As 9 melhores profissões no Turismo (com emprego garantido)

Melhores profissões no turismo

Hoje é o Dia Mundial do Turismo, um setor onde há falta de mão-de-obra. Aproveita para conhecer algumas das melhores profissões na área do turismo e da hospitalidade…

Quando pensas nas tuas últimas férias, do que é que te lembras? Do hotel à comida e às experiências, há muita gente nos bastidores a garantir que tudo corre bem para os turistas que, como tu, só pensam em passar bons momentos.

Assim, no Dia Mundial do Turismo que se assinala a 27 de setembro, vamos falar-te de algumas das principais profissões deste setor económico que é tão relevante para diversos países, nomeadamente para Portugal e para o Brasil.

9 das melhores profissões no Turismo

As várias infraestruturas turísticas que existem precisam de muita gente para que tudo funciona na perfeição, servindo o cliente com a qualidade esperada.

Esses profissionais trabalham desde o momento em que o turista prepara as suas férias até à chegada aos locais de eleição. E nada pode falhar sob pena de se perderem clientes.

Nesta altura, não é difícil encontrar oportunidades de trabalho nesta área, especialmente quando se tem a formação certa.

Para teres uma ideia geral do tipo de funções que podes abraçar nesta área, descobre nove das melhores profissões no Turismo…

Agente de Viagens

Os Agentes de Viagens fazem aquele primeiro papel de contacto com o turista, ajudando a pesquisar e a planear as férias. Claro que muitas pessoas optam por fazer elas esse trabalho, mas estes profissionais ajudam muito e facilitam tudo para quem não tem tanto tempo assim para isso.

Neste trabalho, é preciso lidar com tarefas como reservar voos, escolher e reservar hotéis, organizar atividades para as férias. Portanto, é preciso ter alguma disciplina e capacidade de organização, bem como atenção aos detalhes.

Gerente de Hotel

Os Gestores Hoteleiros tratam de todos os aspetos da administração de um hotel. Assim, cuidam para que tudo funcione na perfeição, desde a limpeza dos quartos à manutenção geral, passando ainda pela gestão do orçamento e pelo marketing.

Neste caso, é preciso ter especial talento para gerir pessoas, o que implica boas capacidades de relacionamento e de liderança.

O Gerente de Hotel tem de lidar com aspetos como o planeamento das operações diárias, desde as reservas às reclamações de clientes, passando também pela manutenção do espaço. Mas também tem de recrutar e supervisionar o pessoal, entre outras funções.

Chefe de Recepção / Gerente de Recepção

A recepção de um hotel é um dos espaços mais importantes, pois é o primeiro ponto de contacto com os hóspedes que chegam.

Assim, quem aí trabalha precisa de ter boas capacidades interpessoais, para poder lidar da melhor forma com todo o tipo de pessoas.

Neste âmbito, o trabalho do Chefe de Recepção, ou Gerente de Recepção, é fundamental na rotina de qualquer tipo de espaço turístico, especialmente dos hotéis. O seu papel é garantir que o atendimento ao cliente é feito sem falhas e com muita simpatia!

Camareira

A limpeza do alojamento é um dos fatores a que os turistas mais dão importância quando ficam num dado espaço nas suas férias. Assim, o papel da Camareira, do Camareiro ou da Camarista, como também se pode chamar, é essencial.

Muitas vezes, o pessoal de limpeza é muito desvalorizado, olhado até com algum desdém. Mas, na verdade, é uma das peças-chave de um hotel.

A Camareira trata de limpar os quartos de hotéis e outros alojamentos, trocando também as roupas de cama. É um trabalho que exige muita organização e atenção ao detalhe. É preciso ser perfecionista, para que tudo esteja impecável para acolher os turistas mais exigentes.

Guia de Turismo

Os Guias Turísticos conduzem os turistas em viagens ou visitas, apresentando-os aos locais e contando as histórias que estes albergam.

Podem trabalhar com diversos operadores turísticos, incluindo companhias aéreas e hoteleiras. E também atuam em diversos âmbitos, por exemplo, especializando-se em áreas como:

  • Astroturismo (acompanhando experiências de observação do céu)
  • Ecoturismo (passeios em meio natural e rural)
  • Enoturismo (visitas guiadas no âmbito do turismo de vinhos)
  • Olivoturismo (guiando visitas com enfoque no mundo do azeite)
  • Turismo Equestre (conduzindo experiências com os cavalos como ponto central).

Espreita tudo o que há a saber sobre como ser Guia Intérprete.

Chefe de Cozinha

A qualidade da comida é uma das experiências mais interessantes, ou não, que se pode trazer de uma viagem de férias.  Nesse sentido, o Chefe de Cozinha é outra importante profissão no setor turístico, sobretudo nos restaurantes e hotéis mais conceituados.

Este profissional é responsável pela gestão da cozinha, planeando o menu e garantindo a compra dos ingredientes mais adequados. Mas também terá de zelar pela sua confeção e pela apresentação cuidada, para conquistar o palato e o olhar do cliente.

Sommelier ou Escanção

Um Sommelier ou Escanção é um especialista em vinhos que ajuda os clientes de um restaurante a encontrar o vinho certo para cada ocasião, ou para acompanhar uma determinada comida.

Nesta profissão, é preciso ter uma verdadeira paixão pelo vinho, mas também importa reunir competências técnicas e experiência.

Por outro lado, o papel implica ainda uma boa capacidade de ler o cliente, para entender o que este precisa, ou o que espera, para aquele momento.

Atualmente, existe ainda o Sommelier de Cervejas que conhece os diferentes estilos e ingredientes desta bebida, e ainda o Sommelier de Azeites que é especialista em servir o azeite ideal para acompanhar os pratos gastronómicos.

 Técnico de Termalismo e Bem-Estar

As termas e centros de bem-estar, ou spas, são locais cada vez mais procurados por quem pretende passar uns dias de descanso. É uma excelente opção de atividade para as férias, ou para um fim-de-semana de relax.

Deste modo, os Técnicos de Termalismo e Bem-Estar são responsáveis essenciais para que tudo corra bem nestas experiências.

O seu trabalho pode passar por fazer massagens e outros tratamentos estéticos termais e de spa. Mas também avaliam cada cliente, tentando perceber as suas necessidades.

Portanto, este profissional também tem o seu quê de “psicólogo”, para entender as pessoas e as suas expetativas.

Animador Turístico

Os turistas procuram, cada vez mais, definir atividades diferentes para os seus períodos de férias. A ideia de ir para a praia e apanhar sol deixou de ser apelativa só por si, pelo menos para todas as pessoas.

Assim, muitas procuram viver experiências no âmbito das suas viagens de lazer. E é aqui que entra o Animador Turístico como o profissional que planeia e organiza atividades de lazer.

Neste caso, também é necessário ter boas qualidades de relacionamento com os outros, pois o trabalho implica interação contínua com os turistas.

Agora que já conheces algumas das melhores profissões na área do turismo, encontraste alguma à tua medida? Se nenhuma é para ti, faz Testes Vocacionais para encontrares a profissão certa para o teu perfil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima