TOP 9 Profissões atuais que vieram para ficar

profissões atuais e do futuro

Existem profissões atuais e recentes que vieram para marcar uma posição forte no mercado de trabalho. Apesar de serem novas profissões, a verdade é que já são essenciais ao funcionamento da economia. 

Sem dúvida, estas carreiras são uma oportunidade única para todos os que estejam agora a entrar no mercado de trabalho, ou para todos os que queiram mudar de profissão e ser bem-sucedidos. 

Embora estas profissões sejam muito recentes, é certo que vão permanecer no topo por muitos e longos anos. E é essa tendência que as torna tão especiais. 

Queres conhecer as profissões atuais em alta? 

Então continua connosco!

Top 5 Profissões Atuais em alta

As novas tecnologias e os avanços que tem tido nos últimos tempos fez com que surgissem novas profissões. Afinal de contas, se há uns anos a internet era usada esporadicamente, hoje em dia já faz parte da nossa rotina diária. E não só! Muitos sistemas surgiram e substituíram ocupações que antes eram nossas, dos seres humanos.

Essas mudanças fizeram com que profissões atuais substituíssem outras profissões, as quais se tornaram obsoletas. Além disso, as necessidades da sociedade fizeram com que novas profissões aparecessem e se tornassem centrais na economia atual. 

Portanto, se queres entrar no mercado de trabalho com toda a força, não podes deixar de ver quais são estas profissões atuais em alta. 

Vamos?

1 – Social Media Manager

O Social Media Manager, ou Gestor de Media Social, é um dos profissionais que estão em alta no mercado mas tem uma atuação ainda muito recente. As redes sociais e a presença ativa das empresas na internet foram os grandes responsáveis pelo surgimento desta profissão. 

É este profissional que faz a gestão das redes sociais, como o Instagram e Facebook, por exemplo, assim como dos sites e outros canais digitais das empresas. 

Lê também: As 10 Profissões com mais saída no Mercado de Trabalho

2 – Segurança da Informação / Cibersegurança

cibersegurança

Com o uso da internet por parte da sociedade em geral, surgiram também várias questões que dizem respeito à segurança da informação e dos dados pessoais. 

A internet deu-nos muitas coisas boas e já não sabemos viver sem ela. No entanto, e como em todos os aspetos da nossa vida, existem sempre pessoas que se aproveitam para ganhar dinheiro de uma forma não legal. Falamos dos famosos hackers e cibercriminosos. 

Para evitar que as informações caiam em mãos erradas, as empresas contratam especialistas em segurança da informação

3 – Cientista / Analista de dados

O cientista de dados, também chamado de analista de dados, ou Big Data Analyst, é a pessoa que reúne os dados recolhidos nos diferentes canais digitais das empresas, interpreta-os e depois transforma esses números em informações que sejam relevantes para a equipa de marketing digital e para a equipa de gestão da empresa. 

Estes dados são muito importantes para se tomarem decisões estruturadas e fundamentadas. Por essa mesma razão, o Big Data Analyst é um dos profissionais mais desejados atualmente. 

4 – Especialista em IA (Inteligência Artificial)

Com toda a certeza já ouviste falar em Inteligência Artificial. Trata-se de uma tecnologia baseada no pensamento do ser humano cujo objetivo é fazer determinadas ações sem intervenção humana, de forma automática. 

Mas é preciso haver alguém que saiba trabalhar com essa tecnologia. Essa pessoa é o especialista em IA. 

5 – Coach da Metodologia Agile

Se nunca ouviste falar de metodologia Agile, ficas a saber que é uma das metodologias privilegiadas quando se fala em gestão de projetos. O objetivo desta metodologia é fazer com que os projetos se tornem mais rápidos de concluir. 

Como as empresas precisam tornar tudo mais rápido, pois as pessoas exigem rapidez, a contratação de um coach da metodologia Agile é uma forma de formar todos os profissionais. 

Top 4 Profissões Atuais e do Futuro

As 5 profissões atuais que lhe mostramos já estão em alta no mercado e são as profissões atuais mais procuradas por parte das empresas. No entanto, existem profissões recentes que vão estar em alta no futuro. Portanto, se queres uma carreira de sucesso, é bom estares atento a elas. 

E é precisamente isso que vamos ver agora!

1 – Gestor de Ecorrelações

O gestor de ecorrelações é ainda uma profissão pouco conhecida, mas que terá uma importância enorme nos próximos anos. Sem dúvida, esta é uma das profissões atuais que se vão tornar relevantes num futuro próximo. 

Este profissional faz o elo entre os grupos ambientais, as agências governamentais e os consumidores. Trabalha diretamente com os engenheiros ambientais nas empresas. 

Talvez te interesse ler também: 9 Profissões do Futuro que vieram para ficar

2 – Técnico em Telemedicina

telemedicina

Embora as visitas ao nosso médico de família já sejam habituais, não tardará a termos essas consultas de rotina à distância. O termo telemedicina vai tornar-se muito comum nos próximos anos, até porque os avanços tecnológicos permitem-nos isso mesmo. 

A grande vantagem da telemedicina é chegar a qualquer pessoa, por muito longe que esteja.

Em Portugal ainda não é uma profissão conhecida, pois não é muito comum, mas já se começam a ver alguns técnicos de telemedicina, principalmente em seguradoras que oferecem consultas ao domicílio, cujos primeiros contactos são via telefone. 

3 – Walker Talker

É provável que nunca tenhas ouvido falar desta profissão. No entanto, o Walker Talker é uma das profissões atuais que terá um grande futuro. Trata-se de um profissional que faz companhia a idosos através da internet. 

Parece-te estranho? Mas não é! Tendo em conta que a população está cada vez mais envelhecida, e sabendo que a maior parte dos idosos vive isolado e longe da família, nada mais natural que ter alguém que combata esse isolamento social. 

Além de ser uma profissão de futuro, pode ser uma excelente oportunidade de negócio! Poderás saber como aqui!

4 – Especialista em Mobile Marketing

Os dispositivos mobile são cada vez mais comuns e têm já uma importância grande na sociedade. Estima-se que, em todo o mundo, 75% das pessoas tenha um telemóvel. Como tal, as empresas têm de ter isso em consideração na hora de elaborarem a sua estratégia de marketing. 

O especialista em Mobile Marketing é perito em Smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, e procura desenvolver produtos e/ou serviços mobile, ou aprimorar os já existentes. 

Também te pode interessar ler: 6 Formas de ganhar dinheiro na internet

Profissões atuais mais procuradas e do futuro: Conclusão

Como vimos ao longo deste artigo, as profissões atuais mais procuradas são aquelas que estão relacionadas aos avanços tecnológicos, como aquelas que estão inseridas nos serviços digitais, como é o caso do Social Media Manager, Especialista em Segurança da Informação e Analista de Dados. 

Estas são profissões recentes mas já têm uma grande procura por parte das empresas, até porque prestam serviços que, hoje, são indispensáveis ao bom funcionamento dos negócios. 

Além destas, existem profissões atuais que ainda não são muito procuradas, mas no futuro vão tornar-se essenciais, como é o caso do Walker Talker, Especialista em Mobile Marketing, Gestor de Ecorrelações e o Técnico de Telemedicina. 

Se gostaste de alguma destas profissões atuais e do futuro, então não deixes escapar esta oportunidade e agarra-a com toda a tua força. Com toda a certeza, vais ter um grande sucesso.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top