Arteterapia: A profissão que tens de conhecer

arteterapia

A arteterapia, ou arte-psicoterapia, é ainda uma área a descobrir. Poucas pessoas conhecem esta área profissional que pode unir, numa só, a psicologia e as artes. Apesar de não ser muito conhecida, a verdade é que é uma carreira que está a crescer e pode tornar-se uma excelente oportunidade para os jovens (e adultos também) que estejam à procura de uma carreira de sucesso.

Gostas de artes? A psicologia também é uma área que te fascina? Então esta profissão pode ser mesmo aquela que estavas à procura. Neste artigo vamos mostrar-te um pouco sobre arteterapia e como ela pode ser uma oportunidade única de trabalho.

O que é Arte-psicoterapia?

Arteterapia é a ciência que usa como base para a terapia vários recursos visuais e artísticos. Ou seja, é a ciência que une a psicologia e as artes, usando estas últimas como uma forma de perceber o que está por trás delas. 

O arteterapeuta pede aos seus pacientes que pintem, desenhem e façam trabalhos manuais, escrevam, dancem, ou até façam música, para conseguirem entender o que poderá estar por trás desses recursos artísticos. 

Não é difícil perceber o poder deste tipo de terapia. Se bem sabemos, as terapias infantis usam este recurso para conseguirem descobrir quais os problemas dos mais novos. Sem dúvida, não existe expressão maior da nossa alma, dos nossos sentimentos, alegrias e frustrações, do que a arte, seja ela de que tipo for. 

Portanto, a arteterapia mostra-se uma ciência com ótimos resultados, pois consegue entender a alma do “outro”.

O que difere esta ciência da psicologia comum, ou até mesmo da psiquiatria, ou terapias convencionais, é que é o paciente que interpreta as diferentes obras que cria. A função do profissional de arteterapia conduz o paciente para que este consiga interpretar o trabalho artístico que produziu.

Além de ser um trabalho de investigação dos problemas que o paciente tem, esta terapia é também uma forma de tratar essas questões. Como os pacientes têm um maior conhecimento sobre si mesmos, conseguem lidar melhor com as suas questões, traumas e doenças.

Também te pode interessar ler: TOP 6 Profissões com mais empregabilidade

Arteterapia online: Uma realidade

A pandemia de Covid-19 transformou muito o mercado de trabalho e veio também alterar a forma como se trabalha em arteterapia. O isolamento e a obrigatoriedade de fechar as portas de muitos estabelecimentos fizeram com que os arteterapeutas se voltassem para o mundo digital, e com sucesso.

Apesar de muitas dúvidas e hesitações, a verdade é que esta transição para as plataformas digitais foi um sucesso e houve até um aumento na procura destes serviços. 

Portanto, além de ser uma área com grande potencial de crescimento em Portugal, permite-te trabalhar a partir da internet, caso queiras optar por esta vertente. 

Este é um fator que atrai muitos jovens. O sonho de trabalhar a partir de qualquer parte do mundo é comum a muitos jovens.

Já pensaste no que seria trabalhar enquanto viajas? Pois é! A arteterapia permite-te isso mesmo.

Talvez te interesse ler também: 6 Formas de ganhar dinheiro na internet

Arteterapia em Portugal

A arteterapia em Portugal é ainda uma área profissional desconhecida da maior parte das pessoas. No entanto, com a internet, é uma área do conhecimento que se está a desenvolver, de dia para dia. 

O número de pessoas que procura este tipo de terapia é crescente e a tendência é que cresça ainda mais nos próximos anos. Além de ter bons resultados, é uma terapia diferente, que agrada bastante às pessoas em geral. 

Como tal, é uma excelente oportunidade para todos os que estão à procura de uma profissão diferente, que não se restrinja a um consultório com uma poltrona e uma secretária. 

Arteterapia: Curso

arte e psicologia

Em Portugal, para trabalhares como arteterapeuta, precisas de uma formação certificada em arteterapia. Os cursos de arteterapia existentes destinam-se a licenciados nas áreas de:

Para seres considerado arteterapeuta, além do curso avançado em arteterapia, precisas de completar com a parte clínica de Nível I. 

Sociedade Portuguesa de Arteterapia

A sociedade portuguesa de arteterapia é, sem dúvida, o melhor espaço para conseguires uma boa formação na área. Além de cursos para vários níveis, podes fazer workshops e pequenas formações, excelentes para o teu currículo.

Sendo a única instituição em Portugal que te oferece formação certificada para trabalhares como arteterapeuta, é, sem dúvida, a melhor escolha.

Antes de saíres vê também: As 10 Profissões com mais saída no Mercado de Trabalho

Concluindo:

A arteterapia é uma área profissional desconhecida da maioria das pessoas, mas quem a conhece não a troca por nada. O facto de aliar a psicoterapia e a arte faz com que as pessoas olhem para a terapia de uma forma mais leve e divertida. 

Como profissão, é uma excelente oportunidade de criares uma carreira sólida e pioneira, até porque não existem muitos profissionais em Portugal a trabalhar na área. Como se costuma dizer, quem chega primeiro está sempre à frente de todos os outros. Sendo assim, se resolveres seguir esta carreira agora, podes considerar-te um dos primeiros e, por isso, as oportunidades profissionais são muitas. 

Agora que já sabes o que é a arteterapia e qual o curso que precisas tirar para exercer a arteterapia em Portugal, do que estás à espera para seguires esta profissão? Agarra esta oportunidade, porque vai valer a pena. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima