As 20 competências digitais mais importantes para triunfar no mundo online

Competências Digitais fundamentais

Como é que um profissional pode manter-se bem-sucedido em tempos de contínuas mudanças tecnológicas? Eis 20 competências digitais essenciais para triunfar no mundo online…

Ao longo da História, o mercado de trabalho foi sofrendo mudanças significativas. Mas é na era da Internet que essas mudanças são mais aceleradas. Em apenas um ano, muita coisa pode mudar – vê que 85% dos trabalhos em 2030 ainda não foram inventados!

Mas já no presente, é preciso estar à altura neste universo tão desafiante! Assim, há competências digitais que podem fazer toda a diferença para ter sucesso.

O futurista e autor de best-sellers Bernard Marr reuniu no livro “In Future Skills: The 20 Skills and Competencies Everyone Needs to Succeed in a Digital World” (“Skills do Futuro: As 20 skills e competências que toda a gente precisa para ter sucesso num mundo digital” na tradução para Português).

20 competências digitais de que os trabalhadores online precisam

A partir da obra de Bernard Marr que pode ser comprada na Amazon, resumimos já de seguida as principais orientações do autor para quem pretende ser bem-sucedido num trabalho digital.

20 Competências Digitais fundamentais

1. Literacia Digital

A literacia digital, hoje em dia, significa muito mais do que apenas saber usar computadores ou a Internet. Trata-se de dominar dispositivos informáticos, softwares e apps de forma plenamente confiante.

Assim, é preciso conseguir usar as ferramentas digitais para comunicar e colaborar com os colegas de trabalho. Mas também é preciso estar a par das novas tecnologias que vão surgindo regularmente, bem como entender o mínimo de cibersegurança para evitar problemas graves.

2. Literacia de Dados

Atualmente, os dados são um dos mais importantes ativos do mundo digital, sendo usados em todo o tipo de empresas e organizações. Assim, é preciso saber lidar com eles.

A literacia de dados passa, deste modo, por saber chegar aos que são mais importantes para o nosso negócio, mas também por conseguir interpretá-los da forma mais correta. Implica também saber como os recolher e como os tratar, bem como os apresentar a chefes e clientes.

Não é à toa que profissões como Cientista de Dados, Analista de Dados e Jornalista de Dados têm vivido um forte crescimento nos últimos anos. É que os dados – e sobretudo a forma como são trabalhados – são, cada vez mais, essenciais no mundo digital.

3. Competências Técnicas

As chamadas “hard skills”, ou competências técnicas como podemos defini-las, são fundamentais em muitos empregos. Pensando em profissões como Eletricista, Carpinteiro, Motorista de Pesados / Caminhoneiro, Cabeleireiro ou mesmo Professor, Engenheiro Civil e Designer Gráfico, por exemplo, todas têm exigências técnicas específicas.

Portanto, é importante que todos os profissionais mantenham as competências técnicas fundamentais das suas áreas de trabalho devidamente atualizadas e treinadas.

4. Consciência das Ameaças Digitais

A cibersegurança é, atualmente, um tema sempre presente na vida de quem trabalha online. Termos como “phishing“, “hacking” e “violação de privacidade” tornaram-se habituais no seu dia a dia. E isso diz tudo sobre a importância de conhecer as ameaças digitais que existem.

É preciso que os trabalhadores que se movem online tenham os conhecimentos e ferramentas básicos para manterem os seus dispositivos seguros e protegidos contra piratas informáticos, mesmo que não sejam especialistas em Engenharia Informática ou de Segurança da Informação. Fazer isso é também proteger as organizações para que trabalham.

5. Pensamento Crítico

Outra ferramenta fundamental na era digital é o pensamento crítico, nomeadamente para lidar com o excesso de informação e com as fake news.

Mas o que é, afinal, o pensamento crítico? Trata-se de pensar com objetividade, analisando cada caso com bases fundamentadas e não apenas segundo a nossa própria opinião.

É preciso olhar para os assuntos com um distanciamento analítico, para poder compreendê-los melhor e conseguir, assim, tomar melhores decisões.

6. Capacidade de Tomar Decisões Complexas

A tomada de decisões é mesmo um detalhe relevante no mundo digital, onde tudo muda à velocidade da luz! Deste modo, é preciso ter capacidade para decidir assuntos complexos de forma rápida e eficiente.

Muitas vezes, o stress de ter que tomar decisões imediatas pode complicar o processo. Por isso, é essencial ter competências neste âmbito, para não perder tempo precioso, arriscando ver a concorrência passar à frente.

7. Inteligência Emocional

A empatia pelos outros e a inteligência emocional são também competências determinantes no universo digital. Afinal, os locais de trabalho são preenchidos por pessoas e as relações humanas são preponderantes para o ambiente e a cultura laborais.

Estamos a falar de se ser inteligente ao ponto de entender que as nossas emoções influenciam o comportamento dos outros, bem como o próprio ambiente no escritório. No fundo, é “colocar-se no lugar do outro”, conseguindo controlar as emoções e compreendendo as atitudes dos colegas.

8. Criatividade

A capacidade de desenvolver novas ideias, tornando-as reais, é outro traço ideal para o sucesso no trabalho online. A criatividade é o traço que, muitas vezes, diferencia quem chega ao topo dos demais.

Trata-se de olhar para lá do óbvio e do comum, resolvendo problemas de forma inovadora.

9. Trabalho em Equipa

A colaboração com os colegas de trabalho é outro ponto importante porque uma pessoa só não consegue fazer tudo! Portanto, o trabalho de equipa é o que permite às empresas manterem-se funcionais e cresceram.

Portanto, é preciso ter capacidade para lidar com diferentes colaboradores, com competências e personalidades distintas. Com esta abertura conseguirás ter mais sucesso, abraçando a partilha de opiniões e de tarefas.

10. Comunicação Interpessoal

Saber comunicar com pessoas é muito relevante, e não só no universo online, nem apenas por via escrita ou oral. Mas, às vezes, no universo digital, é ainda mais importante.

É preciso ter a perceção de que nem todas as pessoas falam ou escrevem da mesma forma. Portanto, é preciso ajustar o tipo de comunicação a cada pessoa com quem se comunica.

11. Trabalho Freelance

Mesmo as pessoas que mantêm um emprego fixo, com contrato e uma ligação estável a uma empresa, devem pensar em fazer trabalhos como freelancer.

Este dado reflete a dinâmica do trabalhador, bem como a sua capacidade de assumir responsabilidades e de ser flexível, o que é sempre valorizado no mercado de trabalho.

12. Adaptabilidade e Flexibilidade

Num universo online em constante mudança, a capacidade de adaptação e a flexibilidade são obrigatórias. Quem não conseguir acompanhar o rápido ritmo das novas tecnologias sempre a surgirem, ficará para trás.

Além disso, é preciso ter resiliência mental para navegar pelo meio de tantas mudanças. As pessoas têm de conseguir adequar-se às novas condições que se vão criando, mantendo a mente aberta e disposta a abraçar novas oportunidades.

13. Inteligência Cultural e Consciência da Diversidade

A aceitação das diferenças entre todos e cada um de nós é fundamental para uma sociedade mais justa e também para um ambiente de trabalho mais saudável.

Assim, é importante reconhecer e respeitar as nossas inúmeras diferenças, desde a idade ao género, passando pela raça ou a orientação sexual, ou ainda a religião e o estatuto socioeconómico. Mas também é preciso aceitar as eventuais incapacidades, físicas, mentais ou de outro tipo, dos colegas.

Portanto, trata-se de ter consciência da diversidade e de como esta enriquece o mundo e, logo, também a nossa vida. E é, neste âmbito, que surge a inteligência cultural, também conhecida por quociente ou QI de inteligência, que define a capacidade de cada um em se relacionar com pessoas diferentes de si.

14. Consciência Ética

No universo online, tudo parece possível! Mas há limites que importa colocar no trabalho digital, nomeadamente para evitar problemas éticos. Quando se fala em Dados Pessoais e Privacidade, ou ainda em Inteligência Artificial, é preciso ter noção dos riscos que estão envolvidos.

Assim, a consciência ética é um princípio fundamental em todas as organizações digitais. E é preciso que os colaboradores das empresas, nesta área, tenham essa perceção e a preocupação constante de não passar certos limites.

15. Capacidade de Liderança

A capacidade de liderança é uma característica que tendemos a associar apenas às chefias. Mas, na verdade, é uma competência necessária também noutros níveis até devido às mudanças que os trabalho digitais e remotos têm promovido.

Assim, com o foco cada vez maior na distribuição de equipas e em estruturas organizacionais menos rígidas, cada elemento da equipa deve ter também boas capacidades de liderança – para usar quando seja necessário, quer se esteja à frente de um pequeno projeto ou de um departamento.

Além do mais, é um bom diferencial para se destacar da “multidão”.

16. Autopromoção e Networking

A “marca pessoal” é outro aspeto que é preciso alimentar no universo digital. Trata-se de criar uma boa “pegada digital”, deixando mostras do trabalho feito para destacar as tuas competências e talentos.

Esta necessidade de autopromoção não é só essencial para quem quer ser Influenciador Digital ou Vlogger. O marketing pessoal é a melhor forma de aumentar a tua reputação no mundo digital. E isso vai abrir-te as portas a novos trabalhos, mas também a novos conhecimentos.

Aqui entra em jogo também a importância do networking, ou seja, das relações profissionais que se podem estabelecer online. Quantas mais pessoas influentes conheceres, mais forte ficará a tua “marca pessoal” e mais oportunidades podes criar.

17. Gestão do Tempo

Quando se trabalha online, muitas vezes não há um horário fixo. Isso exige uma grande capacidade de organização e de gestão do tempo, sobretudo para quem acumula vários trabalhos e projetos.

Sem conseguir gerir bem o tempo será impossível cumprir prazos e metas, o que será letal para a tua carreira.

Além disso, manter uma boa organização ajuda à saúde mental e a conciliar a vida pessoal com a profissional. Repara que saber gerir o tempo vai ajudar-te a aumentar a produtividade e só tens a ganhar com isso.

18. Curiosidade e Aprendizagem Contínua

O desejo de estar sempre a aprender coisas novas é fundamental em todas as áreas. Afinal, é o que nos permite evoluir continuamente. Mas no local de trabalho, é absolutamente necessário, sobretudo quando se fala do mundo digital que está em contínua mudança.

Aquele software que hoje é o mais inovador de todos pode tornar-se obsoleto no próximo ano! Portanto, quem anda nas lides digitais precisa de estar sempre atento às novidades, demonstrando curiosidade contínua e acompanhando as transformações que forem acontecendo.

Portanto, investe em formação de forma regular para não te tornares também ultrapassado e descartável.

19. Abraçar e Celebrar a Mudança

Conforme destacamos no ponto anterior, na Internet tudo muda muito depressa! E quem não acompanhar a mudança, fica pelo caminho. Assim, é preciso abraçar e celebrar a mudança como uma oportunidade de crescimento – em alguns casos até de reinvenção.

Isto significa que é preciso saber lidar com as mudanças que forem ocorrendo no trabalho, aprendendo a implementá-las e a tirar partido delas. Nem todas serão fáceis, mas o que importa é a motivação para mudar e para aprender com a mudança.

20. Cuidar Bem de Ti

Com tantas competências essenciais e um universo laboral tão desafiante e complexo, é muito fácil perdermo-nos no meio dos afazeres e das preocupações. Mas nunca podes esquecer-te de ti e da tua saúde!

Lembra-te que se não estiveres bem a nível pessoal e físico, mais tarde ou mais cedo, isso terá consequências negativas no teu trabalho.

Portanto, não te esqueças de “desligar”, tirando tempo para fazer exercício, passar tempo com os amigos e a família, e para fazer aquilo de que mais gostas. E dorme bem, pois o sono é essencial para recuperar para mais uma jornada de trabalho.

Que competências digitais te faltam?

Agora que ficaste por dentro de que traços e competências digitais precisas para triunfar online, só tens de avaliar o que te falta para aumentares as tuas hipóteses de sucesso.

Vê que estamos sempre a tempo de aprender e de melhorar. Só temos que encontrar as ferramentas certas!

Aproveita para espreitar a nossa coleção de e-books, onde poderás encontrar diversas fontes de conhecimento que te podem ajudar no teu caminho rumo à felicidade profissional. Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima