O Web Design é difícil? Como ser Web Designer?

Web Design

Tornar-se um Web Designer não é difícil. Pelo menos, não como em outras profissões, nomeadamente Médico ou Advogado. Mas é claro que serão necessários trabalho duro e dedicação para ser um profissional na área do Web Design.

Pensando nisso, criamos este artigo para fazer alguns esclarecimentos para quem está a começar. Adiantamos, desde já, que praticamente qualquer um pode tornar-se um Web Designer, mas é necessário empenho.

Também é preciso deixar claro que nada acontece da noite para o dia. O período de um ano na área pode ser o bastante para fazer algum dinheiro, mas não para ser considerado um profissional. Pensa em termos de 5 anos. 

Se não estás disposto a dedicar tanto tempo assim para te tornares um profissional do Web Design, talvez seja melhor considerar outro ramo.

Importância da formação académica em Web Design

Sim, podes tornar-te um Web Designer profissional sem ter uma formação tradicional. Não precisas de fazer faculdade ou cursos online. Algumas pessoas conseguem, realmente, trabalhar na área após um período de aprendizagem autodidata.

Contudo, uma formação tradicional pode ajudar bastante. Vais aprender bem mais rápido, dependendo do curso que fores fazer, e também serás levado mais a sério pelas empresas. 

Por um lado, é possível encontrar emprego na área de Web Design sem qualquer curso no teu currículo, mas estarás em vantagem se tiveres uma boa formação académica com cursos na área em que vais trabalhar.

Aprende a teoria sobre o Web Design

Os mais iniciantes não têm ideia de como é a carreira de um Web Designer profissional ou o que ele faz exatamente. Vai muito além de criar logotipos e ilustrações para as redes sociais. A boa notícia é que há vários guias de profissão gratuitos na Internet.

Mas também podes verificar o que os outros profissionais andam a fazer. Por exemplo, confere o serviço de logo design e vê como os profissionais estão a administrar os seus negócios. Vê quanto cobram, quanto tempo dura para fazer uma entrega, entre outros detalhes.

Ser Designer de um logotipo e de outras imagens, é uma proposta interessante para quem gostaria de trabalhar como freelancer. Esse tipo de informação é fácil de encontrar em websites de freelancers como o Fiverr.

Seleciona e aprende a usar principais ferramentas de Web Design

Vais precisar de lidar com ferramentas para trabalhar como Web Designer. Não há alternativas quanto a isso. Para o bem ou para o mal, há centenas de ferramentas de Web Design disponíveis por aí, mas só precisas de aprender a usar algumas. 

Podes optar por aprofundar apenas as ferramentas que fazem mais sentido para a área que queres seguir. Por exemplo, se queres ser um especialista na criação de logotipos, há somente um punhado de ferramentas que fazem sentido para experimentares. 

Pratica e desenvolve o teu portefólio

A criação de um portefólio é essencial para um Web Designer, especialmente se não tiveres uma formação técnica tradicional. Vê que criar um portefólio não precisa de ser difícil – podes simplesmente tirar prints dos teus trabalhos e colocar numa pasta no Google Drive, por exemplo. 

A criação de um website para ser usado como portefólio é realmente interessante, mas talvez não seja o melhor caminho para quem está a começar.

Foca-te em vários pequenos trabalhos para ires ganhando experiência. Também é ótimo pedir uma recomendação dos clientes satisfeitos. Um texto escrito pelo cliente para usar ao lado do trabalho que foi feito é muito bom!

Começa a trabalhar 

As plataformas de freelancers democratizaram bastante a profissão. Basta ter habilidade e saber como fazer o Marketing do teu negócio.

Agora, é importante baixar as expectativas sobre o pagamento no início. Não tens reputação ainda, será necessário fazer alguns trabalhos pequenos por um preço mais baixo. 

A boa notícia é que isso será apenas uma fase. Depois de algum tempo, o efeito „bola-de-neve” começará e vais ganhando mais confiança e habilidade para cobrar mais pelos teus próximos serviços.

Em conclusão…

Bem, estas foram algumas dicas para quem quer começar a trabalhar como Web Designer. É uma profissão em que qualquer um pode entrar, mas isso não quer dizer que seja fácil. 

É necessário trabalho duro, dedicação e empenho. Na verdade, qualquer coisa que valha a pena vai exigir essas ações da tua parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima