10 fantásticos empregos de verão para ganhar dinheiro (com diversão)

Empregos de verão

As férias são perfeitas para descansar e o verão é a época preferida da maioria para o fazer. Mas há sempre empregos de verão que são ótimos para ganhar dinheiro com (alguma) diversão. Vens descobrir as opções mais fantásticas…

Muitas pessoas trabalham o ano todo à espera daqueles dias de férias que permite descansar e recuperar forças. Mas há quem aproveite precisamente o tempo das férias dos outros, que é habitualmente o verão, para realizar trabalhos temporários e ganhar algum dinheiro.

Assim, os empregos de verão são uma ótima alternativa para estudantes, por exemplo, até porque há opções que se podem realizar em part-time. Deste modo, ainda pode dar para aproveitar uma praia, ou para estar com os amigos, enquanto também se consegue trabalhar por algumas horas e amealhar dinheiro.

Mas, em algumas circunstâncias, é possível aliar o útil ao agradável, já que existem empregos de verão que podem ser fantásticos para te divertires. Vem conhecer alguns exemplos…

Os 10 melhores empregos de verão

Se tens interesse num emprego de verão, ou mesmo se ainda não tinhas pensado nisso, espreita as seguintes 10 profissões que são ótimas para ganhar dinheiro enquanto encontras motivos para diversão. Afinal, esse é o sonho de todos: ser feliz a trabalhar!

1. Nadador-salvador / Salva-vidas

Ser Nadador-salvador, ou Salva-vidas, é um dos mais entusiasmantes empregos de verão, pois permite passar o dia todo na praia. Isso parece bem divertido, certo?

Na verdade, a profissão tem um certo carisma porque, afinal, no mundo do cinema, os Salva-vidas são sempre uns “gatos” que, ainda por cima, costumam ficar com a beldade. A vida real pode ser bem diferente! Mas, ainda assim, é um emprego de verão ideal para quem sabe nadar bem e gosta muito de praia.

De qualquer modo, também é um trabalho desafiante e de grande responsabilidade, pois o Nadador-salvador tem nas mãos a segurança das pessoas.

2. Empregado de Bar (Barman/Barmaid)

Trabalhar como Barman/Barmaid é outro bom emprego de verão, especialmente nas cidades mais turísticas. As movimentações de visitantes fazem aumentar a necessidade de trabalhadores nos bares e locais de restauração em geral. Portanto, há sempre muita oferta de emprego para este tipo de funções.

Mas, além disso, também podes trabalhar como Empregado de Mesa num bar de praia, ou numa esplanada. É mais uma forma interessante de ganhar dinheiro, pois permite conhecer pessoas. Essa é também a mais-valia do trabalho como Barman.

Contudo, para abraçares este emprego de verão, tens de ter jeito para pessoas e muita simpatia!

3. Guia Turístico

O Guia-Intérprete é mais um emprego de verão ótimo para pessoas sociáveis. Além do mais, pode permitir umas boas viagens e experiências turísticas!

O papel destes profissionais é acompanhar turistas durante visitas e viagens, descrevendo os locais e partilhando dados curiosos e relevantes. É uma área que pode ser explorada de diversas formas, abrangendo interesses distintos, desde o Olivoturismo ao Turismo Equestre, passando pelo Enoturismo ao Ecoturismo.

Mas é um trabalho onde convém ter uma boa capacidade para contar histórias, bem como apetência para memorizar informação e para lidar com diferentes tipos de pessoas.

4. Vendedor de bolas de berlim

Comer um bola de berlim na praia é um “must” para muitos portugueses. Trata-se de combinar dois prazeres muito distintos, mas já se tornou uma tradição para muitas das pessoas que se deslocam às praias nacionais.

Portanto, ser Vendedor Ambulante de Produtos Alimentares pode ser outro bom emprego de verão. E acreditas que até se ganha bem? É verdade. É só fazer contas porque, afinal, as bolas de berlim na praia não são assim tão baratas.

Mas o vendedor ambulante pode vender ainda outros produtos, tanto na praia como nas ruas, ou em outros espaços. Deste modo, há muito por onde explorar uma área onde a qualidade e a segurança alimentar são essenciais.

5. Dog Walker

Para quem gosta de animais, ser Dog Walker pode ser um ótimo part-time de verão. Se estás à nora com o que é isto, vamos explicar-te. É um “passeador de cães”, um trabalho que está em crescimento porque cada vez mais as pessoas se preocupam com o bem-estar dos seus animais de estimação.

Contudo, muitas vezes, os donos não têm tempo para levarem os seus cães à rua e passarem momentos de lazer com eles. Assim, surge o Dog Walker como um ajudante essencial.

Há várias cenas de filmes que envolvem este trabalho, o que só reforça o lado romântico da profissão – que até pode abrir a porta a uma conquista amorosa. Afinal, ninguém resiste a um cão bonacheirão, quanto mais a vários!

6. Pet sitter

Se adoras animais, este é mais uma excelente opção como emprego de verão. O Pet sitter, como o nome indica, é uma espécie de ama de animais que se dedica a cuidar deles enquanto os seus donos estão a trabalhar, ou de férias.

Neste tipo de trabalho, as tuas tarefas incluem alimentar e limpar os animais, bem como as suas porcarias. Além disso, poderá ser preciso passeá-los. Parece bem divertido, certo? Tirando a parte das sujidades…

7. Ama ou Baby-Sitter

Além dos animais, também as crianças precisam de ser cuidadas e há muitas família que precisam de ajuda nesse sentido. É aqui que surgem a Ama e a Baby-sitter como profissional essencial.

A profissão pode incluir dar e preparar refeições, mudar fraldas, dar banho, além de atividades educacionais e lúdicas. Estes cuidados implicam grande responsabilidade e, por isso, tens de adorar crianças para teres condições para lidares com elas.

É mais um emprego de verão ideal para pessoas sociáveis e que é um “salva-vidas” para aqueles pais que querem passar dias mais descansados enquanto alguém cuida dos seus filhos.

8. Professor de Natação

Quem não sabe nadar, lembra-se sempre, no verão, de como isso limita a diversão nesta altura do ano. Assim, é sempre uma boa altura para aprender a nadar. E que tal ser Professor de Natação para ajudar?

Estes profissionais podem ensinar adultos e crianças, passando-lhes as melhores técnicas e definindo planos adequados a cada idade. Portanto, tens de ter alguma capacidade para ensinar, bem como tato para lidar com pessoas distintas.

9. Personal Trainer

É quando o verão chega que pensamos que teria sido bom ir ao ginásio mais vezes, ao longo do ano. Mas, entre a preguiça e a falta de tempo, há muito quem falhe nessa meta e acabe por chegar às férias com aqueles quilinhos a mais! Assim, o Personal Trainer vem à baila como uma solução! Pode ser que, ainda antes do verão, cheguemos à forma desejada!

Mas este tipo de serviço é procurado ao longo de todo o ano, sendo uma das profissões com maior saída em Portugal. E garante bons rendimentos porque se paga bem!

Também é uma excelente ideia para um part-time de verão que, ainda por cima, permite um contacto contínuo com o desporto – e isso é ótimo para quem gosta de atividade física!

10. Caçador de Bolas de Golfe

É possível que nunca tenhas ouvido falar do Caçador de Bolas de Golfe, mas acredita que é mesmo uma profissão. Nesta função, o trabalho é recuperar as bolas perdidas nas tacadas dos golfistas, sobretudo aquelas que vão parar ao fundo de lagos e que são mais difíceis de apanhar.

Portanto, tens de saber nadar e mergulhar para poderes ir lá ao fundo buscar o teu “tesouro”. É que a profissão até é bem paga! Mas em alguns países, pode implicar um perigo considerável, pois alguns lagos têm crocodilos. Muita adrenalina, está visto!

Quais são as vantagens dos empregos de verão?

Ter um emprego de verão pode parecer algo bem chato! Afinal, é quando mais apetece descansar à beira da piscina, ou na praia, sem ter preocupações de aturar chefes. Porém, é uma boa alternativa para quem precisa de ganhar um dinheiro extra.

Uma das principais vantagens de ter um part-time de verão é, precisamente, a natureza temporária do trabalho. Já sabes que será só por pouco tempo, pelo que não terás tempo de ficar desmotivado.

Além disso, em muitos casos, há flexibilidade de horários, o que será excelente para conciliar com outras atividades.

Na perspetiva dos mais jovens, sobretudo dos estudantes ou recém-formados, um emprego de verão é uma forma fácil de conseguir experiência de trabalho. Mesmo que seja numa área diferente da sua formação, esse dado pode ser uma mais-valia para entrar no mercado de trabalho. É uma forma de mostrar responsabilidade e maturidade a um potencial empregador.

Por outro lado, os empregos de verão podem ajudar-te a encontrares a tua vocação. Quando as pessoas se sentem perdidas, sem saber o que fazer com o seu futuro, experimentar um part-time será ótimo para perceber o que te cativa e o que procuras no mercado laboral.

Mas se te sentires completamente à nora, aproveita para fazer Testes Vocacionais para chegar à tua profissão ideal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima