breve.

Portanto, se estás a pensar numa carreira, é bom teres em conta esta lista de profissões que vão desaparecer e ser substituídas por máquinas nos próximos anos.

Lê também: Espreita o top 10 das profissões mais procuradas em TI

8 profissões que vão desaparecer e ser substituídas por robôs

A automatização dos processos é já uma realidade na indústria, por exemplo, mas vai estender-se a muitos outros setores. A Inteligência Artificial está cada vez mais desenvolvida e sofisticada, o que faz prever uma transformação profunda no mercado de trabalho nas próximas décadas.

Para que não entres no mercado com a profissão errada, deixamos-te aqui as profissões que vão desaparecer e ser substituídas por robôs ou por outras tecnologias. Acredita que vais ficar espantado!

Vem connosco!

1) Bancário (Atendimento ao Balcão)

Se tens reparado, as caixas multibanco (caixas eletrônicos, no Brasil) oferecem cada vez mais funções.

Há uns anos (e não precisamos recuar muito no tempo), só conseguias levantar dinheiro. Hoje em dia, consegues fazer uma série de coisas, como, por exemplo:

  • Pagamentos
  • Carregamento de telemóveis
  • Transferências
  • Depósitos
  • Pedir cheques
  • Pedir um empréstimo

Com a chegada do Internet Banking, cada vez é menos necessário ir até um Banco para realizar uma operação.

Apesar de, agora, pensares que será sempre preciso ter alguém no Banco para atender as pessoas, a verdade é que a tendência é a extinção desse posto de trabalho, ficando outros cargos, também designados de Bancários, como os gestores de conta, por exemplo.

2) Operador de Caixa de Supermercados

Os operadores de caixa de super e hipermercados não têm um futuro muito brilhante. Já vemos nas grandes cadeias de lojas caixas “self-service” que prometem acabar com as esperas intermináveis na fila para pagar.

No entanto, enganam-se os que pensam que essas caixas foram desenvolvidas para nos “facilitar” a vida. Elas foram apenas o primeiro passo para acabar com o posto de trabalho dos operadores de caixa.

3) Telefonista/Rececionista

Achas estranho que as profissões de rececionista e telefonista constem nesta lista de profissões que vão desaparecer? Pois é! Não estamos enganados.

Atualmente já existem softwares altamente desenvolvidos que substituem quase que na perfeição uma pessoa. Tudo graças ao desenvolvimento da Inteligência Artificial.

O Davinci Live Receptionist e o Alice Virtual Receptionist são exemplos claros destes softwares. Para teres uma ideia de quão avançada está a tecnologia, no Japão já existem espaços com robôs rececionistas.

É certo que estas profissões ainda vão ficar por cá algum tempo, mas quando as pessoas se acostumarem à presença de robôs e estiverem mais “abertas” a interagir com eles, com toda a certeza estas profissões vão desaparecer.

Talvez te interesse ler também: TOP 9 Profissões atuais que vieram para ficar

4) Operador de Telemarketing

Embora esteja na nossa lista, podemos dizer que vai demorar muito a que todos os operadores de telemarketing deixem de ocupar este cargo, principalmente quando falamos de apoio ao cliente. No entanto, já conseguimos perceber uma tendência de ligações automáticas, principalmente nas operadoras de TV, Internet e Telefone.

5) Agente de Viagens

São cada vez menos as pessoas que procuram uma agência de viagens para organizar as suas férias, excetuando casos em de excursões, que envolvem uma organização maior, ou pacotes de férias. No entanto, também isso tenderá a desaparecer.

Atualmente já é possível organizar uma viagem completa a partir de casa, pela internet. Conseguimos comprar os bilhetes de avião, fazer o check-in online, escolher o hotel ou alojamento, e até alugar um carro se for necessário.

6) Empregado de Mesa

Esta é outra profissão que custa acreditar que vai desaparecer, mas é a mais pura verdade. Anotar pedidos e recolher pratos, copos, vai passar a ser feito por robôs. A função do empregado de mesa vai ser mais rápida de se extinguir. Para teres uma ideia, na China já é comum vermos nos restaurantes robôs a recolher os pratos das mesas.

7) Motoristas/Taxistas

Com o piloto automático dos carros cada vez mais desenvolvido e sofisticado, a profissão de taxista e motorista vai passar a ser desnecessária. Todo o processo de recolha de passageiros será feito através de um software que comunica diretamente com o automóvel e, através de um GPS incorporado, segue até ao destino final.

8) Pilotos

Embora nos cause algum receio viajar num avião ou outra aeronave sem uma pessoa a comandar, a verdade é que o futuro passa por sistemas computorizados. Já o é em grande parte. A maioria do tempo de voo é passada já de forma automática. O piloto apenas atua na descolagem e no pouso da aeronave.

Não vás embora sem antes leres: 9 Profissões do Futuro que vieram para ficar

Conclusão

Os avanços tecnológicos estão a mudar o mercado de trabalho a uma velocidade incrível. As máquinas, robôs e inteligência artificial são-nos cada vez mais familiares e, para dizermos a verdade, vão ser comuns num futuro próximo.

Por isso, existem profissões que vão ser substituídas por robôs e softwares capazes de fazer tudo de forma automática.

Aqui deixamos-te uma lista de 8 profissões que vão desaparecer, mas existem muitas outras. Por isso, na hora de escolheres a tua profissão, pensa bem se as tuas funções não poderão, um dia, ser feitas por um robô!

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top