Como ultrapassar o medo de falar em público? 6 dicas que ajudam muito

Medo de falar em público

És daquelas pessoas que têm medo de falar em público? É algo muito comum, mas podes livrar-te desse receio com 6 dicas que temos para ti.

Falar em público pode ser algo assustador. É um receio que muitas pessoas têm, quer tenham que apresentar um trabalho na faculdade, quer precisem de ir a uma entrevista de emprego, por exemplo.

Há quem se sinta desconfortável só com a ideia de ter que discursar perante os colegas de empresa ou da escola, para fazer uma apresentação. Já para outras pessoas é como se nada fosse! Portanto, é algo que tem a ver com a própria timidez da pessoa, ou com inseguranças pessoais.

Algumas pessoas são naturalmente dotadas para falar em público, por ter melhores capacidades de comunicação, por exemplo. Contudo, também é algo que se trabalha. Mesmo aquelas pessoas que estão à vontade perante uma audiência passam por um processo de preparação prévia.

Porque existe o medo de falar em público?

O ‘medo do palco’ é algo bastante primitivo no ser humano e não é apenas uma preocupação dos atores, músicos e artistas.

Perante a pressão do público, as pessoas podem bloquear, sentindo as suas capacidades de comunicação afetadas. E é quando mais precisam delas que as perdem!

Esse bloqueio até condiciona todo o conhecimento que possam ter sobre uma determinada área. Assim, podem ficar com uma “branca” que lhes impede de partilharem o seu trabalho da melhor forma. Ou podem, simplesmente, atrapalhar-se e passar as suas ideias de forma confusa.

É algo que pode acontecer numa apresentação de trabalho ou da escola, numa palestra perante desconhecidos, numa entrevista de emprego ou até num exame oral.

Aproveita para ler: “Como preparar entrevista de emprego por videoconferência? 6 dicas para o sucesso

No fundo, é o medo de falhar perante uma audiência que leva o melhor sobre nós. Mas é possível contornar esse receio. O segredo é aprender a comunicar de forma eficaz.

Nesse sentido, a Adecco Portugal reuniu uma lista com 6 dicas que podem ajudar a ultrapassar o medo de falar em público, permitindo-te relaxar e concentrar no essencial. Continua a ler para as conheceres.

6 dicas para ultrapassar o medo de falar em público

Para a maioria das pessoas, falar em público não é algo que seja natural. É importante que tenhas isso em mente e que percebas que os grandes oradores se fazem, não nascem feitos.

Claro que há algumas pessoas com um talento maior do que outras para falar em público. Mas mesmo essas precisam de seguir três regras de ouro:

  • Preparação
  • Treino
  • Personalização.

Esses passos são importantes para conseguir passar uma mensagem numa comunicação, perante uma audiência, da melhor forma possível.

Além disso, podes seguir as seguintes seis dicas para controlares a ansiedade e conseguires um discurso fluido e interessante…

1. Sê transparente e acessível

Deves preocupar-te em criar uma ligação autêntica com a audiência. Isso passa por mostrares-te de forma genuína, reduzindo a distância entre ti e o público.

Assim, vais garantir que a tua mensagem será recebida com mais impacto.

2. Sê honesto e corajoso

Em certas circunstâncias, falar abertamente sobre sentimentos e factos pessoais pode ser uma mais-valia.

Por vezes, tendemos a esconder esse lado, mas a verdade pode ser muito libertadora. E quando comunicas dessa forma autêntica, desarmas o público e acabas por anular também os teus receios, desviando a atenção da forma e do conteúdo do teu discurso.

3. Dá sentimento, energia e um propósito ao teu discurso

Há quem se abata tanto pelo nervosismo que mal consegue falar! Mas tens de aprender a abraçar os medos e a usar a energia dos nervos em teu proveito.

Assim, imprime emoção e paixão ao teu discurso, dá-lhe sentimento. Esta é a melhor forma de seres memorável e de transmitires uma mensagem forte.

Não te esqueças de ter muito claro qual é o objetivo do teu discurso, para conseguires passar essa ideia de forma clara e com interesse para o público.

4. Usa linguagem corporal adequada

A linguagem corporal é uma parte importante da forma como se fala em público. É importante que os teus gestos e expressões acompanhem a mensagem, reforçando-a. Portanto, não devem ser “ruído”, ou seja, desadequados ou motivo de distração.

O teu corpo deve servir para cativar o público e, por isso, os teus gestos têm de ser contidos e úteis para o fluir do discurso.

Procura equilibrar o teu peso igualmente no corpo, mantendo uma postura direita e simétrica. As tuas mãos devem estar visíveis e precisas de olhar diretamente para a audiência, mesmo que isso possa parecer intimidante. Manter o contacto visual constante é uma excelente forma de agarrar o público.

5. Interage com o público

Uma intervenção pública não precisa de ser apenas um monólogo. Interagir com o público é uma excelente forma de cativar as pessoas, mas também de distrair os teus nervos.

Já reparaste que alguns dos oradores mais carismáticos se envolvem com as pessoas? Isso permite-lhes chegar de forma mais direta e autêntica à audiência que têm pela frente. É também um truque para a manterem atenta e agarrada aos seus discursos desde o início.

Portanto, nada temas quanto a isto. Faz perguntas, desafia o público com dilemas e ouve o que este tem para te dizer. Esse feedback pode ser uma grande oportunidade de abrilhantar a tua intervenção.

6. Trabalha a tua atitude

A atitude é outro traço essencial para quem quer falar em público, pois denota logo a falta de confiança de uma pessoa. Quando uma pessoa se apresenta insegura, cheia de medos e dúvidas, isso nota-se logo nos gestos e no discurso.

Portanto, resolve esses complexos internos, ou aprende a não deixar que transpareçam cá para fora. Se te apresentares de uma forma estranha ou envergonhada, ninguém te vai ouvir!

Mas tem cuidado também para não teres uma atitude arrogante – isso pode criar uma antipatia imediata na audiência para contigo. E a empatia é uma característica essencial para conquistar o público.

Espreita também: “7 dicas para mais confiança no trabalho (rumo à progressão na carreira)

Em conclusão…

Qualquer pessoa tem capacidade para se tornar num bom orador público. Só precisa de preparação, treino e força de vontade. Mas vale a pena esforço, pois falar em público é uma competência essencial para a vida profissional, sobretudo em certas áreas.

Contudo, até na vida pessoal, o medo de falar em público pode ser uma grande chatice. Vê que este receio pode complicar a forma como revelas uma ideia aos outros, e isso pode até deixar uma má imagem de ti e das tuas capacidades. E isso poderá valer-te más notas ou uma má figura perante o teu chefe.

Portanto, se estás nesse grupo de quem tem medo de falar em público, respira fundo e põe em prática as nossas dicas. E lembra-te de que “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, como diz o poeta.

Artigo elaborado com base num press release da Adecco Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima