Gostas de Futebol? 9 Profissões que vais adorar

profissões ligadas ao futebol

És um apaixonado por futebol? Adoravas trabalhar com alguma coisa relacionada, mas não tens um talento especial para jogador? Então está na hora de conheceres estas profissões ligadas ao futebol!

É normal pensar logo em jogador de futebol quando falamos em futebol, mas este é um mundo que contrata dezenas de profissionais, e todos eles são importantes. 

Estás curioso para saber quais são essas profissões? Então segue connosco!

TOP 9 Profissões para quem gosta de Futebol

Sabias que não precisas ser um craque da bola para trabalhar em futebol? É verdade! Muitas profissões que estão ligadas a este desporto nem sequer precisam de uma formação que te faça correr atrás de uma bola!

Existe uma série de opções, desde profissões ligadas ao jornalismo até à medicina. Portanto, se gostas de futebol e ainda não sabes bem que profissão seguir, está na hora de conheceres estas 9 carreiras que te podem encaixar como uma luva.

Também te pode interessar ler: Sabias que há apanha-bolas no golfe? E é uma profissão muito bem paga

1 – Fisioterapeuta

O fisioterapeuta pode especializar-se na área do desporto. Quando trabalha na área do futebol, ele vai ficar encarregue de acompanhar os jogadores para que eles estejam em boas condições físicas para os treinos e jogos. 

Como sabemos, os jogadores profissionais sofrem várias lesões ao longo da carreira, umas mais graves do que outras. Para conseguirem recuperar, é essencial o acompanhamento por um fisioterapeuta desportivo.

Portanto, se gostas de futebol e queres ter uma carreira com um bom salário, esta é uma das melhores profissões que podes ter!

2 – Nutricionista

Da mesma forma que os jogadores de futebol profissionais precisam ter atenção a pequenas lesões e contusões, também necessitam ter cuidado com a alimentação. Sem dúvida, este é um dos aspetos da sua vida que requerem maior cuidado. 

Qualquer atleta, seja ele do futebol, natação, ginástica olímpica, ou qualquer outro desporto, precisa ter muita atenção com o que come. Sabendo que o que ingerimos está diretamente relacionado com a nossa saúde, é um fator ainda mais importante na vida dos desportistas, para conseguirem ter o máximo rendimento durante os jogos/provas e treinos. 

Nesse sentido, o nutricionista é um dos profissionais mais importantes para garantir que os jogadores estão sempre na sua melhor forma, saudáveis e capazes de tirar partido do seu corpo em prol do desporto. 

3. Médico

O médico de medicina desportiva é outro profissional indispensável no futebol. Ele trabalha com os atletas de forma individual e acompanha-os ao longo das suas carreiras. Este médico é capaz de fazer avaliações médicas dos jogadores para perceber se está tudo bem e se podem jogar profissionalmente, assim como faz o acompanhamento dos atletas ao longo da carreira desportiva. 

4. Psicólogo

Ainda dentro da área da saúde, uma profissão que também podes seguir se quiseres trabalhar com futebol é a de psicólogo

Quem disse que a vida de um jogador de futebol era fácil? Não é! Assim como qualquer outra profissão, os atletas sofrem muita pressão, stress, e as suas vidas pessoais acabam por ficar “para trás” enquanto estão no auge das carreiras. 

Por isso, e para garantir que os jogadores estão bem psicológica e emocionalmente, existem psicólogos que acompanham os atletas. Garantir que estão bem mentalmente é essencial para que os jogadores consigam dar o seu melhor nos jogos. 

5. Fotógrafo de Futebol (desportivo)

fotógrafo futebol

Achavas que só havia profissões ligadas à área da saúde? Estavas muito enganado! O futebol é um mundo enorme, no qual cabem várias áreas profissionais, até mesmo a fotografia! 

Basta pensar que todas as notícias de futebol têm uma imagem, ou várias, que as acompanham. Quem consegue essas imagens é, precisamente, o fotógrafo. Além de fotógrafo para um jornal, podes trabalhar diretamente com os clubes na criação de campanhas publicitárias, por exemplo. 

6. Jornalista

Os jornalistas podem especializar-se em várias áreas. Uma delas é o desporto. Os jornalistas desportivos ficam responsáveis por criar as notícias sobre desporto, incluindo futebol. 

Eles vão a conferências de imprensa, entrevistam presidentes de clubes, jogadores, treinadores, entre outras personalidades importantes no mundo do futebol.

 Além de teres de saber escrever muito bem (afinal, não deixas de ser um jornalista só porque trabalhas na secção de desporto), é importante teres conhecimentos no meio.

Talvez te interesse ler também: As 7 Profissões mais Procuradas em 2021

7. Advogado

Jogador e clubes de futebol precisam ter consigo um bom advogado que garanta que os seus direitos são assegurados. O direito desportivo é uma área muito complexa e exige que os advogados se especializem nela para garantirem um bom serviço. 

Se gostas de futebol mas também tens uma paixão pelo Direito, esta pode ser a solução para as tuas dúvidas!

8. Estatístico

Achavas que os números iam ficar de fora da nossa lista? Nada disso! Também no futebol a matemática é importante, principalmente a estatística

Os resultados gerados a partir de estudos estatísticos dos jogos e treinos são essenciais para que um clube crie uma boa estratégia. 

Treinadores e empresários baseiam-se muito nesses resultados, por isso, se gostas de números, mas és um apaixonado por futebol, nada melhor que te tornares um estatístico desportivo. 

9. Relações Públicas no Futebol

Todos os clubes de futebol precisam ter uma pessoa formada em relações públicas, ou comunicação organizacional, para tratar de toda a agenda de eventos. 

É ele que faz com que as informações internas circulem dentro e fora do clube, organiza conferências de imprensa e até os eventos desportivos. 

Ele é o grande responsável por criar uma boa relação do clube com a imprensa, assim como é ele o principal responsável por criar uma boa imagem do clube perante o seu público.

Profissões e Futebol: Conclusão

Como pudeste ver ao longo deste artigo, existem inúmeras profissões ligadas ao futebol que não fazias a menor ideia. Por isso, mesmo que não tenhas talento para ter a “bola nos pés”, vais poder trabalhar de perto em outras áreas. 

Desde medicina, a jornalismo, fotografia ou até estatística, as oportunidades são muitas. Não há desculpa para não trabalhares com futebol. Se esse é o teu sonho, então arrisca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima