As 12 mais maravilhosas profissões de Natal (e algumas são bem originais!)

As 12 mais maravilhosas profissões de Natal

O Natal é tempo de luzes, prendas, carinho e alegria! Mas para algumas pessoas é tempo de muito trabalho! Vem conhecer as mais maravilhosas profissões de Natal!

As luzes já iluminam as ruas, as árvores estão decoradas e as prendas estão a ser embrulhadas. O Natal está à porta!

Esta é, para muitas pessoas, uma das épocas mais felizes do ano. Mas, para outras, é uma altura de muito trabalho!

Se és daquelas pessoas que adora o Natal, deves andar com a disposição em alta! Por todo o lado já se assinala a quadra natalícia, seja nas decorações das lojas, seja nas das casas das pessoas.

Mas sabias que, para alguns, esta é uma época particularmente trabalhosa! É verdade, há profissões que “florescem” com o Natal. Há até algumas que só existem nesta altura. Vem descobri-las!

12 profissões de Natal únicas e essenciais

A quadra natalícia garante o ganha-pão a muita gente pelo mundo. Não são apenas os presentes que se costuma oferecer, nesta época do ano, em muitas culturas, que asseguram rendimentos.

Há uma série de atividades que se desenvolvem em torno do Natal e sem as quais esta festa não teria a mesma magia!

Assim, viaja connosco nesta descoberta pelas mais maravilhosas – também as mais estranhas – profissões de Natal…

1. Guardião de Renas

Estás a pensar no Rudolfo na Lapónia, a terra do Pai Natal? Na verdade, há renas em vários países do mundo que, na quadra natalícia, ajudam a fortalecer a magia da época. Por isso, é preciso que alguém cuide destes animais e é aqui que entra o Guardião de Renas.

O seu trabalho é dar-lhes comida e água, limpá-las e zelar pelo seu bem-estar geral como faz um qualquer Criador de Animais ou Pastor.

Mas nas regiões do Ártico, os Pastores de Renas trabalham todo o ano e são essenciais à economia dos povos indígenas locais.

2. Decorador de Árvores de Natal

Além das renas, as árvores de Natal são outro elemento essencial, nesta época, na casa de muitas famílias. Mas é a nível do comércio e nas decorações de rua que assumem grande importância na alegria das pessoas.

Para que tudo funcione como deve ser e fique perfeito, há pessoas que se especializam na Decoração de árvores de Natal! Assim, enfeitam desde as árvores que aparecem nas grandes praças públicas até às que brilham nos centros comerciais.

É um trabalho interminável nos primeiros dias de dezembro!

3. Eletricista de iluminações de Natal

Achas que as iluminações que aquecem as nossas ruas no Natal “nascem” por acaso?! Nada disso. É uma tarefa dura e até pode ser perigosa, mas alguém tem de a fazer e é trabalho para Eletricistas experimentados.

Nesta época do ano, abrem vagas de emprego, em alguns países, para Eletricistas para a colocação das luzes de Natal nas cidades – e parece que não pagam nada mal! Mas é uma tarefa só para aventureiros, sem medo de alturas.

4. Embrulhador de Presentes

As grandes superfícies comerciais enchem-se de multidões nesta época, com a azáfama das compras de Natal. E na hora de preparar as prendas, o Embrulhador de Presentes é peça essencial.

Trata-se de mais um tipo de trabalho que quase só surge no Natal. Mas exige certas capacidades artísticas e muita destreza com as mãos, além de resistência física para ficar umas boas horas em pé.

5. Vitrinista de montras de Natal

As montras decoradas são outro ponto forte da época natalícia e, mais uma vez, não é por artes mágicas que assim aparecem! É um trabalho bem engenhoso e muito cuidadoso que só está ao alcance dos Vitrinistas mais experimentados.

Em espaços comerciais como o famoso Harrods, em Londres, há um elevado investimento na decoração das montras. A ideia é criar um resultado final de sonho e que vale, por si só, uma visita, mesmo que não tenha ideia de lá ir às compras. Mas, bem, uma coisa leva à outra e é o que o Harrods espera!

6. Saudador Profissional

Em alguns estabelecimentos de países como os EUA, por exemplo, existe o chamado Saudador Profissional, cujo trabalho é precisamente saudar as pessoas à entrada das lojas.

Este trabalho pretende espalhar a alegria pelas pessoas, alimentando o espírito natalício nos seus corações. É um verdadeiro serviço público!

7. Fabricante de Coroas de Natal

A tradicional Coroa de Natal à porta é uma tradição para muitas pessoas. Assim, este é um dos itens decorativos que mais saída tem nesta época. Portanto, há quem se dedique a fabricar Coroas de Natal, o que pode ser bem rentável!

Muitas das grinaldas que se espalham pelas cidades são feitas por autênticos Artesãos, com o amor das suas mãos, para aquecerem os corações do mundo.

8. Chef de “Mince Pie”

A “Mince Pie” ou Tarte de Carne Picada é uma antiga tradição de Natal britânica que não falta à mesa de muitas famílias. Assim, em todos os Natais, vendem-se milhões de “Mince Pies”!

Portanto, espaços comerciais são obrigados a contratar Chefes de Cozinha e Cozinheiros especializados nesta iguaria, para poderem responder à procura durante a época natalícia. É de deixar água na boca…

9. Escritor de Cartões de Natal

Os Cartões de Natal são mais uma velha tradição da quadra. Mas também não aparecem do nada! Há quem tenha que os criar, sobretudo a parte das mensagens festivas e significativas que os marcam.

Este é um trabalho perfeito para Copywriters criativos ou para candidatos a Escritor, pois puxa pela imaginação – afinal, quem não gosta de receber um Cartão de Natal bem carinhoso e inspirador!

10. Inventor de Brinquedos

Se há presente perfeito no Natal, sobretudo para os mais pequenos, são os brinquedos. E não faltam opções, para os mais variados gostos! Tudo graças ao trabalho do Inventor de Brinquedos.

Estes profissionais trabalham todo o ano para dar forma aos sonhos das crianças. Assim, ajudam a desenvolver a sua imaginação, mas também contribuem para o seu desenvolvimento social e cognitivo. Uma profissão de sonho bem real e essencial!

11. Elfo

O Elfo é mais um elemento que dá cor e alegria a esta época. O pequeno ajudante do Pai Natal pode trabalhar em partes temáticos, em centros comerciais, em lojas e até em paradas ou eventos organizados nas mais diversas cidades.

É um tipo de trabalho que só existe na quadra natalícia e que é ideal para Atores ou para quem gosta de lidar com crianças. Mas também exige criatividade e muita animação – além de muitos sorrisos!

12. Pai Natal

Finalmente, em último lugar, aparece o ingrediente mais importante do Natal (pelo menos, para uma boa parte do planeta). O Pai Natal é aquela figura mágica que desperta a criança que há em todo o adulto. Já nos mais pequenos é a certeza da magia – e a garantia dos presentes!

Mas, para algumas pessoas, é também uma profissão rentável e interessante. Todos os anos há vagas de emprego para quem quer ser Pai Natal por uns dias.

Contudo, é preciso gostar de trabalhar com miúdos e ter uma grande dose de boa disposição. Ah! E saber lançar um “Ho Ho Ho” como o verdadeiro Pai Natal!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima