Candidaturas para a Escola de Pastores em Coimbra prolongadas

Escola de Pastores

Foi alargado o prazo para a apresentação de candidaturas à Escola de Pastores 2021 da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC). Assim, os/as interessados/as podem fazer a sua inscrição até 21 de Junho próximo.

A Escola de Pastores integra o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro. Os candidatos devem ter residência principal na zona geográfica da Região DOP do Queijo Rabaçal.

Portanto, estamos a falar dos concelhos de Condeixa-a-Nova, Penela e Soure, no distrito de Coimbra, de Ansião, Pombal e Alvaiázere, no distrito de Leiria.

Os candidatos à Escola de Pastores devem ter entre 18 e 55 anos e podem estar empregados ou ser desempregados. Mas precisam de ter a escolaridade mínima obrigatória e não podem ter frequentado, com sucesso, edições anteriores da Escola de Pastores.

O Regulamento de Candidaturas indica as condições de admissão. Além disso, revela os critérios de avaliação para escolher os alunos finais, caso haja mais inscrições do que vagas abertas.

A análise das candidaturas será feita por um júri que vai ponderar, entre outros aspetos, se o/a candidato/a tem algum projeto empresarial na área da pastorícia e/ou se pretende instalar-se numas regiões DOP ou trabalhar por conta de outrem na área.

As inscrições podem ser feitas aqui, mas, a título de exceção, também podem ser realizadas por telefone através do número 272 349 100.

Aproveita para saber tudo sobre a profissão de Pastor, por exemplo, quanto ganha, o que faz e como entrar nesse mundo.

Escola de Pastores já abriu em Viseu

Pelo país, há outras iniciativas de formação semelhantes para quem gosta e quer aprender como ser Pastor. Assim, em Viseu, a Escola de Pastores abriu nesta semana, a 14 de Junho, na Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), com as aulas teóricas a prolongarem-se até 16 de Julho.

Mas, em Setembro, os aprendizes vão poder meter as mãos na massa com a parte mais prática da formação. A componente prática abarca 410 aulas enquanto a teoria vai ser ensinada em 150 aulas.

Esta Escola de Pastores em Viseu tinha abertas 12 vagas e só uma ficou por preencher. Na edição de 2020, a formação teve 18 alunos que aprenderam temas como Ovinicultura, Caprinicultura e como ser Criador de Animais, entre outros.

Na Serra do Alvão há 20 aprendizes de Pastores

No distrito de Vila Real, em Trás-os-Montes, a Escola de Pastores do Alvão também já está a funcionar com 20 alunos. Mas houve 50 inscrições de pessoas de todo o país e com as formações mais variadas.

Neste caso, a Federação Nacional das Raças Autóctones (FERA) e a Aguiarfloresta – Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar são as promotoras da Escola.

O curso Pastoreio Sustentável e Gestão da Paisagem prolonga-se de Maio a Outubro e tem financiamento da Fundação La Caixa através do programa BPI Rural.

Na Escola, os candidatos a pastores abordam temas como a gestão do espaço rural e florestal, bem como a sua importância na prevenção de incêndios. Mas também falam de áreas como a Botânica, por exemplo, para aprender as plantas que os animais comem e as principais diferenças entre elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima