Descobre as profissões que vão estar em alta em 2022

Profissões em alta em 2022

Ninguém pode prever o futuro. Mas há tendências que se antecipam e há certezas quanto às profissões que vão estar em alta em 2022. Vem descobri-las!

2021 foi um ano bem complicado para muitas pessoas devido à pandemia de covid-19. Na antecâmara do Ano Novo, todos esperamos que as coisas melhorem e os desejos para 2022 passam pela trilogia do costume: saúde, amor e dinheiro.

E quando pensamos em dinheiro, podemos sonhar com a lotaria ou o Euromilhões. Mas, na verdade, é no trabalho e nas oportunidades neste campo que temos de pensar. Portanto, é boa ideia ter uma perspetiva geral de como vai ser 2022 em termos profissionais.

Por isso, vamos deixar-te as áreas profissionais que vão crescer mais no próximo ano de acordo com especialistas do setor laboral.

Áreas e profissões que vão estar em alta em 2022

Saber o que vai acontecer em 2022 é impossível! Mas é bem possível prever que tipo de áreas profissionais vão florescer, considerando as tendências económicas e sociais deste período.

Assim, aqui ficam as áreas e profissões que se prevê que mais vão crescer em 2022…

1. Tecnologias da Informação

Esta é uma área que está em expansão há vários anos, mas que continua a ter muita procura no mercado. Mas a novidade, em termos de tendência, é a procura por profissionais na área do desenvolvimento de softwares e apps para telemóveis.

Contudo, há diversas profissões da área da Informática que vão andar em alta nos próximos tempos.

Um dos setores mais requisitados deverá ser o da Cibersegurança, pois, cada vez mais, é preciso proteger a informação sensível das empresas e organizações de ataques inoportunos.

Assim, algumas das profissões com mais procura nesta área são as seguintes:

2. Inteligência Artificial

O último relatório “Futuro do Trabalho” do Fórum Económico Mundial (FEM) identifica tendências profissionais em 20 países diferentes e em vários setores da economia.

Neste documento, fica claro que milhões de empregos vão desaparecer até 2022, mas também nota que milhões de outros vão “nascer” devido a mudanças laborais e sociais.

Assim, alguns destes trabalhos em vias de extinção passarão a ser feitos por robôs e máquinas, o que é um sinal da crescente implantação da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning na nossa sociedade.

O relatório do FEM aponta que, em 2022, 58% das tarefas laborais serão feitas por humanos, por isso, 42% serão realizadas por máquinas ou algoritmos. Este dado reforça a necessidade de especialistas de IA e Machine Learning.

3. Saúde

A pandemia de covid-19 veio reforçar a importância dos profissionais de saúde. Mas também veio destapar a falta de recursos humanos em muitos países e em muitos hospitais. Portanto, já foi necessário contratar muitos Médicos e Enfermeiros ao longo deste ano.

Contudo, a procura vai manter-se em 2022, até porque há muitos profissionais a entrarem na reforma.

Mas também se espera que a pandemia agrave vários problemas de saúde junto da população. Portanto, nos próximos anos, haverá ainda maior necessidade de cuidados de saúde, o que aumentará a procura por funcionários para os hospitais.

Entre as profissões mais requisitadas, estarão Paramédicos e as da área de Enfermagem, mas também diversos tipos de Médicos como nas seguintes especialidades:

4. Análise de Dados

A área da Análise dos Dados também está em alta e vai continuar a crescer em 2022. Assim, profissões relacionadas com a recolha, tratamento, análise e apresentação de dados vão progredir e tornar-se cada vez mais inevitáveis.

Trata-se de uma área essencial para projetar vendas e lucros, mas também para analisar a evolução do negócio e ajudar a otimizá-lo.

Deste modo, algumas das profissões neste âmbito são as seguintes:

5. Logística e Distribuição

Esta é outra área em grande expansão, sobretudo com o impulso que as compras online e o e-commerce tiveram durante a pandemia de covid-19.

Assim, cada vez mais as marcas e empresas que atuam no comércio online precisam de melhorar os seus métodos logísticos e de entrega das encomendas.

Há diversas profissões neste campo que são necessárias para garantir que o cliente fica satisfeito, nomeadamente na área operacional, tal como estas:

6. Finanças

A área financeira também continua a crescer todos os anos de forma interessante.

Com a crescente competitividade no mercado, as empresas precisam, cada vez mais, de profissionais qualificados neste campo. É preciso analisar as despesas e os ganhos, procurando sempre novas formas de maximizar os lucros.

Além da elevada procura por profissionais, este é também um sector onde se paga bem. Até porque os principais empregadores são as grandes empresas que também apostam nos candidatos com melhores qualificações.

Eis algumas das profissões interessantes para quem se interessa por finanças:

7. Marketing Digital

À boleia do sucesso das vendas online, o Marketing Digital também se tornou mais premente na vida das empresas. Mas, de resto, o Marketing no seu todo é um campo que também ganha domínio numa altura de grande concorrência entre marcas.

Contudo, é sem dúvida uma boa altura para todo o profissional de Marketing Digital encontrar a sua oportunidade de ouro. Há vagas de emprego em diversos setores neste campo, tal como nos seguintes:

8. Vendas

Na mesma linha de negócio, as vendas são outra área de forte crescimento, sobretudo no campo da ligação com os clientes. Atualmente, os consumidores têm um grande poder de escolha e de decisão, bem como de influência nas próprias estratégias das marcas.

Assim, as profissões da área de acompanhamento direto ao cliente estão especialmente em alta. Eis alguns exemplos:

Em conclusão…

Esta lista de profissões já dá uma ideia do que vai ser 2022 em termos do mercado laboral. Mas é claro que há sempre tendências que escapam às previsões. Por isso, cá estaremos para ver o que o novo ano nos reserva.

Entretanto, se procuras uma profissão ou queres mudar de carreira, deves ponderar as saídas profissionais, o salário e o tipo de competências necessárias.

Mas além de conhecer as profissões em alta em 2002, também é importante que tenhas em conta os teus sonhos e o que te faz feliz. Afinal, passamos grande parte do nosso tempo a trabalhar. Portanto, mais vale fazermos o que gostamos!

Se precisas de ideias, espreita este Simulador de Profissões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima