Candidaturas ao Ensino Superior: tudo o que precisas de saber

Candidaturas ao Ensino Superior: tudo o que precisas de saber

Já arrancaram as candidaturas ao Ensino Superior. Milhares de estudantes apresentaram-se para a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso. Mas, para evitar erros e confusões, deixamos-te aqui um guia com informações essenciais e respostas às principais dúvidas.

A candidatura ao Ensino Superior é uma fase essencial da vida de um estudante. Portanto, é preciso abordar este período com as informações essenciais na manga.

Nesse sentido, criamos este guia com os dados mais importantes sobre este processo. Ora confirma e desfaz todas as dúvidas…

Candidaturas ao Ensino Superior - Guia

Quando decorrem as candidaturas ao Ensino Superior?

A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior decorre, em 2021, de 6 a 20 de agosto. Mas também podes concorrer na segunda fase, de 27 de setembro a 8 de outubro de 2021, ou na terceira fase, de 21 a 25 de outubro.

Quem pode candidatar-se ao Ensino Superior?

As candidaturas estão abertas a todos os estudantes que tenham terminado o 12º ano de escolaridade com sucesso. Podem concorrer alunos que tenham terminado essa formação no ensino português ou no estrangeiro, desde que haja equivalência entre os sistemas de educação.

Além disso, os estudantes precisam de fazer os Exames Nacionais que são exigidos pelas instituições de ensino nas provas de ingresso para cada curso.

Podes consultar o Guia Geral de Exames 2021 para saberes mais sobre as Provas de Ingresso.

É preciso pagar para me candidatar?

As candidaturas são gratuitas e não implicam custos para os candidatos.

Onde são feitas as candidaturas?

As candidaturas são feitas exclusivamente online, na plataforma criada pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) para o efeito.

É este o link que deves usar para fazer login depois de teres pedido a tua Senha de Acesso. Mas também podes autenticar-te com o Cartão de Cidadão ou com a Chave Móvel Digital.

De que documentos preciso para me candidatar?

Como já referimos no ponto anterior, deves ter uma Senha de Acesso para fazeres login no site da DGES.

Em contrapartida, precisarás de ter o Cartão do Cidadão e um leitor de cartões, bem como o código PIN que lhe está associado. Mas podes também candidatar-te com a Chave Móvel Digital.

Além disso, precisas de ter a Ficha ENES – Exames Nacionais do Ensino Secundário. Este é um documento obrigatório que podes pedir na Escola onde fizeste os Exames Nacionais.

A Ficha ENES contém as classificações das provas de ingresso, bem como os dados e as notas do Ensino Secundário e um código de ativação.
Repara que este código é fundamental para ativar a candidatura online.

A quantos cursos posso concorrer?

Cada estudante pode candidatar-se a um máximo de seis combinações de cursos e de instituições de ensino. E deves indicar as tuas escolhas por ordem de preferência, pois serás colocado na primeira opção para a qual apresentares notas suficientes.

Como escolher o curso?

Esse processo é, sobretudo, pessoal e deve ser alvo de uma reflexão consciente e informada. Mas há ferramentas que te podem ajudar a fazer as melhores escolhas.

Há, por exemplo, um Simulador de Profissões que te permite encontrar a profissão certa para o teu perfil, aplicando filtros como “Disciplinas que gostas” e “Idiomas que falas”, entre outros.

Assim, terás acesso a uma lista de profissões, com fichas para cada uma que te darão uma boa indicação dos cursos que podes tirar, bem como das saídas profissionais e do que podes esperar no mundo do trabalho.

Mas outra forma de escolher um curso passa por fazer Testes Vocacionais que ajudam a conhecer as áreas profissionais que podem ser mais adequadas para o teu perfil e personalidade.

Quantas vagas há?

As vagas existentes são divulgadas, todos os anos, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no site da DGES.

Para 2021 existem mais de 52 mil vagas. Mas podes consultar aqui todas as vagas que existem para este ano.

E há condições especiais de acesso?

Além do Concurso Geral, existem os chamados Contingentes Especiais, com condições de acesso particulares para diversos casos como, por exemplo, os seguintes:

  • Candidatos dos Açores
  • Candidatos da Madeira
  • Emigrantes Portugueses e familiares
  • Militares em Regime de Contrato
  • Portadores de Deficiência física ou sensorial.

Há ainda condições especiais de acesso para os alunos dos cursos profissionais. Nestes casos, os estudantes devem consultar a própria instituição de ensino para saber mais.

Quando e onde se conhecem os resultados das candidaturas?

Os resultados das candidaturas da primeira fase são divulgados a 27 de setembro no site da DGES.

Depois disso, abre o período de matrículas nas Universidade ou Institutos Politécnicos onde os estudantes ficaram colocados.

E posso concorrer ao Ensino Superior Privado?

O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior destina-se, apenas, ao Ensino Superior Público. Portanto, estas informações são somente para os alunos que querem estudar em Universidades públicas.

Para concorrer ao Ensino Privado, deves consultar diretamente a entidade a que pretendes candidatar-te ou o seu site, para obteres mais informações.

Além disso, deves fazer o mesmo para concorrer a Concursos Locais para cursos artísticos e/ou academias militares, entre outros.

Como posso ter acesso a uma Bolsa de Estudo?

No final da candidatura online, terás acesso a uma pergunta sobre este assunto. Assim, deves manifestar que pretendes receber o apoio da Ação Social escolar.

Após esse passo, terás acesso aos dados necessários para acederes à plataforma onde podes pedir a Bolsa de Estudo. Nessa altura, só terás que seguir os passos que te indicarem.

E se me enganar na candidatura?

Após a submissão da tua Candidatura, não a podes corrigir. Contudo, podes sempre enviar uma nova candidatura.

Aliás, podes enviar as candidaturas que quiseres, mas deves ter em atenção que só a última que for entregue é que contará. Assim, é importante que tenhas em atenção os prazos das várias fases do concurso.

Dicas finais…

Agora que já tens na mão as informações mais importantes sobre o processo de Candidaturas ao Ensino Superior, só tens de fazer as melhores escolhas. O teu futuro começa agora!

Aproveita, então, para enfrentar esta fase da tua vida com confiança e otimismo. O sucesso está à tua frente e só depende de ti.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top