Geografia: O que os outros pensam vs Realidade

geografia o que os outros pensam vs realidade
Profissões Relacionadas

O que é, afinal, a Geografia? O que fazem os geógrafos no seu trabalho? Será que a ideia que temos de Geografia é exatamente aquilo que é na realidade? É isso que vamos ver aqui!

É muito provável que, ao pensares em Geografia, te venha à cabeça um atlas, ou um mapa. Mas será que esta ciência só diz respeito a isso? 

Pois bem! Quando a maioria das pessoas pensa num geógrafo, quase que lhe vem à ideia um “atlas humano”, ou seja, alguém que sabe todos os países, capitais, cidades, rios e mares…

Mas será que é isso mesmo? 

Vamos descobrir!

Como os outros olham para a Geografia

A maior parte das pessoas olha para a Geografia como a ciência que estuda os países, as suas capitais, rios, mares, montanhas e outros elementos físicos do planeta. 

Para a sociedade em geral, o geógrafo é a pessoa que sabe onde fica cada um dos países, conhece as suas capitais, as várias cidades, e sabem identificá-las num mapa ou num atlas. 

Existem também pessoas que pensam que os geógrafos são professores de Geografia, cuja função é ensinar as capitais aos alunos. 

Mas será que isto tem alguma coisa a ver com a realidade?

Talvez te interesse ler também: Antes e Depois: Sabias que professores tinham de pedir permissão para casar ao ministro?

Como é a Geografia na realidade

A Geografia, antes de mais nada, é a única ciência social que é uma ciência natural ao mesmo tempo. O geógrafo faz a análise e estuda as interações entre o espaço geográfico e social.

Afinal, não se trata de ser um atlas humano, nem sequer saber todas as capitais do mundo!

Falamos do estudo de vários fenómenos ou componentes. São eles:

  • Físicos (geologia, solo, recursos naturais, clima, recursos hídricos, paisagem, geomorfologia)
  • Biológicos (fauna e flora)
  • Humanos (social, cultural, económico e político)

Lê também: Sabias que há apanha-bolas no golfe? E é uma profissão muito bem paga

E sabias que a geografia tem um papel central nas guerras? Pois é!

A maior parte das guerras começa devido a tensões territoriais. Mas não só na origem das guerras a geografia tem influência. Durante as batalhas, são usadas diferentes táticas de guerra, as quais são determinadas por diferentes fatores, como, por exemplo:

  • Relevo
  • Vegetação
  • Clima

Portanto, se achavas que o geólogo era um profissional banal, estavas redondamente enganado!

O que faz o Geógrafo?

O foco do trabalho do geógrafo não é decorar o mapa-mundo! Ele pode trabalhar em diversas áreas, como, por exemplo: 

  • Reconhecimento – Estuda e analisa o impacto dos seres humanos e das suas atividades no meio ambiente / geográfico, fazendo o diagnóstico, prognóstico e um mapeamento 
  • Levantamento – Recolhe dados geográficos com a ajuda da tecnologia mais recente, como, por exemplo, GPS, imagem de satélite, mas também com metodologias mais conhecidas, como o inquérito por questionário.
  • Pesquisas / Investigação – Organiza as informações geográficas recolhidas em mapas, tabelas e gráficos, tirando conclusões que sejam úteis para a sociedade.

Não é nada daquilo que pensavas sobre Geografia, pois não? O geógrafo é, com toda a certeza, um dos profissionais mais importantes que temos. Eles são capazes de: 

  • Delimitar áreas florestais de conservação
  • Resolver problemas relacionados com os recursos naturais, com o objetivo de conservá-los
  • Resolver questões relacionadas com os recursos hídricos
  • Ajudar no planeamento urbano
  • Trabalhar em pesquisas de mercado
  • Caracterizar a biodiversidade
  • Dar o contributo para as políticas de povoamento
  • Ajudar na valorização do solo 
  • Realizar relatórios sobre o impacto ambiental, com o intuito de melhorar o meio ambiente

Podemos dizer, então, que o geógrafo é a pessoa que nos permite ter um entendimento do mundo como um todo, pois ele estuda a relação do Homem com o meio em que vive. 

Sabe mais sobre a Profissão de Geógrafo aqui!

Concluindo…

Se eras uma das pessoas que pensava que a Geografia dizia respeito só a mapas, com toda a certeza, ficaste boquiaberto ao perceber a grandeza desta ciência humana e natural. 

Sem dúvida, os geógrafos não estão assim tão preocupados em saber as capitais ou as cidades de um país. Eles preocupam-se em entender, de facto, qual a amplitude das relações entre o ser humano (sociedade) e o meio envolvente (regional e mundial).

Ficaste interessado em seguir Geografia? Então não deixes de consultar o Guia das Profissões com tudo o que precisas de saber para entrar nesta carreira com o pé direito!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top