Descobre os melhores cursos de Inglês online

Melhores cursos de Inglês online gratuitos e pagos

Queres aprender Inglês ou melhorar o teu conhecimento da Língua, mas não sabes por onde começar? Aproveita estas dicas com os melhores cursos de Inglês online gratuitos e pagos para decidires o teu futuro!

O domínio da Língua Inglesa é uma grande mais-valia e é obrigatório em certas áreas profissionais, por exemplo para ser Professor Online de Inglês ou Tradutor.

Mas no mercado de trabalho, são cada vez mais importantes competências adicionais para além da experiência profissional e do percurso académico. Portanto, dominar o idioma mais falado do mundo pode ser essencial.

Contudo, pode ser difícil a muitas pessoas conciliar um curso de Inglês com as suas vidas apressadas e os compromissos pessoais e profissionais.

Assim, a solução pode estar em soluções à medida de cada pessoa. É neste âmbito que te vamos apresentar os melhores cursos de Inglês online.

Fica connosco para saberes mais sobre os seguintes conteúdos que abordaremos nesse texto:

Vamos então começar…

1. Como encontrar os melhores cursos de Inglês online

Há uma infinidade de cursos de Inglês online. Por isso, é preciso saber distinguir entre os que têm qualidade e os que são apenas “banha da cobra”. Esse é o primeiro grande desafio!

Mas, para fazer essa triagem, basta apenas um pouco de bom senso. Sempre que surgirem aquelas propostas que parecem verdadeiros “milagres”, deves desconfiar!

Quando algum site te garantir que vais aprender Inglês numa semana, de forma totalmente gratuita, é possível que não seja verdade.

E mesmo que seja gratuito, é importante que penses na seguinte ideia: tempo é dinheiro! Portanto, não vais querer desperdiçar o teu tempo com um curso de fraca qualidade.

Assim, deves concentrar-te na escolha do melhor curso de Inglês online, mesmo que seja uma opção gratuita. Nessa escolha, deves apostar em escolas renomeadas ou em plataformas com provas dadas ou reconhecidas.

Mas um dos critérios que faz sentido avaliar é a metodologia de cada curso.

A melhor metodologia de ensino de Inglês

Atualmente, aqueles velhos métodos de ensino do Inglês, muito focados nas aprendizagens gramaticais, estão em desuso. Ao longo dos últimos anos, novas abordagens vêm ganhando força.

Assim, vamos apresentar-te aquelas que são as duas principais correntes atuais, em termos de metodologia de ensino do Inglês:

– Psicolinguística – assenta na relação entre professor e aluno, realçando a habilidade comunicativa. Portanto, a gramática não é ensinada directamente, mas no âmbito da sua aplicação prática nas conversas.

– Lexical- neste caso, o foco está no uso da Língua tal como é feito pelos nativos da mesma, com realce na pronúncia das frases e nas colocações e não tanto na gramática. Assim, o foco é no vocabulário e no léxico.

Mas, na verdade, a melhor metodologia de ensino de Inglês é aquela que melhor serve as características de cada aluno individualmente. Portanto, a escolha deve ser feita em função das tuas capacidades e preferências.

Mas é possível aprender Inglês num curso online?

Há quem duvide ainda do ensino à distância e, portanto, desconfie da possibilidade de aprender Inglês num curso online. Mas esse é um pensamento do passado.

Atualmente, a qualidade das plataformas e dos cursos online está muito mais evoluída. Portanto, o ensino também tem melhor qualidade.

De qualquer forma, como em outras áreas, a velocidade e eficiência com que se aprende Inglês, seja online, seja offline, depende sobretudo da entrega e do empenho do aluno na aprendizagem. É como em tudo na vida: a sorte faz-se com muito trabalho!

melhore cursos de ingles

2. Os melhores cursos de Inglês online pagos

Na Internet, há uma enorme quantidade de cursos de Inglês, para todos os gostos e feitios! O complicado pode ser encontrar a melhor opção. Assim, para te facilitar a tarefa, reduzimos a busca aos cinco melhores cursos de Inglês online pagos…

Rocket Languages

A plataforma Rocket Languages foi criada em 2004 e é, atualmente, um dos maiores sites do mundo que se dedica ao ensino de cursos de Inglês online.

Além disso, inclui uma app para telemóveis e é possível fazer o download de lições para aprender em qualquer lugar e a qualquer momento, seja no ginásio a treinar ou durante uma viagem de metro ou de comboio, por exemplo.

O “Acesso vitalício” à plataforma é pago uma única vez. O preçário funciona com pacotes que vão desde os cerca de 100 dólares (à roda de 544 reais ou 83 euros) até aos cerca de 250 dólares (cerca de 1359 reais ou 208 euros). Mas este é um preço promocional, com uma poupança de 50 dólares (272 reais ou 42 euros).

Estes pacotes incluem acesso a várias horas de lições, a frases com reconhecimento de voz, a lições áudio interativas, a lições sobre linguagem e cultura e a um “kit de sobrevivência de bónus” (seja lá o que isso for!).

A plataforma tem ainda cursos online de várias outras Línguas, como, por exemplo, Espanhol, Italiano, Alemão e Japonês, ou mesmo Português.

Italki

Esta plataforma assenta na ideia de um ensino online mais personalizado e mais prático, permitindo o acesso a aulas de vídeo diretamente com um nativo de Inglês.

Assim, este pode ser um Professor Online de EUA, Reino Unido ou Austrália, bem como de outro país com Língua Oficial Inglesa.

O Italki serve como intermediário entre professores de Línguas e alunos interessados em aprenderem. Mas é preciso fazer a inscrição na plataforma para poder escolher um professor de Inglês. Os preços a pagar variam em função do professor que escolheres.

Portanto, para teres uma ideia do que esperar, vê que há professores que cobram apenas 5 dólares (pouco mais de 4 euros ou cerca de 27 reais) por aula enquanto alguns podem cobrar 50 dólares (272 reais ou 42 euros).

Assim, o ensino online é ajustado a cada utilizador. De tal forma que este pode até escolher o tema a abordar na aula.

Imagina que tens de preparar uma conferência internacional sobre Marketing – assim, podes treinar diretamente aquilo de que vais falar com o professor. Ou então, podes simplesmente abordar um tema de que gostes muito, como, por exemplo, a Jardinagem.

Udemy

O Udemy é outra plataforma que tem um a infinidade de cursos de Inglês online, mas não só. O site também tem conteúdos de aprendizado sobre outros temas.

Esta plataforma permite ter acesso a cursos para todos os gostos e graus de aprendizagem. Assim, podes encontrar opções para melhorar a gramática, o vocabulário ou a conversação, bem como para aprender a escrever melhor ou a pronunciar melhor as palavras.

Além disso, também podes encontrar alternativas como “Inglês de Negócios” ou como “Ensinar Inglês”.

Mas a grande virtude do site é que te deixa pesquisar cursos por “Classificação mais alta” ou “Mais novo”, e ainda por Nível, desde o Iniciante ao Especialista.

Contudo, também podes fazer a busca por preço ou por outros critérios, o que facilita a experiência do utilizador no site.

Porém, tens de saber distinguir o trigo do joio, ou seja, diferenciar entre os melhores e os piores cursos. A plataforma não faz essa avaliação, a não ser quando os utilizadores os classificam e ela os ordena em função disso.

EF English Live

A EF English Live é uma plataforma que está online desde 1996 e que tem vivido um crescimento bastante interessante em países como o Brasil.

O site oferece uma “experiência imersiva”, “flexibilidade e praticidade”, com aulas práticas e ensino interativo. Além de aulas individuais, também disponibiliza aulas em grupo e acesso a conteúdos vários, bem como professores nativos de Inglês.

Contudo, a plataforma exige um investimento que pode não ser apelativo para toda a gente.

Assim, o plano básico mensal custa 199 reais (cerca de 30 euros) por mês, enquanto que assinar um plano básico trimestral dá um desconto, ficando o preço a 179 reais (à volta de 27 euros) por mês. O pacote Premium está com preço sob consulta.

Wall Street Institute

No Wall Street English, uma cadeia de escolas de Inglês que está bem implantada em Portugal há mais de 20 anos, há uma mistura de aulas presenciais e aulas online.

O método de ensino assenta no Inglês blended, como se refere no site, com uma “mistura de autoestudo e aulas conduzidas por professores”, quer online, quer de forma presencial. Assim, o aluno tem a possibilidade de escolher o que melhor se ajusta à sua preferência ou disponibilidade.

Portanto, pode conciliar o estudo online com a aprendizagem numa sala de aula real, cara-a-cara com o professor. Mas também pode decidir que não tem tempo de ir à escola, mantendo a aprendizagem online.

Os preços da plataforma são facultados após pedido de consulta, sendo que dependem do plano de estudos personalizado para cada estudante.

colando papel na parede

3. Os melhores cursos de Inglês online gratuitos

Pela Internet também é fácil encontrar várias alternativas de cursos de Inglês gratuitos. Portanto, basta ter vontade e tempo para selecionar entre os melhores e os que podem ser escolhas menos interessantes.

Vamos dar-te uma ajudinha, com a indicação dos cinco melhores cursos de Inglês online gratuitos…

Coursera

A plataforma Coursera tem parcerias com algumas das Universidades líderes mundiais, como, por exemplo, o Imperial College de Londres. Assim, oferece soluções flexíveis online adaptadas e reconhecidas para utilizadores únicos ou para empresas e organizações.

Portanto, integra programas de graduação e com certificados em várias áreas, sendo o Inglês uma das suas especialidades.

A plataforma permite aprender ao ritmo de cada um, incluindo vídeos, questionários e exercícios para confirmar os aprendizados. Além disso, permite a troca de informações com outros estudantes, o que pode ajudar a tirar dúvidas e a enriquecer o conhecimento.

Future Learn

Esta plataforma online é detida por uma empresa inglesa especializada no Ensino à distância. Também tem parcerias com várias Universidades e instituições, oferecendo um nível de ensino considerado elevado e de grande competência.

Contudo, é preciso sublinhar que o Future Learn está mais adequado para as pessoas que já têm um conhecimento médio de Inglês. Até porque o site é todo em Inglês, o que pode ser difícil de entender por quem não domina a Língua.

Mas o site ainda permite obter certificados académicos ou profissionais, atestando as aprendizagens conseguidas nos diversos programas de ensino.

Massive Online Open Course – MOOC

MOOC é a sigla de Massive Online Open Course que significa, em Português, algo como Curso Online Gratuito e em Massa. Portanto, estamos perante cursos em ambientes virtuais para abranger um grande número de pessoas.

O conceito foi criado pela edX.org que é líder em cursos online, permitindo aprender Inglês, mas também disponibilizar formação a equipas de trabalho ou até criar o teu próprio MOOC.

Estes cursos MOOC destinam-se a qualquer pessoa, sendo gratuitos e permitindo a aprendizagem flexível de novas competências. Podem ser interessantes para preparar exames na Faculdade ou ainda para mudar de carreira, mas também para garantir uma promoção.

Open Learning

A Open Learning é a plataforma de ensino online da empresa australiana com o mesmo nome e que disponibiliza cursos abertos.

Assim, num ambiente virtual que assenta na experiência do utilizador, os alunos podem aprender com especialistas que partilham as suas competências.

A plataforma tem parceria com diversas universidades e combina cursos profissionais com cursos menos académicos, mais focados em experiências ou conhecimentos da vida.

Mas repara que também se podem procurar cursos por instituições na plataforma, bem como por áreas profissionais ou por setores, entre outros filtros disponíveis.

Nota, contudo, que há alguns cursos que são pagos.

World Education University

Esta plataforma norte-americana está focada num nível de ensino superior, visando estudantes universitários ou com algum conhecimento de Inglês.

Assim, fala-se em “Educação Adulta Acelerada”, sendo que o foco é na aprendizagem contínua para pessoas que querem melhorar a progressão na carreira, mudar de profissão ou entrar pela primeira vez no mercado de trabalho, como se explica no site da plataforma.

Também integra parcerias com várias Universidades e Escolas dos EUA, o que permite o enriquecimento da livraria online da plataforma.

Além disso, emite certificados dos cursos concluídos. Mas destina-se a estudantes com um nível médio de Inglês.

melhores cursos de ingles

4. As melhores apps para aprender Inglês sozinho / a

Os telemóveis são, cada vez mais, o meio utilizado pelas pessoas para acederem à Internet. Por isso, também tem crescido o número de aplicações que nos permitem fazer quase tudo nesses dispositivos móveis, incluindo aprender Inglês.

Esta via móvel é excelente para aproveitar bem o tempo nos dias apressados em que vivemos, uma vez que as apps de ensino de Inglês permitem o acesso a qualquer momento. Assim, pode-se aprender no ginásio, no metro ou até no trânsito.

Portanto, espreita algumas apps para aprenderes Inglês em todo o lado…

Duolingo

Esta app é grátis, mas inclui compras dentro da aplicação. Está disponível para Android e iPhone e é uma das mais populares no ensino de Línguas, pois não está focada apenas no Inglês.

O método utilizado assenta numa aprendizagem divertida, com uma vertente muito prática, com exercícios escritos e de leitura, mas incluindo também voz. Além disso, assenta numa componente bastante visual e permite uma aprendizagem que vai do Básico ao Fluente.

Wlingua

Esta aplicação tem uma versão gratuita e outra paga que garante acesso a mais funcionalidades e a mais aulas. Contudo, na versão gratuita é também possível ter acesso a diversas lições e a praticar o Inglês de forma fácil.

A app grátis está disponível para Android e iPhone.

HelloTalk

O funcionamento desta app grátis, com versões para Android e iPhone, é um pouco distinta das anteriores. Portanto, o foco, neste caso, é na conversação com nativos de Inglês.

Assim, a aplicação permite selecionar um idioma e encontrar pessoas com o Inglês como Língua-mãe para praticar o vocabulário.

A app disponibiliza ferramentas aos utilizadores para ajudar nas conversas, como, por exemplo, a troca de idioma. Portanto, permite dividir o tempo de uma conversa para que as duas pessoas aprendam os dois idiomas.

Além disso, a app permite adicionar interesses de modo que pessoas com os mesmos gostos se juntem numa conversa, o que garante que não faltam temas para falar.

Cambly

Nesta app, os utilizadores podem contactar com professores de Língua Inglesa de países como Reino Unido, EUA, Canadá e Austrália. Assim, podem praticar o Inglês diretamente com quem melhor sabe do assunto.

Além disso, podem escolher os temas das aulas, por exemplo, pronúncia, gramática, conversação, entre outros.

A app é grátis e está disponível para Android e iPhone.

EWA English

Este aplicativo permite aprender o Inglês a partir de diferentes temáticas, como, por exemplo, “Inglês para negócios”. A estrutura do aprendizado está organizada por níveis como fosse um jogo. Assim, o utilizador vai progredindo, subindo de nível à medida que o seu Inglês melhora.

Também é grátis e está disponível para Android e iPhone, incluindo recursos como audiolivros, conversas com personagens de televisão e cartões didáticos para ajudar com a gramática.

Mas estas são apenas algumas das muitas apps que existem por aí para ensinar Inglês. Basta procurares na Google Play Store ou na Apple Store. Há versões para todos os gostos! Só tens de procurar a que melhor se adequa às tuas necessidades e expetativas.

5. Sites para praticar Inglês

Além das apps, também há uma infinidade de sites que ajudam a aprender Inglês, com muitos recursos gratuitos. E é de alguns deles que vamos falar-te de seguida…

Cambridge Assessment English

Na página do programa Cambridge Assessment English, que integra a famosa Universidade de Cambridge, existem muitos recursos de acesso livre para lá das informações sobre os cursos pagos que são ministrados, maioritariamente, de forma presencial.

Assim, o site dá dicas sobre a preparação de exames, atividades para estudantes, FAQs e até jogos. Para ajudar os alunos de Inglês, também se pode ter acesso a listas de vocabulário e guias de exame que se podem descarregar de forma grátis.

No site Write & Improve, que também integra o prestigiado programa de Inglês, pode-se melhorar a escrita em Inglês de uma forma muito visual e simples.

British Council

Na página do British Council, um dos institutos de Inglês mais conceituados do mundo, há também múltiplos recursos de acesso livre, incluindo apps, atividades, jogos, vídeos e áudios. Estas ferramentas incluem exercícios de compreensão e de gramática.

Além disso, também podes fazer a preparação para testes de Inglês reconhecidos internacionalmente, como por exemplo o IELTS ou o Cambridge English Language Assessment, que são necessários para estudar ou trabalhar em alguns países.

Babbel

Este site permite aprender Inglês de forma interativa, quer para iniciantes na Língua, quer para quem já tenha conhecimentos avançados.

Além do Inglês, ensina também outros idiomas e disponibiliza lições e revisões para aprender a Língua desejada ao próprio ritmo de cada um. Assim, pode-se escolher quanto tempo se quer dedicar à aprendizagem – por exemplo, 15 minutos por dia ou uma hora diária.

A plataforma permite treinar a pronúncia através de um sistema de reconhecimento de voz e ajuda a enriquecer o vocabulário com exercícios interativos e que assentam na diversão.

Busuu

O Busuu é uma espécie de rede social para aprender Línguas online. O projeto assenta num princípio de colaboração, em que a comunidade se interajuda no sentido de melhorar as capacidades dentro do idioma desejado.

A plataforma é usada por mais de 60 milhões de utilizadores em todo o mundo, disponibilizando lições orientadas por profissionais e com planos de estudos personalizados. A filosofia do site assenta na ideia de aprender Inglês com apenas 10 minutos de estudo por dia.

O registo pode ser feito com o perfil do Facebook ou com a conta Google e é gratuito. Contudo, há uma versão Premium paga com acesso a recursos exclusivos, por exemplo, o mod offline e a conversação com falantes nativos.

Memrise

Este site está focado, sobretudo, em pessoas que já sabem algum Inglês, mas que pretendem melhorar o seu vocabulário. Contudo, é possível escolher o nível de aprendizagem em que se está, para poder adaptar o programa às capacidades de cada um.

O método de ensino desta plataforma inglesa assenta na repetição espaçada de cartões para incentivar a apreensão do idioma. Além disso, o site tem um blogue com dicas, notícias e histórias que ajudam a reforçar o aprendizado da Língua.

6. Canais do Youtube para aprender inglês

Outra boa opção para aprender Inglês passa pelo YouTube, onde existem vários canais dedicados ao ensino da Língua. Há opções para diferentes níveis de domínio da Língua, desde o iniciante ao mais avançado. Mas também há formas diferentes de apresentar os conteúdos.

Alguns dos canais mais conhecidos para quem fala Português e quer aprender em Inglês são os seguintes:

A título de exemplo, o canal Ask Jackie é de uma professora de Inglês norte-americana que morou no Brasil durante 10 anos, até 2019. Ela apresenta vários conteúdos de forma descontraída e leve, o que permite assimilar a matéria de forma fácil.

Deixamos aqui um dos seus vídeos, onde ela apresenta o que chama de “flash classes”, com algumas dicas básicas e curtas sobre formas corretas de usar certos termos em Inglês.

Também há outros canais do YouTube destinados a pessoas que já falam o Inglês, nos estádios Intermédio e Avançado, mas que pretendem melhorar a Língua. Alguns exemplos são os seguintes:

No caso do canal Rachel’s English, ensina-se Inglês americano, com foco na forma como as palavras se dizem e se pronunciam nos EUA. O vídeo que se segue é um dos exemplos que se pode encontrar no YouTube, com dicas sobre roupas e sobre a forma correta de dizer os termos em Inglês dos USA!

7. Livros em Inglês grátis

Mas, para lá das apps, dos sites e dos vídeos, há ainda livros em Inglês que se podem descarregar online e de forma gratuita. Ler é uma excelente forma de melhorar o vocabulário para quem já domina o idioma.

Assim, podes encontrar todo o tipo de livros em sites como Many Books, Project Gutenberg e Read Print que disponibilizam obras online ou para download.

Concluindo…

Como vês, há uma infinidade de recursos e cursos, sejam pagos ou gratuitos, que podes aproveitar para melhorar este idioma que é tão importante no mundo do trabalho.

Deixamos algumas ideias dos melhores cursos de Inglês online para decidires qual será o ideal para ti. Aproveita as dicas e reforça os teus conhecimentos!

2 comentários em “Descobre os melhores cursos de Inglês online”

  1. falando sobre vários cursos, e ainda mais cursos de idiomas, não posso deixar de adicionar a plataforma de aprendizado de idiomas Englishpapa a esta lista, pois foi aqui que experimentei pela primeira vez todas as delícias desse idioma, e depois, ainda que um pouco, juntei-me à sua prática, que já agora me permite sentir-me confortável em qualquer situação em que a sua utilização seja necessária

  2. Para estudar inglês e se preparar para exames, recomendo a escola online EnglishPapa.
    Os professores encontrarão uma abordagem para qualquer aluno, mostrarão que aprender inglês é interessante.
    Após o treinamento, é emitido um certificado internacional. A aula experimental é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima