Conheces a regra 90/90/1? Vê como pode ajudar-te a cumprir objetivos

Regra 90/90/1 - Robin Sharma

A regra 90/90/1 é um dos rituais que o famoso autor Robin Sharma propõe para conseguir ter sucesso no trabalho e na vida. Vem saber tudo e entender como a aplicar no trabalho e na vida…

A pressa marca os nossos dias, com todas as tarefas e atividades que queremos cumprir. Corremos do trabalho para o ginásio, do ginásio para casa e pelo meio, temos mil e uma coisas para completar.

Neste corre-corre, muitas vezes perdemos o norte e acabamos por deixar muito por fazer. Por vezes, o tempo não chega para o mais importante!

Há várias formas de tentar impor ao rumo a uma agenda super atarefada. Entre listas de “to dos“, agendas, “post-its“, existem métodos para todos os gostos. Mas, muitas vezes, não tem tanto a ver com métodos, mas mais com estratégia e planeamento. É uma questão de abordagem e, portanto, é preciso um sistema para colocar em ordem as ideias.

Assim, surge a regra 90/90/1. Já ouviste falar? Descobre tudo sobre o assunto e vê como pode ajudar-te a cumprir objetivos…

O que é a regra 90/90/1?

Trata-se de uma regra que tem sido usada para atingir objetivos de forma mais rápida e ágil. Mas o que é afinal a regra 90/90/1 e como surgiu?

Foi o especialista em liderança Robin Sharma, autor do famoso livro “O Homem que vendeu o seu Ferrari”, quem criou esta regra no âmbito do que ele define como “os rituais dos performers lendários”. Um desses rituais é a regra 90/90/1.

Sharma defende que uma das características que distingue as pessoas que conseguem concretizar mais objetivos, e alcançar grandes feitos, é a forma como passam os primeiros 90 minutos no trabalho.

Nesse período, os grandes performers e, portanto, os melhores concretizadores, concentram-se numa única tarefa, ao invés de responderem a não sei quantos emails, de perderem tempo com as redes sociais ou de conversarem com os colegas.

“Durante os próximos 90 dias, devota os primeiros 90 minutos do teu trabalho à melhor oportunidade da tua vida. A nada mais. Zero distrações. Simplesmente, termina esse projeto. Ponto.”

Robin Sharma

Deste modo, Sharma desafia-nos a passar os primeiros 90 minutos do dia totalmente dedicados a uma tarefa ou atividade que possa realmente transformar a nossa vida.

Mas a ideia pode também ser aplicada no contexto de trabalho. Assim, ao invés de uma tarefa transformadora para a vida, devemos falar de prioridades e de projetos que possam garantir uma promoção, por exemplo.

Como aplicar a regra 90/90/1 no trabalho?

A teoria de Sharma assenta no que ele chama de “horas platina” e que ocorrem durante a manhã. Nesse período, tendemos a ter mais foco mental e mais motivação para o trabalho.

Portanto, o especialista em liderança sugere dedicar aqueles primeiros 90 minutos do dia à tarefa ou atividade mais importante. Mas se for impraticável fazer isso, podes escolher outra altura do dia, aplicando a mesma regra 90/90/1.

E se 90 minutos, e 90 dias, parecem demasiado tempo, podes sempre ajustar a regra a um período que consideres mais viável – por exemplo, 30/30/1, ou seja, 30 dias a dedicar os primeiros 30 minutos à tarefa mais importante.

Mas, na pior das hipóteses, se tiveres pouco tempo para esse projeto tão essencial para ti, até podes simplesmente dedicar-lhe 13 minutos por dia, desde que o faças com total paixão e foco, e de forma persistente.

Deste modo, quando for hora de te dedicares a esse projeto ou tarefa, desliga do email, do telefone e das redes sociais. Deixa de lado esse perfil multitasking que te permite fazer 50 “cenas” ao mesmo tempo! É o momento de te concentrares apenas nesse tal objetivo que tanto te importa.

Garante que não há interrupções – desliga as notificações do telemóvel e do email e faz tudo o que for preciso para não seres interrompido. Tenta fazer isso de acordo com a regra 90/90/1, ou 30/30/1, ou durante o tempo que for viável para ti.

No final, se fizeres isso de forma constante e focada, terás alcançado grandes progressos.

Exemplo de aplicação da regra 90/90/1

Se o teu objetivo for atingir um certo volume de vendas na tua loja online, por exemplo, deves, em primeiro lugar, começar por dividir essa meta em termos semanais ou mensais.

Depois disso, podes transformar o objetivo semanal em ações ou tarefas fundamentais para o atingir. Isso pode implicar, nomeadamente, incluir eventuais ações de Marketing ou fazer telefonemas a certas pessoas, por exemplo. Mas ainda podes ter que otimizar o site, contratando um Web Designer, um Front-End Developer ou um Profissional de Marketing Digital.

Portanto, quando assinalares essas tarefas, deverás alinhá-las por ordem de prioridade, definindo a mais importante para implementares a regra 90/90/1 – ou 30/30/1 se precisares de começar de forma mais leve.

Assim, deverás planear os primeiros 90 ou 30 minutos do teu dia, para completar a tarefa ou tarefas mais importantes – se não precisares do tempo todo para apenas uma.

Regra 90/90/1 - Robin Sharma

A importância do foco

Robin Sharma diz que todos os “génios” têm o mesmo traço em comum. “Foram capazes de passar longos períodos de tempo isolados, focados monomaniacamente no seu projeto mais valioso”, destaca o especialista em liderança.

Essa capacidade de foco é fundamental para conseguir completar ações ou projetos. Contudo, pode não ser fácil quando há tantos estímulos, nos dias que correm.

As notificações do telemóvel são uma das razões que, atualmente, mais desconcentra as pessoas do seu trabalho, ou dos objetivos pessoais. É muito fácil ceder a essa tentação, dispersando a atenção do que é mais importante.

E o telemóvel, ou as redes sociais, entre outras situações, podem deitar por terra a eficácia da regra 90/90/1. Portanto, é bem possível que comeces a dedicar-te a esta estratégia de forma certinha durante uns dias, mas que acabes por te dispersar. É como acontece, por exemplo, quando nos inscrevemos no ginásio.

Nos primeiros treinos, conseguimos manter a rotina, sem falhas. Mas à primeira desculpa para faltar, segue-se a quase desistência mental e o esforço para ir aos treinos vai diminuindo. Nalguns casos, deixa-se mesmo de ir!

Assim, é preciso perseverar para conseguir chegar a bom porto, cumprindo os objetivos e as metas a que nos propomos.

Se te decidires a seguir com a regra 90/90/1, talvez devas começar por uma versão menos intensa. Começa com 15 minutos, durante 15 dias, se for preciso e se resultar melhor em termos de motivação.

Vai avaliando os progressos e as metas alcançadas, para ajustar o processo ao que for mais ao encontro da tua rotina e das tuas soft skills, ou seja, das tuas competências interpessoais.

Aproveita e “Conhece as 5 mais valiosas skills profissionais para aprender em 2022

Como evitar as distrações e a frustração?

“Há tantas distrações disponíveis que, se não fores extremamente cuidadoso, isso dominará os teus dias”.

Robin Sharma

Esta citação de Robin Sharma resume muito bem a realidade e aquilo que enfrentarás para aplicar a regra 90/90/1. Já falamos das notificações do telemóvel, das redes sociais e da Internet. Mas, por vezes, é mesmo a preguiça mental, ou a falta de motivação que deita tudo a perder.

Se te deixares levar por todas essas distrações, acabarás a sentir a frustração porque, afinal, não conseguiste concluir nada daquilo a que te propões.

O maior risco é de que isto se torne num ciclo vicioso – e de que fiques preso a ele sem conseguires sair.

Lê ainda: “Motivação Pessoal: Importância para o Sucesso Profissional

7 dicas para manter o foco

Robin Sharma aconselha que se crie “uma bolha de foco total” para conseguir aplicar esta regra 90/90/1. Mas isso é muito fácil de dizer e mais difícil de conseguir.

Para ajudar nesse processo, vamos deixar-te sete dicas que podes seguir:

  1. Esconde ou desliga o telemóvel
  2. Desliga a Internet se puderes trabalhar sem ela
  3. Usa post-its para te lembrares do que tens de fazer
  4. Faz pausas de 5 ou 10 minutos quando sentires que o teu foco se está a dispersar
  5. Recompensa as tuas conquistas (por exemplo, quando completares uma tarefa)
  6. Não sejas demasiado duro contigo nos momentos em que falhares
  7. Define objetivos claros e realistas (ou seja, que sejam possíveis de concretizar).

Para lá destas dicas, é importante também que mantenhas um registo do teu progresso, pois isso vai ajudar-te a avaliar o sucesso da tua estratégia e a encontrar mais motivação para continuares.

Vais começar já a aplicar a regra 90/90/1?

Num mundo repleto de distrações que estão ao alcance da mão, pode ser difícil encontrar a concentração certa para atingir objetivos pessoais e profissionais. Mas é essa capacidade de manter o foco que distingue os vencedores dos demais.

Assim, esta regra 90/90/1 pode ser uma boa ideia para aumentar a produtividade e ter mais sucesso na vida e no trabalho. E não tens nada a perder! Se não correr bem, terás ganho alguma disciplina. E se correr como planeado, poderás mudar a tua vida para melhor!

Na verdade, esta regra 90/90/1 é bem simples, mas muito eficaz. Vais começar já hoje a aplicá-la? Estamos certos de que atingirás o sucesso desejado – vem contar-nos como correu!

Espreita também: “Como aumentar o foco no trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima