Professores procuram-se. Vê em que áreas e como ser professor em Portugal

Vê onde e como ser professor em Portugal

Há um alerta em Portugal quanto à falta de professores. O problema já se sente nas escolas em várias disciplinas, mas vai agravar-se nos próximos anos. Assim, vem conhecer as áreas em que faltam mais e vê como ser professor em Portugal.

Estas conclusões são de um estudo da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa que foi apresentado esta semana. Portanto, destaca-se a necessidade de contratar mais de 34 mil professores para o Ensino Público, em Portugal, até 2030.

Esta realidade deve-se à iminente reforma de muitos docentes que estão em atividade. Assim, entre os 120 mil professores que estavam a trabalhar em 2019, 39% deverão reformar-se até 2031, segundo o mesmo estudo.

Deste modo, prevê-se uma falta de professores, o que é uma ótima oportunidade para quem está a tentar decidir uma carreira para o futuro.

  • Aproveita para fazer Testes Vocacionais para saber se a carreira de professor é adequada para ti!

Como ser professor em Portugal

Mas também quem já tem um emprego pode ver aqui uma opção para mudar de vida. Até porque o Governo português já anunciou que está a pensar em contratar pessoas de áreas não ligadas ao Ensino.

Assim, quem quiser abraçar uma carreira de professor, terá de ter formação superior na área onde quiser ensinar. Mas, depois disso, terá de passar por um processo de “profissionalização em serviço” através de um estágio numa escola.

Espreita algumas das áreas que podes abraçar como Professor e descobre o que tens de fazer para iniciar uma carreira em cada uma:

Informática é a área onde já há mais falta de professores

Atualmente, várias escolas já vivem esta situação de falta de professores, como alerta a Federação Nacional dos Professores (Fenprof). Assim, esta entidade refere que há entre 20 mil e 30 mil alunos que continuam sem aulas a algumas disciplinas por falta de docentes.

Informática é a disciplina onde mais faltam docentes, algo que vem acontecendo há vários anos.

Mas também há falta de professores para as disciplinas de Física e Química, Português, Inglês e Matemática.

Contudo, até áreas como a Biologia, a Geologia, a Geografia e o Francês precisam de mais docentes.

Lisboa continua a ser o distrito do país mais afetado pela falta de professores, seguindo-se Setúbal e Faro.

Porém, o problema sente-se um pouco por todo o território. E até é real no Porto que não costumava ter falta de docentes, pois é o distrito onde vive a maior parte dos professores portugueses, conforme destaca o docente Vítor Godinho, da Fenprof, no Observador.

6 comentários em “Professores procuram-se. Vê em que áreas e como ser professor em Portugal”

  1. Matheus Queiroz

    Olá!
    Sou brasileiro e possuo o grau de Licenciatura em Matemática. Gostaria de saber se é possível apenas com esse título ser professor em Portugal, ou seria obrigatório o grau de Mestre?

    1. Guia das Profissões

      Olá Matheus.

      Obrigado pelo teu testemunho que muito enriquece o conteúdo do site.

      Quanto à dúvida, para ser Professor em Portugal, seja qual for a disciplina e em qualquer estabelecimento público, particular e cooperativo, é preciso ter o grau de Mestre na especialidade em que se pretende lecionar.

      Mas também precisas de ter o diploma brasileiro de Licenciatura em Matemática reconhecido em Portugal. Esse processo burocrático pode ser iniciado online no site da DGES (Direção Geral do Ensino Superior). Neste link, poderás encontrar todos os detalhes sobre o que tens de fazer.

      Se fizeres um mestrado em Portugal, o teu título de Professor fica reconhecido e terás logo possibilidades de trabalhar nesta área, podendo, então, concorrer a vagas de emprego no Ensino privado e até no Ensino público, através dos concursos públicos que todos os anos são abertos para contratar docentes.

      Neste link tens mais informações sobre como podes ser Professor de Matemática.

      Mas para tirares dúvidas e ficares com mais certezas, recomendamos-te que contactes as entidades oficiais competentes, nomeadamente a já referida DGES.

      Esperamos ter ajudado e desejamos-te o maior dos sucessos!

  2. Sou licenciada em ciências farmacêuticas desde 1994. Gostaria de mudar e tentar enveredar pelo ensino. O que preciso fazer? Obrigada.

    1. Guia das Profissões

      Olá Carla.

      Para ser professor é preciso ter o mestrado em Ensino na área respectiva onde se pretende dar formação. Assim, no teu caso, recomendamos que procures consolidar a Licenciatura que referes com este mestrado em alguma área científica que esteja relacionado com as Ciências Farmacêuticas (eventualmente, Ciências Naturais e Biologia, por exemplo).

      Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso!

  3. Sou licenciada desde 94 em gestão de marketing e tenho frequência do 2 ano de finanças. Tenho de frequentar outra licenciatura para poder dar aulas ou posso fazer um mestrado e fico com competências para poder dar aulas?

    1. Guia das Profissões

      Olá Carla.

      Agradecemos o testemunho. Quanto a essa dúvida, o ideal é procurar ajuda junto de associações do sector que podem dar-te uma resposta mais informada. Podes, por exemplo, tentar contactar a Associação Nacional de Professores: https://anprofessores.pt/.

      Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima