Gestos do Maestro: O que querem dizer?

Gestos do Maestro: O que querem dizer?

Já te perguntaste sobre o que é que os gestos do Maestro querem dizer? Sabias que todos os movimentos que faz têm um significado? Vem perceber esta linguagem tão singular…

Durante as performances de orquestras, os gestos do Maestro são, só por si, um espetáculo dentro do espetáculo! Há alguns Regentes que são mais espetaculares do que os outros. Mas todos querem dizer alguma coisa aos músicos com os gestos que fazem.

As mãos movimentam-se para cima e para baixo, para a direita ou para a esquerda, com uma intenção clara. É óbvio que o objetivo é orientar os músicos durante a sua atuação, para que a Música saia como deve ser.

Mas se pensas que os gestos do Maestro são completamente aleatórios, é um engano!

Todos os movimentos de um Maestro, durante uma atuação, têm um significado. São, portanto, uma linguagem específica, e universal, o que significa que todos os Regentes do mundo os executam de forma semelhante.

Vem entender alguns dos gestos mais utilizados pelos Maestros no seu trabalho de conduzir uma orquestra…

Os principais Gestos do Maestro

Antes de falarmos dos gestos do Maestro, tens de perceber que o trabalho de um Regente de orquestra é dar vida a uma partitura musical.

Portanto, não se trata apenas de saber tocar bem as notas, mas antes de as interpretar e de as deixar como deve ser, pois é importante que a música brilhe na sua perfeição.

Assim, para começar, vamos dividir os gestos do Maestro em dois grupos: os movimentos da mão direita e os movimentos da mão esquerda.

Gestos do Maestro com a mão direita

Um Maestro destro também usa a mão direita para segurar a batuta. E, portanto, é com os movimentos desta mão que controla o andamento da música.

Quando faz um movimento ascendente com a batuta, os músicos já sabem que vem aí uma batida forte. Mas só quando move a batuta para baixo é que assinala a verdadeira batida descendente.

A forma mais apressada ou mais lenta conforme move a batuta é que controla o ritmo da música.

Repara que há Maestros que não gostam de usar batuta e que preferem fazer os gestos simplesmente com as mãos. Nesses casos, a linguagem é a mesma, embora sem a presença do objeto que caracteriza a profissão.

Gestos do Maestro com a mão esquerda

Os movimentos executados pelo Maestro com a mão esquerda dão aos músicos diversos tipos de instruções, por exemplo, quando uma certa secção deve entrar na música, ou quando deve sair. Nesse sentido, o Regente usa o dedo indicador para apontar diretamente para a secção, ou para o músico que deseja conduzir.

Além disso, os gestos do Maestro com a mão esquerda também servem para eliminar alguns movimentos musicais. Para isso, o Regente move a mão e fecha o polegar e os dedos.

Quando o Maestro acha a mão, com a palma virada para baixo, quer dizer que pretende sons suaves e constantes. Mas, para cortar a música de forma rápida, coloca a mão em concha e movimenta-a, depressa, para baixo.

Nota que a velocidade e a intensidade dos gestos do Maestro influenciam a velocidade e a forma mais intensa, ou menos intensa, com que os músicos tocam.

A batida e o ritmo

Já reparaste, certamente, que quando um pouco antes de uma música de orquestra começar, o Maestro, ou a Maestrina, levanta a mão. Isto indica que a música está prestes a começar.

Assim, os Músicos podem preparar-se de antemão, colocando os instrumentos na devida posição, para ficarem atentos e para que nenhuma nota saia ao lado.

Só depois de confirmar que todos os músicos estão preparados é que o Maestro dará início à performance. Em algumas situações, pode indicar ao Pianista para que toque um acorde, pois isso ajudará os músicos a entenderem como devem começar a tocar.

Ao longo da performance, o Maestro traça formas no ar que medem e indicam cada batida, segundo as mudanças necessárias para que os músicos façam brilhar a partitura musical.

No caso do chamado tempo forte, ou seja, a primeira batida de um compasso, o Maestro muda a direção da batuta, ou só da mão, de forma instantânea.

Dinâmica da música

Um Maestro pode orientar os músicos, em termos da dinâmica da peça, de diversas formas. Mas é certo que quanto maiores forem as formas dos seus movimentos, mais altos devem ser os sons.

Assim, pode usar a mão que está sem batuta para mudar a dinâmica, por exemplo, com um movimento para cima a indicar um crescendo, e um gesto para baixo a representar um diminuendo.

O Maestro Alan Gilbert explica

O Violinista Alan Gilbert, atual Diretor Musical da Ópera Real Sueca, está entre os Maestros mais conceituados do mundo. O ex-Diretor Musical da Filarmónica de Nova Iorque fala, no vídeo que se segue, do papel dos Regentes e de como devem atuar…

Maestros também podem dar dicas

Além dos gestos típicos de um Maestro, há também outras indicações que os Regentes podem dar à orquestra ao longo de uma performance. Estamos a falar do que são, sobretudo, dicas ou sugestões, mas que são essenciais.

Assim, o Maestro, ou Maestrina, pode sinalizar as entradas de uma certa secção para ajudar os músicos a tocarem em conjunto e nos tempos devidos. Essa sinalização até pode ser essencial também para os Cantores envolvidos no espetáculo.

Estes sinais podem ser feitos por meio de inalações ou até fungadelas, ou ainda por meio de contacto visual, olhando para o músico/músicos que querem orientar.

Repara que estas deixas, que costumam ficar longe do alcance dos espetadores, são vitais para que os artistas entendam quando é o momento perfeito para entrarem, ou mudarem alguma coisa.

Em conclusão…

Quando se assiste a um concerto sinfónico, é maravilhoso ver a comunhão entre a orquestra e o seu condutor. Chega a parecer uma coreografia de dança! Mas nem toda a gente consegue perceber o que é que todos aqueles gestos, de batuta em riste, querem dizer.

Agora que aqui chegaste, já percebeste um pouco melhor os gestos do Maestro durante as atuações. Assim, no teu próximo concerto sinfónico, poderás apreciar ainda mais a música e a magia do Maestro!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top