Há um alerta em Portugal quanto à falta de professores. O problema já se sente nas escolas em várias disciplinas, mas vai agravar-se nos próximos anos. Assim, vem conhecer as áreas em que faltam mais e vê como ser professor em Portugal.
Estas conclusões são de um estudo da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa que foi apresentado esta semana. Portanto, destaca-se a necessidade de contratar mais de 34 mil professores para o Ensino Público, em Portugal, até 2030.
Esta realidade deve-se à iminente reforma de muitos docentes que estão em atividade. Assim, entre os 120 mil professores que estavam a trabalhar em 2019, 39% deverão reformar-se até 2031, segundo o mesmo estudo.
Deste modo, prevê-se uma falta de professores, o que é uma ótima oportunidade para quem está a tentar decidir uma carreira para o futuro.
- Aproveita para fazer Testes Vocacionais para saber se a carreira de professor é adequada para ti!
Como ser professor em Portugal
Mas também quem já tem um emprego pode ver aqui uma opção para mudar de vida. Até porque o Governo português já anunciou que está a pensar em contratar pessoas de áreas não ligadas ao Ensino.
Assim, quem quiser abraçar uma carreira de professor, terá de ter formação superior na área onde quiser ensinar. Mas, depois disso, terá de passar por um processo de “profissionalização em serviço” através de um estágio numa escola.
Espreita algumas das áreas que podes abraçar como Professor e descobre o que tens de fazer para iniciar uma carreira em cada uma:
- Alemão
- Antropologia
- Aplicações Informáticas
- Auxiliar de Professor
- Bailado
- Biologia e Geologia
- Ciência Política
- Clássicos da Literatura
- Ciências Naturais
- Desenho
- Direito
- Ed. Física
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Economia
- Ensino Especial
- Espanhol
- EVT – Educação Visual
- Filosofia
- Física
- Físico-Química
- Francês
- Geografia
- Geologia
- Geometria Descritiva
- Grego
- História
- História da Cultura e das Artes
- Inglês
- Latim
- Literatura Portuguesa
- Matemática
- MACS – Matemática Aplicada às Ciências Sociais
- Materiais e Tecnologias
- Multimédia
- Música
- Oficina das Artes
- Português
- PLNM – Português Língua Não Materna
- Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva
- Professor Online
- Psicologia
- Química
- Sociologia
- TIC
Informática é a área onde já há mais falta de professores
Atualmente, várias escolas já vivem esta situação de falta de professores, como alerta a Federação Nacional dos Professores (Fenprof). Assim, esta entidade refere que há entre 20 mil e 30 mil alunos que continuam sem aulas a algumas disciplinas por falta de docentes.
Informática é a disciplina onde mais faltam docentes, algo que vem acontecendo há vários anos.
Mas também há falta de professores para as disciplinas de Física e Química, Português, Inglês e Matemática.
Contudo, até áreas como a Biologia, a Geologia, a Geografia e o Francês precisam de mais docentes.
Lisboa continua a ser o distrito do país mais afetado pela falta de professores, seguindo-se Setúbal e Faro.
Porém, o problema sente-se um pouco por todo o território. E até é real no Porto que não costumava ter falta de docentes, pois é o distrito onde vive a maior parte dos professores portugueses, conforme destaca o docente Vítor Godinho, da Fenprof, no Observador.
Jornalista de formação, com uma Licenciatura em Comunicação Social na Universidade do Minho, Susana Valente esteve à frente de um site sobre futebol durante 10 anos. Entretanto, fez uma Pós-Graduação em Marketing Digital e, atualmente, trabalha sobretudo como Web Copywriter.
Escreve conteúdos sobre vários temas para blogues e sites de informação há mais de 20 anos, abordando temáticas que vão da Política, Ciência e Desporto à Economia, passando pelo Marketing, pelo Emprego e até pelo universo dos vinhos.
No Guia das Profissões, usa a sua experiência jornalística e como copywriter para ajudar os utilizadores a entenderem melhor o mercado de trabalho e a encontrarem o seu caminho, inspirando-os para serem mais felizes.
Nos tempos livres gosta de correr e de poesia (de ler e de escrever). E é mãe de duas futuras promessas do mundo da escrita e do cinema!
12 comentários em “Professores procuram-se. Vê em que áreas e como ser professor em Portugal”
Olá!
Sou brasileiro e possuo o grau de Licenciatura em Matemática. Gostaria de saber se é possível apenas com esse título ser professor em Portugal, ou seria obrigatório o grau de Mestre?
Olá Matheus.
Obrigado pelo teu testemunho que muito enriquece o conteúdo do site.
