Acesso ao Ensino Superior 2022: Vê as datas e informações importantes

Já arrancou a primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior 2022. Vê tudo o que precisas de saber sobre este processo, incluindo as vagas e datas importantes…

A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior arrancou nesta segunda-feira, 25 de julho, e vai decorrer até 8 de agosto.

Em jogo estão 53.640 vagas no concurso nacional e 721 vagas nos concursos locais que vão permitir aos estudantes fazerem a sua formação no Ensino Público em Portugal.

Trata-se de um aumento de 2.6% nas vagas disponibilizadas face a 2021, segundo dados divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Os cursos para a formação de professores estão entre os que mais aumentam a oferta este ano, com um total de 855 vagas, mais 56 do que em 2021.

O número de vagas em Medicina também cresce, embora pouco, e há ainda um aumento de 3.6% na oferta para cursos na área das competências digitais.

Mas a DGES destaca ainda a criação de 22 cursos novos em áreas STEAM (STEAM é a sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Estes novos cursos são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apoiado com fundos da União Europeia, e visam aumentar o número de profissionais nestas áreas essenciais.

Além disso, assinalam-se 35 novos cursos nos setores do Turismo, da Gestão e da Saúde, com mais 1045 vagas.

Podes consultar toda a informação sobre o acesso ao Ensino Superior 2022 no site da DGES, nomeadamente o índice de cursos e o guia completo de candidatura.

Aproveita para ler: “Como saber que curso escolher? 10 passos que ajudam

Calendário de Acesso ao Ensino Superior 2022

O concurso de acesso ao Ensino Superior arrancou hoje e o processo só fecha por completo em outubro. Confirma as datas importantes:

  • 1.ª fase – de 25 de julho a 8 de agosto
  • 2.ª fase – de 12 a 23 de setembro
  • 3.ª fase – de 7 a 11 de outubro.

Os resultados das candidaturas são divulgados conforme cada fase do processo de acesso.

Assim, os resultados da primeira fase serão conhecidos no final do mês de setembro. Já as colocações da segunda fase serão divulgadas em meados de outubro. Finalmente, quem se candidatar na terceira fase, conhecerá os resultados no final de outubro.

Como é o processo de Acesso ao Ensino Superior?

Para entrarem no regime geral de acesso ao Ensino Superior, os estudantes precisam de cumprir as seguintes condições:

  • Ter aprovação no Ensino Secundário ou uma prova de habilitação equivalente reconhecida.
  • Fazer os Exames Nacionais de acesso e ter nota igual ou superior ao mínimo exigido pelas instituições de ensino.
  • Cumprir eventuais pré-requisitos da instituição e/ou do curso a que pretendem concorrer.
  • Classificação final da candidatura igual ou superior ao mínimo definido por cada entidade de ensino.
Acesso ao Ensino Superior

Os estudantes internacionais também se podem candidatar?

Há um concurso especial de Acesso ao Ensino Superior para quem tem o estatuto de Estudante Internacional.

Neste caso, podem concorrer estudantes que sejam familiares de emigrantes portugueses a viver no estrangeiro, mas também de cidadãos nacionais de um Estado-membro da União Europeia (UE). Mas se não cumprirem nenhum destes requisitos, ainda podem concorrer se residirem em Portugal há mais de dois anos de forma ininterrupta.

Também podem concorrer tendo o estatuto de igualdade de direitos e deveres desde, pelo menos, 1 de janeiro do ano em que pretendem o acesso ao Ensino Superior – neste caso, de 2022.

E, como é óbvio, devem também ter um diploma do Ensino Secundário válido e reconhecido.

Onde fazer a minha candidatura de acesso ao Ensino Superior?

As candidaturas podem ser feitas online no site da DGES. Mas, para isso, já deves ter criado o teu login de acesso e recebido a respetiva senha.

Além de um login no site deves também apresentar a ficha ENES – Exames Nacionais do Ensino Superior, onde se inclui a classificação final do aluno no Secundário, bem como as notas obtidas nos Exames Nacionais. Essa ficha é emitida pela Escola Secundária que frequentaste e inclui um Código de Ativação para utilizares na candidatura online.

Como são escolhidos os candidatos?

Cada Universidade ou instituição de ensino define as vagas disponíveis para cada ano, em cada curso aberto. Essas vagas são depois preenchidas em função dos candidatos que surgirem e conforme os critérios definidos por cada entidade.

Assim, cada Universidade pesa os seguintes aspetos (podendo valorizar cada um deles conforme os cursos):

  • Classificação final do Ensino Secundário
  • Notas dos Exames Nacionais (as instituições definem provas obrigatórias para e classificações mínimas para cada curso)
  • Pré-requisitos que atestem aptidão física, funcional ou vocacional – podem ser eliminatórios.

E como é o acesso ao Ensino Superior para maiores de 23 anos?

Também há um concurso especial de acesso ao Ensino Superior para os candidatos com mais de 23 anos. Neste caso, são ponderados os seguintes critérios:

  • Currículo escolar
  • Currículo profissional
  • Motivações do candidato (avaliada numa entrevista).
  • Provas teóricas/práticas de avaliação de competências e conhecimentos definidas pela instituição de ensino para o curso em causa.

Após a avaliação destes dados, a decisão final cabe a um júri nomeado pela instituição de ensino que definirá uma classificação final entre 0 e 20 valores. Conforme o resultado, o candidato entrará ou não no Ensino Superior.

Lê também: “Como descobrir o que quero estudar? 6 passos para uma boa decisão

Acesso ao Ensino Superior vai mudar a tua vida

Agora que já sabes o essencial do processo de acesso ao Ensino Superior, tens que estar ciente de que este é um passo fundamental que vai mudar mesmo a tua vida! É possível que tenhas que sair de casa, para ir viver noutra cidade, longe da tua família. Será difícil, mas essencial para o teu crescimento.

Esta fase de entrada na Universidade é decisiva também para o teu futuro. Vai abrir-te horizontes e criar-te novas oportunidades. Cabe-te a ti agarrá-las para teres uma profissão de sucesso – e uma vida feliz! Estás pronto para isso?

Se não sabes bem o que caminho queres seguir, aproveita para fazer Testes Vocacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima