Como preparar entrevista de emprego por videoconferência? 6 dicas para o sucesso

Como preparar entrevista de emprego por videoconferência

A entrevista de emprego por videoconferência é cada vez mais usada para encontrar o candidato certo a uma vaga. Vê estas dicas como te deves preparar para deixar uma boa impressão.

A pandemia transformou o teletrabalho em algo normal e as videoconferências tornaram-se o “pão nosso de cada dia”. As reuniões online são cada vez mais comuns e até as entrevistas de emprego passaram a ser feitas de forma remota.

Assim, neste novo mundo, é preciso saber como lidar com esta nova realidade. O segredo para isso, sobretudo quando se quer agarrar uma nova oportunidade de emprego, é estar preparado!

Vamos deixar-te algumas dicas sobre como preparar uma entrevista de emprego por videoconferência…

O que é uma entrevista de emprego por videoconferência?

Uma videoconferência é isso mesmo: uma conferência por vídeo. Assim, é uma forma tecnológica de colocar pessoas que estão em locais distintos a conversarem ao vivo, como se estivessem no mesmo sítio.

A pandemia obrigou muitas empresas a mudarem as suas salas de reunião para a videoconferência. E até as aulas também saíram da escola para as plataformas digitais.

Mas, agora que vai tudo regressando à normalidade, o recurso a este tipo de soluções digitais continua.

As entrevistas por videoconferência são também uma opção cada vez mais tomada por alguns empregadores. O funcionamento é mais ou menos como no formato presencial, com um recrutador a conversar cara a cara com um candidato a um cargo, avaliando as suas capacidades.

Mas porque é que os empregadores recorrem a este formato, afinal? Há várias razões para isso…

Vantagens de uma entrevista por videoconferência

Um dos grandes benefícios de uma entrevista de emprego por videoconferência é o facto de cortar de forma evidente os custos e o tempo gastos nas deslocações.

Por outro lado, permite o contacto olhos nos olhos que as entrevistas de emprego presenciais permitem. Assim, o recrutador pode estar atento a expressões faciais e sinais de nervosismo, bem como à postura e aos gestos do candidato.

Repara que, por vezes, o tom de voz de uma pessoa diz muito mais sobre ela, e sobre o que está a pensar do que um discurso de longos minutos.

Assim, podem-se aplicar às entrevistas de emprego por videoconferência as mesmas regras recomendadas para as presenciais. Afinal, só muda o veículo da comunicação! Mas o essencial da conversa pode ser muito parecido com uma entrevista presencial.

Contudo, para lá desses conselhos gerais, as videoconferências exigem outro tipo de cuidados e é deles que vamos falar de seguida…

6 dicas para uma entrevista de emprego por videoconferência

Tal como numa entrevista presencial, é fundamental causar boa impressão através de videoconferência. Afinal, o objetivo é o mesmo: garantir uma oportunidade de emprego.

Assim, é preciso preparar o momento de forma antecipada, para que nada falhe na hora marcada.

Portanto, fica com as dicas que se seguem…

Dicas para uma entrevista de emprego por videoconferência

1. Aposta na iluminação certa

É importante que o local onde vai decorrer a entrevista de emprego esteja bem iluminado. Mas não deve ter excesso de luz. Não vais querer ferir os olhos do empregador! Nem obrigá-lo a fazer um esforço extra para te encontrar na escuridão!

Portanto, procura sentar-te num local com a cara virada para a janela ou para uma fonte de luz, para assegurar que o teu rosto fica bem visível. Se te sentares de costas para a luz, isso vai afetar de forma negativa a visibilidade.

2. Usa cenário adequado

É importante que escolhas o “pano de fundo” para a entrevista por videoconferência. Lembra-te que a ideia é causar boa impressão. Nem penses em fazê-la na casa de banho, nem numa sala toda desarrumada!

O local deve estar apresentável, mas também não deve incluir fatores de distração. Uma parede branca será um cenário perfeito para que o empregador se concentre apenas em ti.

3. Recorre ao equipamento ideal

Para fazeres a entrevista por videoconferência precisas de um computador, de uma câmara e de um microfone. A maioria dos computadores mais recentes já têm estes equipamentos integrados. Mas se o teu não tiver, tens de os comprar.

Além disso, deves saber de antemão se precisas de te registar, ou de criar uma conta, na plataforma onde vai decorrer a entrevista. Pode ser algum site que não conheças e, por isso, será também importante que te familiarizes com ele.

4. Define o melhor ângulo da câmara

Outro detalhe importante em termos de imagem passa por colocar a câmara no local certo. É essencial que o empregador veja bem o teu rosto, mas também não queres aparecer a preencher o ecrã por completo.

Portanto, tenta colocar a câmara ao nível dos olhos para que o teu rosto e a parte superior do tronco fiquem na parte central do ecrã.

5. Testa som e vídeo antecipadamente

Antes da entrevista por videoconferência, deves testar o equipamento e a ligação à Internet. Estás interessado em que a conversa decorra sem problemas, pois queres causar uma boa impressão.

Assim, deves testar a câmara e o microfone, fazendo os necessários ajustes para que tudo saia bem na hora certa.

6. Fala claramente e sê confiante

É importante que respondas a tudo o que te for pedido da forma mais clara possível. As evasivas serão vistas como incompetência ou falta de preparação, o que nunca fica bem numa entrevista de emprego.

O que tu queres é passar a melhor imagem de ti próprio. Portanto, relaxa, respira fundo, pensa bem no que vais dizer e foca-te nas tuas qualidades. Evita fazer muitos gestos e mantém uma postura positiva.

Olha o entrevistador nos olhos e fala com confiança. Não deixes de sorrir e mostra que estás confortável com a situação.

Neste ebook sobre “Como ter um diálogo afirmativo nas entrevistas?”, podes encontrar informação variada sobre a importância da atitude numa entrevista de emprego. Além disso, encontrarás as 25 perguntas mais habituais em entrevistas de emprego, bem como dicas com as respostas ideais.

A melhor forma de garantir que uma entrevista de emprego por videoconferência corre bem é preparando o momento com cuidado, e tendo à mão as ferramentas certas.

Como me devo comportar numa entrevista por videoconferência?

A atitude que demonstrares durante a entrevista será essencial para que o recrutador olhe para ti como o candidato certo. Por isso, deves saber muito bem o que dizer e o que fazer durante a conversa.

Nesse sentido, deixamos-te as seguintes dicas sobre como deves comportar-te…

Senta-te direito

A postura é o primeiro reflexo da atitude de uma pessoa. Portanto, se te apresentares todo curvado darás a ideia de falta de confiança. Já se estiveres na entrevista como quem está no sofá, relaxado, a ver televisão, vais parecer desleixado.

Assim, senta-te direito, mas procura não parecer demasiado rígido, pois queres que o empregador te veja como um candidato confiante.

Encara o entrevistador olhos nos olhos

O contacto olhos nos olhos é outro sinal de autoconfiança, mas também dá ideia de uma pessoa em quem se pode confiar.

Portanto, evita olhar para o lado ou para baixo enquanto estiveres a falar. Olha diretamente para a câmara de modo que o entrevistador veja os teus olhos.

Evita gestos excessivos

As pessoas que gesticulam demasiado são vistas como nervosas e impacientes. Assim, evitar fazer muitos gestos. Se tens tiques como mexer no cabelo, procura controlá-los.

O ideal é manter uma postura calma e podes usar as mãos, enquanto falas, mas só na medida certa. 

Veste-te da forma adequada

A roupa é outro detalhe fundamental para transmitir uma boa impressão. Tens de ter um ar profissional e, portanto, adequado ao tipo de empresa a que te candidatas.

No caso de uma empresa mais formal e tradicional, pode ser boa ideia usar uma roupa mais clássica – o “fato e gravata”. Mas se estiveres a concorrer a uma start-up com uma cultura mais descontraída, deves adaptar-te à sua realidade, usando vestuário mais informal.

Em conclusão…

Lembra-te de que todos os pormenores contam quando as empresas procuram novos candidatos. As escolhas não são feitas apenas tendo em conta a experiência e a formação. Há outros detalhes que começam a ter cada vez mais peso, como as chamadas “soft skills” ou competências interpessoais.

Assim, numa entrevista de emprego por videoconferência deves mostrar todo o leque de capacidades que te tornam perfeito para aquela vaga. Portanto, acredita em ti e deixa-te brilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima