Como descobrir o melhor teste vocacional e para que serve?

Melhor Teste Vocacional

O Teste Vocacional é essencial para quem quer tomar as melhores decisões para o seu futuro profissional. Vem saber mais e conhecer alguns exemplos…

E se houvesse um passo mágico que te permitisse saber qual é o passo certo a dar na tua vida profissional? Seria ótimo! Mas se a magia não existe, há ferramentas que te podem ajudar muito, como é o caso do Teste Vocacional.  

Há alturas decisivas na nossa vida, por exemplo, quando temos que decidir o que queremos fazer com o nosso futuro profissional. É um dilema que pode surgir enquanto estudantes, ou quando estamos insatisfeitos com o trabalho atual, ou ainda em situação de desemprego.

Por vezes, o primeiro impulso perante as dúvidas, é ir logo ao Google! E é um ótimo canal para encontrar informação. Aliás, informação é o que não falta hoje em dia: o problema está em resumi-la ao essencial e àquilo que nós procuramos.

Contudo, no capítulo das dúvidas profissionais, há ferramentas que podem ser muito mais úteis. Já ouviste falar de Testes Vocacionais? Este é um instrumento muito interessante para quem quer orientação de modo a encontrar a profissão certa para o seu perfil.

Mas o que é um Teste Vocacional?

Um Teste Vocacional ou Psicotécnico é um tipo de avaliação que tem em conta as habilidades interpessoais e a personalidade da pessoa em função do mercado de trabalho. Portanto, traça um perfil do indivíduo e avalia em que tipo de área profissional se encaixa melhor.

Assim, é possível encontrar as melhores estratégias e sugestões de modo a encontrar um trabalho que permita chegar à realização e à felicidade.

Para que servem os Testes Vocacionais?

A grande mais-valia deste tipo de testes está no facto de avaliarem as tuas capacidades para um determinado trabalho. Além disso, ajudam a encontrar opções alternativas, caso não tenhas ideia do que queres fazer ou se andares em busca de uma nova profissão.

Assim, consegues adequar as tuas competências ao mercado de trabalho e ficas com uma ideia mais clara das áreas onde é mais provável que tenhas sucesso.

Mas em que circunstâncias se podem aplicar? Imagina que estás à procura de uma profissão, ou de uma área profissional preferida, para começares a preparar o teu futuro. Podes fazer este tipo de testes.

Contudo, também se aplicam a pessoas desempregadas ou empregadas que busquem uma profissão de que gostem e onde tenham talento.

Além disso, é ainda possível fazer estes testes quando haja dúvidas sobre se se está, ou não, na profissão certa.

Que tipo de Testes Vocacionais existem?

Há uma série de Testes Vocacionais que podes fazer, conforme as dúvidas que tiveres e o tipo de respostas que desejares. Contudo, a base de quase todos é a mesma, pois têm em conta critérios científicos e psicológicos.

São, assim, construídos por profissionais da área da orientação vocacional, para poder chegar às respostas mais adequadas para cada pessoa.

Mas vamos deixar-te aqui algumas sugestões de Testes Vocacionais que se podem aplicar em diversas circunstâncias…

Exemplos de Testes Vocacionais - Infográfico

Teste Psicotécnico de Personalidade

Este tipo de teste está construído para perceber que profissões se encaixam melhor na tua personalidade. Portanto, consideram dados como os teus valores e a forma como vês a vida, bem como aquilo que sentes sobre certos assuntos e o teu modo de agir.

O objetivo é avaliar o papel que queres ter no mundo e enquadrar a tua forma de ser nas exigências do mercado de trabalho.

Quero fazer o Teste Psicotécnico de Personalidade

Teste das 7 Inteligências

Neste caso, o aspeto mais importante a avaliar é a inteligência que predomina em ti. Sabias que há vários tipos de inteligência? É verdade!

Quando se pensa em inteligência, o impulso é apontar para o raciocínio lógico e matemático dos grandes génios. Mas há também a chamada inteligência emocional que reporta para a capacidade de entender as emoções, bem como a :::

Conforme o tipo de inteligência, a pessoa estará mais capacitada para certas áreas profissionais do que para outras.

Quero fazer o Teste das 7 Inteligências

Teste das Cores

Este é mais um Teste Vocacional focado na personalidade. Mas sabias que há cores que são associadas a certos aspetos da forma de ser de uma pessoa? Assim, cada cor representa um “perfil-padrão” de pessoa, embora cada uma seja diferente das demais.

Portanto, podes aproveitar também para avaliar qual é a tua cor e, assim, ver que tipo de profissões mais se adequam ao teu tipo de pessoa.

Quero fazer o Teste das Cores

Teste de Personalidade “Adequação de Carreira”

Este é um Teste Vocacional orientado para as pessoas que já têm um emprego e uma carreira, mas que se encontram numa fase de dúvidas. Podem sentir-se desmotivadas no trabalho ou desejar mudar de vida.

Assim, este teste ajuda a perceber se a pessoa está na profissão certa para aquilo que deseja da vida, considerando os seus valores e outros aspetos da sua personalidade. Além disso, ainda revela opções de profissões ajustadas ao perfil da pessoa.

Quero fazer o Teste “Adequação de Carreira”

Como fazer um Teste Vocacional?

Habitualmente, estes testes são muito intuitivos e fáceis de fazer, como acontece com os exemplos que deixamos acima. São, por norma, compostos de perguntas de escolha múltipla e não é nada complicado responder-lhes.

Mas, ainda assim, é preciso entender o processo, o como e o porquê de se fazerem.

Portanto, vamos explicar-te quais os passos que deves seguir para conseguires tirar o melhor partido possível deste tipo de ferramentas…

1º Passo: Avaliar e Procurar

Nesta fase, deves fazer uma avaliação do que te motiva a fazer um Teste Vocacional. Qual é a tua dúvida ou a tua necessidade? O que queres mesmo saber? Assim, terás uma ideia clara do que precisas de fazer nas próximas fases.

Para lá disso, é importante que tenhas em mãos os diversos testes existentes, para encontrares os que melhor se encaixam nos teus objetivos.

Os exemplos de Testes Vocacionais que te demos são um ótimo ponto de partida, pois envolvem vários âmbitos – e até podes fazer vários, para comparares resultados e chegares a conclusões mais acertadas.

2º Passo: Explorar

É aqui que vais fazer os testes propriamente ditos. Aproveita para fazer vários, conforme as respostas que procuras.

Analisa bem as conclusões que cada um te vai oferecer. Vê que terás também acesso a várias sugestões de profissões adequadas ao teu perfil. Portanto, faz uma lista das que mais te interessam. Lembra-te que ainda estás na fase da exploração: não vais tomar decisões finais!

3º Passo: Comparar e Decidir

Agora que já tens a lista das profissões mais certas para ti, é tempo de procurares saber tudo sobre cada uma delas.

Aproveita para ler as informações sobre cada área profissional – se fizeres os testes sugeridos acima, terás acesso a links diretos onde poderás ficar a saber o que fazem os profissionais, quanto ganham, como se pode entrar em cada área e quais são as saídas profissionais, entre outros detalhes mais ou menos curiosos.

Neste ponto, terás uma ideia mais clara do que te atrai mais e do que preferes fazer em termos de trabalho. Portanto, terás cartas para uma última avaliação que será essencial para traçares o teu plano para o futuro.

Mas será que preciso mesmo de um Teste Vocacional?

Agora que aqui chegaste, ainda tens dúvidas? Será que preciso de perder tempo com um Teste Vocacional, podes estar a perguntar-te. Na verdade, não é perda de tempo. É mais um instrumento que te pode ajudar a fazer as melhores escolhas profissionais.

E afinal, porque não explorar todos os caminhos possíveis? É, acima de tudo, um investimento que fazes em ti e na tua futura carreira de sucesso!

Aproveita para ler: “Como saber que profissão seguir: 9 dicas que podem ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima