Conhece as 5 mais valiosas skills profissionais para aprender em 2022

Descobre as 5 mais valiosas skills profissionais para aprender em 2022

Com o novo ano a arrancar, todos temos as expetaticas em alta. E no campo profissional podemos já começar a preparar a caminhada rumo ao sucesso com esta lista de 5 skills profissionais que vale a pena aprender em 2022…

Ainda antes de 2021 terminar, já começavam as Resoluções de Ano Novo profissionais – e pessoais também! É assim todos os anos quando projetamos o futuro. Naturalmente, todos desejamos melhores dias, com muita saúde, amor, paz e sucesso profissional!

Contudo, não basta apenas pensar nisso e fazer planos mentais. É preciso começar, desde já, a planear essa caminhada rumo a dias melhores.

5 skills profissionais para triunfar em 2022

Nesse sentido, vamos deixar-te de seguida a lista das 5 skills profissionais, ou competências, que precisas de aprender para ter sucesso no trabalho em 2022. Esta lista foi feita com base nos conselhos do futurista Scott Steinberg, conforme um artigo no blogue da CNBC “Make It” dedicado ao mundo do trabalho e das finanças.

Steinberg é um especialista de Inovação e Consultor estratégico premiado. Também é escritor e tem vários livros que são best-sellers nesta área, como “Think Like a Futurist” (Pensa como um futurista) e “Make Change Work for You” (Faz a mudança trabalhar para ti).

Vamos, então, conhecer essas 5 skills profissionais que este futurista considera essenciais para o novo ano que agora começa…

Skills Profissionais para aprender em 2022

1. Resolução de problemas

Num mercado que está em constante mudança, as empresas que conseguem ultrapassar de forma rápida os problemas ficam sempre um passo à frente da concorrência. Assim, os empregadores procuram, cada vez mais, colaboradores capazes de avançarem soluções inovadores para lidar com os desafios e dificuldades do negócio.

Deste modo, “pensar de forma crítica e criativa” e apresentar soluções e ideias fora da caixa é fundamental, segundo a análise de Steinberg na CNBC.

2. Capacidade de tomar decisões

Na era da Internet, onde tudo muda de dia para dia, é essencial saber fazer escolhas de forma rápida e atempada. Neste cenário, o medo de errar pode ser um grande handicap. E é um receio que a pandemia veio agravar com todas as dúvidas que trouxe quanto ao futuro.

Contudo, esse receio não pode toldar a capacidade de decidir, sob pena de paralizar o negócio. Assim, não se pode ter medo de arriscar – mas sempre com os pés no chão!

Para isso, é preciso aprender a fazer “bons julgamentos e a confiar nos instintos”, como atesta Steinberg no artigo citado acima.

3. Planeamento Estratégico

A realidade presente também exige dos trabalhadores boas capacidades de planeamento em termos estratégicos, especialmente dos que estão colocados em áreas como o e-business, o Marketing, o setor Financeiro e a Gestão.

Assim, é importante aprender a avaliar os diferentes caminhos e cenários que se colocam, delineando planos B e planos de gestão de riscos para os impactos negativos e eventuais dificuldades.

Mas também é importante conseguir mapear ações futuras em função das previsões do mercado e dos objetivos de negócio. Aqui é essencial saber lidar com Data Analytics e Business Intelligence, uma vez que a análise e interpretação dos dados dá uma visão estratégica do negócio.

4. Saber ouvir

A capacidade de ouvir os outros, escutando realmente as suas opiniões e perspetiva, é também um segredo fundamental para o sucesso no trabalho – mas até também para uma vida pessoal mais harmoniosa.

Neste âmbito, é preciso saber recolher insights e informações dos vários elementos da equipa, pois importa estabelecer conexões entre visões distintas do negócio. A ideia é valorizar as partes para enriquecer o todo.

5. Gestão do Tempo

O cumprimento de prazos e de encomendas dos clientes é cada vez mais premente no mundo dos negócios atual, tanto mais em áreas como o e-commerce. Mas até no domínio pessoal é importante aprender a “dominar a arte da logística”, como nota Steinberg.

Deste modo, é fundamental conseguir gerir o tempo para conseguir lidar com todas as exigências do trabalho e do universo pessoal. Isto passa por aprender a definir prioridades, bem como por chegar aos recursos ideais para conseguir cumprir prazos, objetivos e planos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima