Como regressar ao trabalho sem stress depois das férias?

Como regressar ao trabalho sem stress depois das férias?

Saber como regressar ao trabalho sem stress depois das férias é essencial para não perder os benefícios dos dias de descanso. Aproveita estas dicas para o conseguires.

É muito fácil habituarmo-nos ao ritmo lento e vagaroso, sem preocupações, dos dias de férias. Mas quando temos que regressar ao trabalho, o stress pode controlar as nossas emoções e “estragar” o descanso que deveria ter sido revitalizador para voltar a enfrentar a rotina profissional.

É um “pecado” que afeta muita gente, mas que pode ser contornado com alguns “truques” que vamos partilhar contigo.

As férias são uma ótima forma de recuperar energias para voltar ao escritório cheio de ideias e para se ser mais produtivo. Mas depois de dias festivos e de praia, com jantares com amigos e família, viagens, sem horários e só com diversão, pode até ser um pouco deprimente voltar ao dia a dia profissional.

A transição entre estes dois estados de espírito pode ser difícil. Já ouviste falar da síndrome pós-férias ou do ‘holiday blues‘?

Trata-se de um mau humor que se percebe, mas que pode refletir-se de forma mais grave em algumas pessoas com sintomas como insónias, ansiedade e falta de concentração. Tudo isso vai ter consequências negativas no trabalho.

Mas, afinal, como se explica todo esse stress pós-férias?

Por um lado, há uma desabituação da rotina e isso, sendo bom por um período de tempo, para descansar, torna-se um problema quando é preciso voltar a cumprir horários e gestos quotidianos.

Mas, por outro lado, também há o volume de e-mails não lidos a que é preciso dar resposta e trabalhos e prazos de entrega que não se podem deixar ultrapassar. 

Espreita também: “5 truques para aumentar a produtividade (e 4 ferramentas para o conseguir)

6 dicas para regressar ao trabalho sem stress depois das férias

Todos aqueles sinais referidos antes são uma chamada à realidade que pode ser bem difícil de suportar. Mas vamos ajudar-te com algumas dicas preciosas.

O essencial é ter um bom plano de ação que deve começar mesmo antes de ires de férias para depois conseguires evitar a sensação insuportável de stress no regresso à rotina. Assim, segue as pistas que te deixamos…

1. Define uma lista de tarefas para fazer antes de ires de férias

Já mesmo antes de partires de férias, deves pensar no teu plano para o regresso. Assim, é importante que comeces por definir uma lista de tarefas prioritárias a cumprir antes de rumares ao descanso.

Desta forma, não deixarás trabalho acumulado para terminares no regresso. Mas é importante que sejas realista e que incluas apenas as tarefas essenciais, pois, caso contrário, poderás perder-te, acabando por não completar a maioria delas.

2. Reserva a tua manhã de regresso para te organizares

No regresso ao trabalho, é importante também que mantenhas o tom realista. Não penses em “entrar a matar”. O ideal é que tires a manhã do dia de regresso para te organizares.

É, nesta altura, que vais definir o teu plano para o retorno ao trabalho. Assim, evita marcar reuniões logo para esse período, caso contrário só vais acumular mais afazeres e, logo, mais stress.

Este plano passa também por definir prioridades, alinhando o que for mais importante completar por ordem de importância. Isso será essencial para teres tudo organizado, evitando ansiedades desnecessárias.

3. Define uma estratégia para os e-mails

Um dos grandes problemas do regresso ao trabalho é a quantidade de e-mails que há por responder.

Hoje em dia, esta é a principal ferramenta de comunicação no seio de empresas de todo o tipo. Portanto, um dos fatores de maior stress é o volume de e-mails a que é preciso dar atenção depois das férias.

Uma dica fundamental, neste âmbito, passa por definir um plano para os e-mails. Assim, organiza os e-mails por prioridades, analisando-os, num primeiro momento, de forma superficial para ver se são urgentes ou não.

Depois podes dividi-los por categorias ou por qualquer outro critério que faça sentido no teu setor de atividade, de modo a ser mais fácil responder-lhes. 

Além disso, essa organização vai pôr ordem na tua “Caixa de Entrada” do e-mail e isso será ótimo para ficares mais tranquilo com o que tens para fazer.

4. Não te esqueças dos colegas

Podes sentir-te demasiado ocupado, sem tempo para nada, mas é essencial que encontres disponibilidade para retomar as conversas com os colegas de trabalho. Isso será essencial também para desconectares do trabalho por um tempo, o que vai ajudar-te a seres mais produtivo.

Assim, aproveita uma pausa para café para conviver com os teus colegas, trocando ideias sobre as férias, e relaxando por alguns minutos. Essa comunicação será ótima para a tua saúde mental, mas também para um bom ambiente de trabalho.

Leia ainda: “Como identificar um trabalho tóxico? Há 5 sinais de alerta

5. Não trabalhes demasiado

Podes ter a tentação de voltar com tudo, para despachar o máximo de trabalho possível. A tentação pode ser estender o horário de trabalho, ficando mais horas no escritório para lá do expediente. Afinal, queres recuperar o tempo perdido!

Mas vê que vai acontecer precisamente o contrário, pois o descanso que ganhaste com as tuas merecidas férias, vai perder-se num instante com o stress acumulado. Isso acabará por ter reflexos na tua produtividade.

Assim, ao invés de estares a ganhar tempo, vais acabar por perdê-lo, pois a tua produtividade virá a ser afetada a médio prazo.

Não tentes carregar o trabalho todo às costas. É uma boa altura para entrar em jogo o trabalho de equipa. Portanto, pede ajuda e se for possível, delega tarefas.

6. Dorme bem

Na véspera do regresso ao trabalho, é importante ter uma boa noite de sono. Evita deitar-te tarde – é a altura certa para voltares ao ritmo do quotidiano. Acabaram as noitadas!

O sono descansado é essencial para o foco no trabalho e para manter a produtividade. Assim, é importante que mantenhas uma boa rotina de sono de forma regular.

Portanto, trata de desligar ecrãs – e sim, também a Internet do telemóvel! – para dormires bem. Aproveita para te deitar mais cedo na véspera de retornar ao trabalho. Isso vai ser fundamental para abraçares o dia de labuta com todas as tuas energias.

Regressar ao trabalho sem stress depois das férias é possível!

As férias são uma parte importante da rotina de trabalho. A ideia até pode parecer estranha, mas os períodos de descanso são essenciais para promover a criatividade e a produtividade na vida profissional.

Contudo, é preciso não deixar que esse descanso cause stress e preocupações. Afinal, o objetivo é precisamente o inverso!

Assim, na hora de saber como regressar ao trabalho sem stress depois das férias é preciso ter uma estratégia. Um bom plano ajuda a reduzir a ansiedade naquela primeira semana tão difícil do regresso! Depois, será só entrar no modo de navegação habitual para segurar o ritmo do costume.

Conheces a regra 90/90/1? Vê como pode ajudar-te a cumprir objetivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima