Como fazer preparação para entrevista de emprego (10 dicas essenciais!)

Como fazer preparação para entrevista de emprego
Profissões Relacionadas

Tens uma entrevista de emprego agendada? E já estás a sentir aquele friozinho na barriga e a ansiedade a bater? Espreita essas dicas de preparação para entrevista de emprego e relaxa…

Preparar uma entrevista de emprego pode parecer algo assustador e intimidante! Mas a melhor forma de afastar os nervos é estar bem preparado para esse momento.

Esse é um daqueles eventos na vida de alguém que pode determinar todo o futuro! Estás nesse ponto agora? Com uma entrevista de emprego marcada e sem saber o que fazer para garantir esse emprego de sonho?

Fica connosco e lê estas dicas que te vão deixar mais confiante para conseguires o que queres.

Afinal, porquê a preparação para entrevista de emprego?

Não são os currículos bem elaborados, cheios de experiência e competências académicas que garantem empregos. Podem ajudar os candidatos numa primeira triagem, mas, na verdade, o momento decisivo para a seleção é a entrevista de emprego.

Portanto, fica evidente que é preciso investir nesses eventos de modo a conquistar o empregador. Até porque a maioria dos candidatos faz uma preparação prévia.

Há estudos que apontam que 70% dos candidatos a emprego praticam, em voz alta, as possíveis respostas a dar aos entrevistadores, enquanto 62% até preparam anedotas para a ocasião.

Deste modo, se não queres ficar para trás, vais ter que te empenhar também em encantar o teu futuro chefe!

Como preparar uma entrevista de emprego

Isto não é muito diferente do que acontece no futebol, por exemplo. Sem o treinamento rigoroso e diário, os craques não conseguem dar o melhor de si em campo, nem marcar golos.

Portanto, pensa em ti como um Ronaldo que precisa de ficar em forma para um desafio crucial. Assim, tirar o tempo necessário para preparar uma entrevista de emprego é a primeira grande dica que temos para ti.

É preciso que avalies o teu grau de preparação, bem como as tuas principais lacunas, para aprenderes a contorná-las.

Para começar, deixamos já 8 dicas “matadoras” para garantir uma entrevista de emprego bem-sucedida…

Mas para lá disso, há mais alguns passos que é importante dar na preparação para entrevista de emprego. Vamos ver agora quais são esses passos…

1. Analisa com cuidado a oferta de emprego

O anúncio de emprego deve servir-te como guia para o trabalho de preparação. A descrição do trabalho deve incluir uma listagem com as qualificações, qualidades e percursos preferencial. Portanto, tenta alinhar-te com esses dados para mostrares que és o candidato ideal.

2. Porque és a melhor pessoa para o cargo

Antes da entrevista, precisas de ter bem definido porque é que queres aquele emprego e porque é que o mereces. No fundo, precisas de provar que és a melhor pessoa para o cargo. Mas antes de convenceres o teu potencial futuro chefe, tens de acreditar primeiro!

3. Pesquisa a empresa e o cargo

A busca de informações sobre a empresa para onde queres entrar é determinante para entenderes a postura do empregador, mas também para definir o teu posicionamento durante a entrevista.

Vais perceber se é uma empresa mais formal ou mais informal, o que te vai ajudar a moldar a atitude para a ocasião.

Além disso, deves procurar saber o essencial sobre os produtos ou serviços vendidos pela empresa, bem como perceber muito bem quais são os requisitos para o cargo. Quanto mais saber dominares, mais confiante vais estar durante a conversa.

4. Prepara respostas para as perguntas mais frequentes

Não é possível prever o que te vão perguntar na entrevista de emprego, mas há sempre aquelas questões que se fazem sempre. Portanto, prepara bem as respostas a essas!

As perguntas mais usadas em entrevistas de emprego

5. Define uma apresentação sobre ti

Um truque usado por muitos candidatos a emprego passa por preparar um pequeno “discurso” em jeito de autoapresentação. Assim, podes descrever o que fazes, resumir a tua experiência profissional e destacar as tuas principais qualidades.

Além disso, será interessante notares o que queres para o teu futuro. Mas tenta vincar os aspetos que estejam relacionados com o cargo em causa.

Esta apresentação até pode servir de “muleta” para algum momento da entrevista em que não tenhas o que dizer.

6. Treina o tom de voz e a tua postura

A primeira impressão é determinante para contratar pessoas. Assim, tenta apresentar-te de forma confiante e assertiva, evitando gesticular demasiado ou hesitações na conversa.

Na preparação para entrevista de emprego, há quem pratique o tom de voz para que soe mais determinada, mas também amigável. Podes fazer o mesmo em voz alta e olhando-te ao espelho para avaliares os teus movimentos corporais.

Deves focar-te, especialmente, no sorriso, no aperto de mão e na forma como caminhas, pois são indicadores que dizem muito sobre uma pessoa e a sua personalidade.

Lembra-te que queres parecer um candidato forte e confiante (mesmo que estejas a tremer por dentro)!

7. Imprime cópias do teu currículo

A maioria dos empregadores leva os currículos dos candidatos para a entrevista, mas é sempre importante levar uma ou mais cópias físicas para a ocasião. Até porque se pode dar o caso de o empregador se esquecer do teu CV!

Por outro lado, podes já não te lembrar muito bem do que escreveste nesse currículo. Assim, quando estiveres a preparar uma entrevista de emprego, procura ler bem o que está no CV, nomeadamente para explicares o que for preciso sem te atrapalhares.

8. Faz um plano de viagem para o dia da entrevista

Além do stress da entrevista em si, é provável que sintas muita ansiedade com a deslocação até ao local. Pode ser numa área que não conheces ou para onde não estás habituado a ir. Mas também podes estar com receio de chegar atrasado, o que não seria nada bom!

Assim, para relaxares, prepara todos os detalhes da viagem. Se vais de transportes públicos, tenta confirmar horários e apanhar um meio que chegue ao local da entrevista com alguma antecedência da hora marcada. Isto é especialmente importante!

Não podes chegar atrasado por nada desse mundo! Assim, sai mais cedo de casa e tenta chegar, pelo menos, 30 minutos antes da hora. Isso dar-te-á tempo para inspirar e expirar…

9. Aprende a vender-te!

Não soa muito bem, é certo, mas a capacidade de saber vender-se é um dos grandes segredos de quem tem sucesso no mundo do trabalho. Deves pensar em como podes destacar aquilo que tens de melhor, tal como os especialistas de Marketing fazem com os produtos que promovem.

Assim, na preparação para entrevista de emprego, procura destacar os aspetos mais positivos e relevantes sobre o teu percurso e experiência. Mostra os teus feitos e conquistas, quer sejam pessoais, quer sejam profissionais.

O excesso de vaidade nunca é positivo, mas a falsa modéstia é ainda pior.

10. Planeia o pós-entrevista

Após a conversa com o potencial empregador, mantém o contacto com ele, por exemplo, para lhe agradeceres a oportunidade de te ponderar para o cargo. É importante que não deixes que ele se esqueça de ti. Além disso, manifestas também que estás realmente interessado na oferta de emprego.

Esse acompanhamento pós-entrevista pode ser feito com um email de agradecimento, onde podes abordar os seguintes tópicos:

  • Mencionar o cargo específico e agradecer a oportunidade.
  • Fala da empresa e de algum ponto que o empregador tenha referido e valorizado especialmente.
  • Aproveita para realçar a tua experiência e os teus interesses
  • Deixa o desafio para que tem coloquem mais questões
  • Despede-te com a nota de que estás ansioso por uma resposta.

Para terminar, uma dica final…

Sempre que tiveres dúvidas ou não souberes o que dizer, durante a entrevista, podes sublinhar que não tinhas “pensado no assunto” e que precisas de “um momento para ponderar”. Sempre é melhor do que dar uma resposta precipitada e muito errada!

Essa calma e ponderação são essenciais também na preparação para entrevista de emprego.

Mas agora que já sabes como preparar uma entrevista de emprego, já podes sentir-te mais relaxado/a para chegares ao momento com toda a confiança!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top