Quanto à dúvida, para ser Professor em Portugal, seja qual for a disciplina e em qualquer estabelecimento público, particular e cooperativo, é preciso ter o grau de Mestre na especialidade em que se pretende lecionar.
Mas também precisas de ter o diploma brasileiro de Licenciatura em Matemática reconhecido em Portugal. Esse processo burocrático pode ser iniciado online no site da DGES (Direção Geral do Ensino Superior). Neste link, poderás encontrar todos os detalhes sobre o que tens de fazer.
Se fizeres um mestrado em Portugal, o teu título de Professor fica reconhecido e terás logo possibilidades de trabalhar nesta área, podendo, então, concorrer a vagas de emprego no Ensino privado e até no Ensino público, através dos concursos públicos que todos os anos são abertos para contratar docentes.
Neste link tens mais informações sobre como podes ser Professor de Matemática.
Mas para tirares dúvidas e ficares com mais certezas, recomendamos-te que contactes as entidades oficiais competentes, nomeadamente a já referida DGES.
Esperamos ter ajudado e desejamos-te o maior dos sucessos!
Sou licenciada em ciências farmacêuticas desde 1994. Gostaria de mudar e tentar enveredar pelo ensino. O que preciso fazer? Obrigada.
Olá Carla.
Para ser professor é preciso ter o mestrado em Ensino na área respectiva onde se pretende dar formação. Assim, no teu caso, recomendamos que procures consolidar a Licenciatura que referes com este mestrado em alguma área científica que esteja relacionado com as Ciências Farmacêuticas (eventualmente, Ciências Naturais e Biologia, por exemplo).
Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso!
Sou licenciada desde 94 em gestão de marketing e tenho frequência do 2 ano de finanças. Tenho de frequentar outra licenciatura para poder dar aulas ou posso fazer um mestrado e fico com competências para poder dar aulas?
Olá Carla.
Agradecemos o testemunho. Quanto a essa dúvida, o ideal é procurar ajuda junto de associações do sector que podem dar-te uma resposta mais informada. Podes, por exemplo, tentar contactar a Associação Nacional de Professores: https://anprofessores.pt/.
Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso!
Boa tarde. Possuo a licenciatura em Ciências da Educação e Mestrado em Psicologia da Educação. Que formação preciso fazer para poder seguir a carreira de docência e quais as áreas mais adequadas tendo em conta as minhas formações superiores já realizadas? Sendo que resido na ilha da Madeira, existe forma de fazer o curso à distância? Obrigada.
Olá Liliana.
A formação de que precisarás para ser docente depende muito do tipo de área que quiseres seguir. É uma escolha que deve ser tua, mas pode envolver ser Professor nos ensinos básico, secundário e até universitário, ou ainda no âmbito da Educação de Adultos e da Formação de Professores.
Também podes ser Professor do Ensino Especial (Educação Especial e Inclusiva) ou mesmo Professor Online.
Qualquer que seja a tua escolha, ficamos a torcer pelo teu sucesso!
Boa noite,
Eu sou licenciada em Engenharia Química e tenho um Mestrado em Química Industrial.
Tenho ainda o Titulo Profissiinal de Segurança e Higiene no Trabalho e um Certificado de Competências Pedagógicas.
Estou habilitada/qualificada para dar aulas a que disciplinas?
Grata pela atenção
Olá Viviana.
A sua formação aponta para aulas de Química como um destino provável. Contudo, para dar aulas de Química em Portugal precisas ter o Mestrado em Ensino de Física e Química.
Podes consultar mais informação sobre isso no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) aqui. Recomendamos-te também que contactes diretamente a DGES para esclareceres as tuas dúvidas, pois este órgão pode auxiliar-te com mais precisão.
Esperamos ter ajudado e desejamos-te todo o sucesso!
Bom dia,
Possuo uma Licenciatura na área do Turismo e gostaria de enveredar numa carreira de Professor de Inglês. Residi na Irlanda durante 14 anos e falo inglês como falo português.
O que preciso fazer para me candidatar?
Obrigado
Olá Peggy.
O ideal é mesmo ler as indicações surgem no conteúdo sobre a Profissão de Professor de Inglês aqui.
Mas podemos, desde já, adiantar que para ser Professor de Inglês em Portugal, é preciso ter formação específica na área. É preciso ter um Mestrado em Línguas e Literaturas Modernas (variante em Língua Inglesa), por exemplo.
Além disso, é necessário fazer um exame para entrar no sistema de ensino público que implica conhecimentos de pedagogia, Língua Inglesa e cultura geral.
Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso!