Há 7 tipos profissionais que nunca progridem na carreira. Serás um deles?

Há 7 tipos profissionais que nunca progridem na carreira

Achas que a tua carreira estagnou e não consegues progredir como profissional? Está na hora de te olhares ao espelho para descobrir que tipo de trabalhador és: descobre os 7 tipos de profissionais que nunca progridem na carreira.

Todos gostamos de pensar em nós próprios como profissionais exemplares, mas há uma realidade incontornável. Se algumas pessoas parecem subir de escada rolante até ao topo da carreira, há outras cujo crescimento profissional não evolui da forma desejada.

Portanto, se sentes que és um dos casos que está a estagnar e não consegues subir os degraus que desejas, é provável que reúnas as características de um dos sete perfis-tipo que nunca prosperam em ambiente laboral.

A Adecco Portugal identifica esses perfis e os passos que podes dar para modificar algumas posturas e progredir na tua profissão.

Os 7 tipos de profissionais que nunca progridem

1 – O inseguro

A falta de autoconfiança pode ser o que está a atrasar e a dificultar o seu crescimento profissional. A sua insegurança e falta de autoestima podem ter um grande impacto na carreira.

Dica para melhorar

Estás a ver-te ao espelho? Se duvidas muitas vezes de ti próprio no trabalho, tens de silenciar a tua crítica interior e deixar de pedir desculpa pelos erros detetados.

Procura antes registar as tuas realizações, sublinhando as áreas onde tiveste sucesso. A recolha de provas concretas dessas realizações pode melhorar a tua confiança.

Aproveita para ler Auto-estima: O que é e o que fazer para melhorar?

2 – O intriguista

Ninguém gosta de intrigas, mas todos os escritórios têm algumas pessoas que as provocam. No entanto, espalhar rumores sobre colegas de trabalho pode ter grandes e graves repercussões. Repara que os mexericos prejudicam as relações, mas não as constroem.

Dica para melhorar

Ninguém vai confiar num bisbilhoteiro, o que significa que a tua reputação no local de trabalho irá sofrer. Sair da bola-de-neve da maledicência do escritório vai melhorar as tuas relações com colegas que possas ter ofendido.

3 – O hipersensível

Tens dificuldade em aceitar críticas construtivas? Estás longe de estar sozinho, mas esse feedback construtivo é para te ajudar e não magoar. Além disso, pode ser uma ferramenta valiosa para o teu crescimento profissional. Assim, tens de desenvolver uma pele espessa que te impeça de seres uma daquelas pessoas que nunca prosperam no trabalho por causa disso.

Dica para melhorar

As pessoas que crescem na carreira profissional recebem, provavelmente, muitas críticas e nem todas positivas ao longo do percurso. Mas muitas vezes, as pessoas hipersensíveis são as suas piores críticas, o que pode dificultar a aceitação do feedback que recebem e uma mudança para melhor.

Por isso, terás de aprender a silenciar o diabinho da crítica que te suspira ao ouvido. Mas procura antes ouvir o que a outra pessoa está mesmo a dizer, por muito desconfortável que possa ser. A partir daí, cria um plano de ação para melhorar.

4 – O seguidor

Se acreditas mais no julgamento dos outros do que em ti próprio, é melhor preparares-te para assumir que o teu chefe irá escolher outro colega na hora de promover alguém da equipa. Vai, certamente, apostar em alguém a quem sabe que pode recorrer e que mostre iniciativa.

Dica para melhorar

Vê que chegar-se à frente é estabelecer-se como líder. Independentemente de se estar ou não numa posição de gestão, mostrar capacidades de liderança ajuda a ganhar visibilidade numa empresa, o que pode levar a mais oportunidades de progresso.

A tua melhor abordagem é criar oportunidades que te ajudem a diferenciar-te dos colegas em vez de os seguir. Contudo, para ganhares visibilidade, pensa em assumir um papel de liderança num comité ou equipa.

Mas precisas de construir primeiro a confiança? Podes começar a falar nas reuniões da equipa e a oferecer-te para liderar um projeto, pois o pior a fazer é “esconderes-te” no grupo.

Há 7 tipos profissionais que nunca progridem na carreira

5 – O perfil de baixo rendimento

Se encaixas nessa categoria, tens de melhorar o desempenho para promoveres o teu crescimento profissional. É algo incontornável!

Dica para melhorar

A chave para melhorar a qualidade do trabalho é obter um feedback construtivo do teu gestor direto sobre as áreas onde tens mais problemas. Descobre porque não estás a corresponder às suas expetativas.

Mas se o teu chefe tiver uma abordagem de gestão mais descontraída, deves pedir-lhe ativamente o feedback para melhorares o desempenho.

6 – O sabe-tudo

Um sabe-tudo é a primeira pessoa a avaliar qual deve ser o orçamento mensal, quantos artigos a publicar no blogue da empresa, ou como lidar com um cliente difícil. Contudo, esses perfis também podem ser muito difíceis no trabalho, pois não gostam de receber feedback e pensam que sabem tudo. Assim, acabam por nunca prosperar no trabalho.

Dica para melhorar

Identificas-te com esse tipo? Antes de dares a tua opinião, faz uma pausa e ouve mesmo o que os outros dizem. Além disso, deves manter-te aberto/a à colaboração e levar em conta o que as opiniões de outras pessoas.

7 – O capacho

Estás farto de ser pisado pelos colegas e chefias? Se deixas os teus colegas tratarem-te dessa forma, podes ter dificuldades na seleção para uma promoção, mesmo que sejas a pessoa mais qualificada para o trabalho.

Dica para melhorar

A maioria dos ‘capachos’ são, pelo menos em parte, responsáveis por essa situação. Portanto, será que estás a evitar conversas difíceis ou a deixar que outros fiquem com os louros do teu trabalho? Assim, identificar as razões por que estás a ser pressionado é um bom começo para começares a mudar esses comportamentos.

És um desses profissionais que nunca progridem na carreira?

Afinal, identificaste-te com algum desses profissionais que nunca progridem? Mas repara que saber progredir na carreira inclui reconhecer quando está na hora de sair de um mau trabalho. Nesse caso, talvez devas procurar outro emprego. É tempo de encontrar um empregador que valorize o teu talento.

Talvez estejas a precisar de mudar de vida! Experimenta este Simulador de Profissões para encontrares a profissão certa para o teu perfil.

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top