As 9 melhores profissões para mudar de carreira em 2022

Melhores profissões para mudar de carreira

Estás em busca de uma vida nova e de uma profissão que te faça mais feliz? Aproveita esta lista com as 9 melhores profissões para mudar de carreira em 2022…

As pessoas podem decidir mudar de carreira por várias razões. Mas qualquer que estas sejam, é sempre uma decisão difícil de tomar. Afinal, quem sabe o que o futuro reservará?

Se estás nesta situação e queres um novo rumo para a tua vida profissional, aproveita as nossas dicas sobre as melhores profissões para mudar de carreira.

Há muitos trabalhos em diversas áreas que estão com elevada procura devido à falta de profissionais no mercado de trabalho. Assim, são, desde logo, uma boa solução para quem quer mudar.

Por outro lado, não deves mudar só por mudar, ou porque há vagas de emprego numa certa área. Deves avaliar, antes de mais, porque é que queres mudar.

Há quem se sinta pouco realizado no trabalho, quem se sinta frustrado com o ordenado ou com as oportunidades de progressão na carreira. Mas há também quem deseje poder conciliar melhor a profissão com a vida pessoal, ou simplesmente mudar de ambiente laboral.

As motivações podem ser várias. Mas quaisquer que elas sejam, é importante procurar uma alternativa que vá de encontro às tuas preferências e capacidades. Afinal, não é certo mudar só por mudar: a mudança deve trazer mais felicidade.

Uma boa ideia passa por fazer Testes Vocacionais para perceberes que áreas profissionais se ajustam melhor ao teu perfil e aos teus interesses.

Aproveita também para ler: “Como mudar de carreira em 8 passos? Conhece a história de quem já o fez

Melhores profissões para mudar de carreira em 2022

A ideia de haver melhores profissões do que outras para mudar de carreira pode não fazer de todo sentido. Na verdade, a melhor profissão para uma pessoa pode não ser a melhor para outra.

É tudo uma questão de vontade própria e dos interesses, bem como das competências individuais. Contudo, há algumas áreas que podem ser mais propícias do que outras para essa mudança.

Por um lado, é preciso ver as qualificações de cada pessoa. Mas, por outro lado, também se pode avaliar o estado do mercado de trabalho na altura em que se quer mudar. Afinal, é importante ter oportunidades de emprego para agarrar!

Nesse sentido, vamos enunciar 9 profissões que estão em alta no momento e que podem ser boa ideia para quem quer mudar de carreira em 2022.

1. Especialista de Segurança de Informação

A cibersegurança é, hoje em dia, uma área fundamental no mundo dos negócios, pois os ataques informáticos podem ter consequências péssimas. Estamos a falar de ataques podem parar por completo as operações de uma empresa, com efeitos económicos e de reputação muito negativos.

Neste cenário, há uma grande procura por Especialistas de Segurança de Informação. Estes profissionais tratam de monitorizar as violações de segurança e de proteger as redes de uma empresa ou organização, bem como arquivos e demais informações confidenciais. Também procuram pontos fracos e instalam proteções para evitar ataques informáticos.

Trata-se de uma profissão que pode ter um ótimo salário. Mas também exige qualificações muito específicas. Quem tiver uma formação na área da Engenharia Informática, por exemplo, deve procurar formação adicional na área da Cibersegurança.

Mas, para alguns cargos, pode ser também necessário obter uma Certificação adequada em Segurança de Sistemas de Informação, algo que também requer formação específica.

2. Desenvolvedor de Software

Outra tendência do momento passa pelo crescimento das necessidades de novos softwares por parte das empresas. A passagem de muitos serviços para o mundo online, impulsionada pela pandemia de covid-19, exige maior investimento neste âmbito, por exemplo para desenvolver novas apps.

Assim, os Desenvolvedores de Software são muito requisitados, também para supervisionarem os aspetos técnicos de um site e garantirem o seu pleno funcionamento contínuo.

Trata-se de uma profissão que exige boas bases de Engenharia de Software, bem como conhecimentos de linguagens de programação como, por exemplo, HTML e CSS.

Além da formação específica que também é necessária, quem quiser seguir este caminho precisa de ter boas habilidades para resolver problemas, o que exige paciência e persistência.

3. Técnico de Informática

É mais uma profissão da área da Informática, como se vê. É a prova da vital importância que os computadores e demais equipamentos informáticos têm nas nossas vidas.

Assim, os Técnicos de Informática são profissionais muito requisitados, pois podem “salvar-nos” o dia quando o nosso computador resolve dar chatices.

É uma profissão técnica que não exige formação superior, mas onde é preciso perceber tanto de hardware como de software.

É uma ótima opção para quem gosta de computadores, e percebe bem do seu funcionamento, e quer ganhar algum dinheiro.

Descobre ainda: “7 profissões técnicas sem canudo, mas com bons salários

4. Analista de Dados / Data Analytics

Vivemos, atualmente, na era dos dados. O Data Analytics, ou seja, a Análise de Dados, é fundamental para a tomada de decisões em vários domínios de negócio, desde o E-commerce ao setor financeiro. Assim, o Analista de Dados é outro profissional altamente procurado.

Trata-se de uma profissão que exige formação em Ciência de Dados ou em Big Data. Contudo, há profissionais que fazem esta especialização depois de fazerem cursos nas áreas das Engenharias ou até da Economia

Além disso, o Data Analyst também tem de ter conhecimentos de Estatística e de Matemática.

5. Enfermeiro

O setor da Saúde continua muito em alta, apesar de a pandemia de covid-19 ter perdido força. Esta é uma área essencial na nossa sociedade e, por isso, há sempre profissionais em falta. E a vertente da Enfermagem é uma das que mais precisa de profissionais de forma constante.

A profissão é fundamental é hospitais e centros de saúde, mas também em unidades ambulatórias e de cuidados residenciais, entre outros. Os Enfermeiros podem especializar-se em certas áreas, por exemplo, cuidados intensivos, oncologia, geriatria e pediatria.

Para entrar nesta profissão é preciso ter o curso de Enfermagem. Mas é, sem dúvida, uma boa aposta com futuro!

6. Cuidador de Idosos

Uma das áreas da Saúde que está a sofrer um maior crescimento, em termos de procura, é a dos idosos. Com o envelhecimento da população, cada vez mais são necessários profissionais para responder às necessidades. E, por isso, o Cuidador de Idosos é um profissional em alta no mercado de trabalho.

O papel destes profissionais é prestar cuidados de higiene aos idosos, mas também implica auxiliá-los nas diversas atividades diárias onde precisem de ajuda.

A entrada nesta área não exige formação específica, a não ser que pretendas entrar em instituições com ligações à Segurança Social. Mas, em qualquer dos casos, é sempre boa ideia fazer um curso na área da geriatria. Desse modo, terás acesso a competências essenciais para cuidar das pessoas mais velhas.

7. Marketing

A área do Marketing também é fértil em oportunidades por esta altura. Com muitos negócios a passarem as suas operações para o âmbito digital, a Internet tornou-se no principal campo de divulgação e de promoção de produtos e serviços. Assim, os profissionais de Marketing Digital são especialmente procurados.

Trata-se de uma vertente bem interessante para quem quer mudar de vida, pois implica conhecimentos de várias áreas. Assim, há, por exemplo, Jornalistas ou até Economistas que decidem enveredar por esta área, tirando partido as competências adquiridas neste âmbito.

Contudo, é também essencial procurar formação específica em Marketing, ou em Marketing Digital, conforme for o âmbito do teu interesse.

8. Diretor de Recursos Humanos

Há um fenómeno que se repete em vários países, e em vários setores económicos, que tem a ver com a falta de mão-de-obra.

Muitas empresas enfrentam dificuldades para contratar colaboradores. Neste âmbito, o Diretor de Recursos Humanos é um profissional muito valorizado.

O papel destes diretores é conseguir recrutar as pessoas certas para um dado lugar, o que vai permitir a uma empresa atingir os seus objetivos e crescer.

Por isso, é tão essencial fazer a escolha certa! E isso passa, muitas vezes, para capacidade de decisão, e de análise, do Diretor de Recursos Humanos.

A entrada na profissão pode fazer-se com várias formações de base, por exemplo, em Sociologia, Psicologia e Administração de Empresas. Contudo, a via preferencial passa por estudar Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

9. Motorista de Pesados / Caminhoneiro

O transporte de mercadorias por terra, através de camiões, continua a ser muito importante para a economia mundial. Assim, o Motorista de Pesados ou Caminhoneiro é outro profissional com muita busca, até porque existe falta de mão-de-obra neste setor.

A profissão é algo exigente, tanto a nível físico como de responsabilidade. É preciso ficar longe da família no caso dos profissionais de longo curso internacional. Mas também pode ser rentável com salários interessantes.

Contudo, é essencial saber conduzir e ter a carta de condução de pesados de mercadorias, bem como ter o Certificado de Aptidão para Motorista (CAM) e a Carta de Qualificação de Motorista.

Lê ainda: “Há falta de Caminhoneiros na Europa. Vê como podes tornar-te Motorista de Pesados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima