21 Profissões sem as quais o Big Brother não seria possível

Profissões sem as quais o Big Brother não seria possível

O Big Brother é um dos reality shows com mais sucesso em todo o mundo. O Big Brother Brasil, por exemplo, já vai em 22 edições! Em Portugal, o Big Brother Famosos também faz sucesso. Vem conhecer os bastidores do programa e as profissões que garantem a sua existência.

Há muitas pessoas que sonham entrar num reality show como o Big Brother. Mas esse sonho pode ser concretizado sem estar à frente das câmaras, como participante. Há muitas pessoas que trabalham neste tipo de programas e sem as quais seria impossível a sua existência.

Já te perguntaste como é que os reality shows são feitos? Vem connosco entender um pouco mais sobre como são os bastidores…

O que é o Big Brother?

O Big Brother é um programa de televisão que se baseia na chamada “reality tv”, ou seja, “televisão real”. A ideia central é fechar um conjunto de pessoas, que não se conhecem entre si, numa casa durante vários meses.

Essas pessoas têm de conviver e partilhar o dia a dia, dividindo tarefas e os mesmos espaços, sem terem contacto com o mundo exterior. Enquanto isso, são filmadas o tempo todo!

Todas as semanas, há participantes nomeados que enfrentam o voto do público, para ver quem sai do programa. O resistente acaba por vencer um prémio monetário, cujo valor depende de emissão para emissão, e de país para país.

O primeiro Big Brother do mundo estreou na Holanda, em 1999, e terminou após os últimos participantes terem estado 106 dias fechados numa casa. O vencedor foi o então estudante de jornalismo Bart Spring in’t Veld que tinha 23 anos. Agora com 45 anos, Veld é produtor de televisão.

Big Brother Brasil

Mais de 70 países do mundo têm emitido as suas próprias versões do reality show. No Brasil, por exemplo, a primeira edição do programa foi em 2002.

Mas no passado dia 17 de janeiro de 2022, arrancou a 22ª edição do Big Brother Brasil (ou BBB 22 como também é conhecido).

A versão brasileira mistura famosos e anónimos. Neste BBB 22, é possível encontrar entre os concorrentes os Atores Arthur Aguiar e Douglas Silva, a Compositora Linn da Quebrada, a Bailarina Maria Andrade, a Cantora Naiara Azevedo, o Atleta Paulo André Camilo, o Surfista Pedro Scooby, e do Radialista e profissional de Dublagem Tiago Abravanel.

Big Brother Famosos

Em Portugal, a TVI transmite o Big Brother desde 2000 e já houve várias emissões, com anónimos e com famosos.

Nesta altura, está em exibição o Big Brother Famosos que conta com a participação do empresário Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting Clube de Portugal, e do ex-Jogador de Futebol Mário Jardel.

Os outros concorrentes são os Cantores Liliana Almeida, Kasha, Leandro, Jorge Guerreiro e Jay Oliver, as Atrizes Catarina Siqueira, Marta Gil e Laura Galvão, o Ator Nuno Homem de Sá, a Criadora de Conteúdos Digitais Jaciara Dias e o DJ Hugo Tabaco.

Trata-se da quarta edição do Big Brother com personalidades conhecidas em Portugal.

Vê também: “Sabes quais as profissões que causam mais ataques cardíacos?

 21 profissões que asseguram a existência do Big Brother

A produção e organização de um reality show pode parecer fácil. Afinal, quem faz a emissão é um grupo de pessoas reais, a viver no momento, sem seguir guiões ou planos redigidos por terceiros!

Mas, na verdade, estes programas exigem a participação de muitas pessoas, se as quais seria impossível levar a transmissão até à casa das pessoas.

Assim, vamos dar-te uma ideia geral das pessoas que estão por trás de um programa como o Big Brother, sendo que de fora da nossa lista, ainda ficam outros profissionais essenciais.

Produtor Executivo (Audiovisual)

Este profissional é quem consegue reunir o dinheiro necessário para que o reality show seja feito. Portanto, é uma função mais burocrática, mas que é essencial para que as coisas avancem.

Diretor de Produção (Audiovisual)

O Diretor de Produção é quem gere o orçamento disponível para o programa e toda a equipa que o vai produzir. Assim, ajuda a definir que direção o reality show pode, ou não, seguir, conforme o dinheiro disponível.

Assim, tem de ajustar as circunstâncias a esse orçamento. Mas também assegura que os prazos são cumpridos e contrata novos profissionais, entre outras responsabilidades.

Produtor de Casting 

A escolha dos participantes do reality show é um passo essencial para garantir o seu êxito. Este é o papel do Produtor de Casting que trata da seleção dos concorrentes do Big Brother.

É uma função que exige muita intuição para escolher aquelas figuras que podem fazer o melhor programa, seja por serem diferentes ou conflituosas, por exemplo.

Coordenador de Pós-Produção

Este profissional acompanha as várias etapas de uma produção televisiva, desde a fase da pré-produção até à pós-produção.

Assim, também faz a ligação entre as diversas áreas, por exemplo entre a Direção de Produção e a Produção Executiva.

Engenheiro, Técnicos e Editor de Som

O Engenheiro de Gravação assegura a qualidade do som das gravações, lidando com todos os equipamentos de gravação. É um dos vários papéis da área sonora que são essenciais no Big Brother, a par do Técnico de Som, do Microfonista e do Editor de Som, entre outros.

Há ainda o Técnico de Mixagens que faz a equalização dos sons, para que o resultado final seja o melhor possível.

Alguns destes profissionais lidam com os aspetos mais técnicos relacionados com os equipamentos, enquanto outros têm funções mais de planeamento ou de pós-produção. Mas todos colaboram para que se ouça tudo muito bem!

Técnico de Iluminação

A iluminação é outra área importante para garantir que o reality show tem o “brilho” que merece. Assim, o Técnico de Iluminação trata destas questões, instalando e operando os equipamentos neste âmbito.

Este profissional segue sempre as orientações superiores, para conseguir o efeito final desejado.

Realizador / Diretor

Apesar de muitas câmaras de um reality show serem estáticas, isto é, captando as imagens sempre na mesma posição, o trabalho de um Realizador é importante. É este profissional que orienta a equipa nas suas ações, definindo, no fundo, o tipo de filmagem que é feita.

Além disso, tem também um papel importante nas galas do Big Brother que costumam ser em direto, dirigindo toda a operação.

Operador de Câmara

Este profissional é um técnico que segue as orientações do Realizador ou Diretor, para captar as melhores imagens, nos ângulos certos.

O seu trabalho é operar as câmaras para registar as imagens que mais interessam, e no enquadramento mais correto, ou conforme o que pede o Realizador.

Editor Assistente (Assistente de Montagem)

A edição é uma fase essencial num reality show como o Big Brother, pois passa pela escolha das partes que vão ser exibidas aos espetadores.

Assim, o Editor Assistente ou Assistente de Montagem escolhe, ordena e ajusta os vários planos de uma produção, seguindo as indicações do Realizador e/ou do Produtor.

Hoje em dia, os canais têm transmissões em direto dos seus reality shows, mas são filmagens “brutas”, sem edição. Portanto, é preciso fazer uma triagem de tudo isso, selecionando as partes mais interessantes para serem mostradas aos espetadores.

Locutor

O Locutor faz a ponte entre a produção e os participantes de um reality show. Assim, tem de lhes chamar a atenção em certas situações, por exemplo, quando os microfones não estão a funcionar bem. Mas também orienta nas provas e desafios.

Contudo, pode até ser uma espécie de figura “paternal” que conforta e dá conselhos. É isso que acontece, por vezes, no Big Brother Famosos em Portugal, onde “A Voz”, como é chamado o Locutor do programa, tem uma personalidade muito própria.

Apresentador

Uma das partes mais importantes de um Big Brother são as galas transmitidas em direto. E, neste caso, é preciso ter um Apresentador carismático para dar a cara pelo programa.

Em Portugal, é Cristina Ferreira quem conduz o Big Brother Famosos. Já no Brasil, o BBB 22 é apresentado por Tadeu Schmidt. Curiosamente, ou não, têm ambos um passado ligado ao Jornalismo.

Lê ainda: “Jornalismo Antes e Depois: Sabias que já havia fake news na Antiga Roma?

Cabeleireiro, Maquiadora e Personal Stylist

A imagem dos Apresentadores dos reality shows é um dos atrativos de quem assiste a estes programas. Todas as semanas, os fãs do Big Brother querem ver como se apresentam para comentarem nas redes sociais.

Assim, entram em campo profissionais como o Cabeleireiro e a Maquilhadora Profissional ou Maquiadora que garantem que os cabelos dos Apresentadores estão perfeitos!

Mas também há o Personal Stylist / Fashion Stylist que ajuda as vedetas de televisão a escolherem o figurino certo para cada programa. É uma questão de imagem de marca e de passar a ideia certa com a roupa escolhida.

Figurante

Em todos os programas de televisão, há Figurantes que fazem número entre os assistentes. São pessoas que se dedicam a isso como profissão e que são importantes para darem “vida” aos cenários.

No caso dos reality shows, há sempre convidados, por exemplo, familiares dos participantes. Mas também pode haver Figurantes para compor as bancadas da assistência.

Advogado de Entretenimento

Para lá das câmaras e da produção em si, é preciso contar com os eventuais problemas jurídicos que um reality show pode causar. Deste modo, todos os canais têm o seu Advogado de Entretenimento pronto a atuar caso seja preciso.

Este profissional é um especialista em Direito que presta assistência jurídica às televisões, por exemplo, para defender os canais em processos judiciais. Muitas vezes, o seu papel é preventivo no sentido de evitar certos problemas com a justiça.

O Big Brother é, acima de tudo, uma experiência social que coloca pessoas à prova. Portanto, mexe muito com o lado emocional e psicológico dos participantes.

Deste modo, a produção costuma ter um Psicólogo de plantão para os casos que exijam alguma ajuda deste tipo.

É um tipo de trabalho que se assemelha ao auxílio psicológico prestado em qualquer outro contexto, mas que tem esse diferencial curioso de lidar com um ambiente de reality show.

Em conclusão…

Como vês, há muita gente envolvida nos bastidores de um Big Brother e ficaram ainda algumas profissões por mencionar! Contudo, com estas, já podes ter uma ideia mais clara de como tudo acontece.

Assim, se o teu sonho é entrar num reality show, pensa que também podes entrar pela porta de trás, para ajudar a garantir que a ação começa sem falhas!

Aproveita para ler: “Descobre as profissões que vão estar em alta em 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima