9 Profissões do Futuro que vieram para ficar

Profissões do futuro que tens de conhecer

O mercado de trabalho está a mudar constantemente. O que antes era garantido, hoje já não é mais! Mas no meio de tantas mudanças, existem profissões do futuro que vieram para ficar. Portanto, se estás a pensar numa carreira sólida, é bom saberes quais são estas profissões. 

A revolução tecnológica é uma realidade, e não temos como fugir dela. Portanto, o melhor a fazer é adaptarmo-nos a ela e aproveitar todas as oportunidades que tem para nos dar. 

Na hora de escolheres uma profissão, podes aproveitar todas essas oportunidades para conseguires uma carreira de sucesso. 

Curioso para saber quais são as profissões do futuro? Aqui vamos falar-te das mais importantes!

Vamos?

As 9 Profissões do Futuro que tens de conhecer

Todas as profissões do futuro têm um aspeto em comum: tecnologia. Todas elas estão diretamente relacionadas com os avanços tecnológicos que vivemos, assim como as mudanças da sociedade em geral. 

Basta pensarmos no que fazemos todos os dias. Pesquisas no Google quando queremos comprar algo novo, visitas às redes sociais, jogos online… Tudo passa pela internet, não é verdade? 

Há uns anos a internet era algo que nos obrigava a estar em casa, porque só conseguíamos ter acesso através do computador. Mas hoje, com os Smartphones, temos a internet na ponta dos nossos dedos. 

Isso fez com que o mundo digital se tornasse muito importante e está, com toda a certeza, no centro das atenções. 

Portanto, se estás a pensar ainda na carreira que vais seguir, toma nota destas profissões do futuro que estão todas relacionadas com as mudanças no mundo por conta dos avanços tecnológicos. 

Vens connosco à descoberta?

1. Desenvolvedores de Software

Os desenvolvedores de software estão em alta no mercado de trabalho e vão estar ainda mais nos próximos tempos. Eles criam os sistemas que são responsáveis pela automatização de todos os processos. 

Ele cria aplicações, sites, sistemas, de acordo com as necessidades dos clientes/empresas. Além disso, ele identifica possíveis falhas de sistemas e faz as correções necessárias. 

Também te pode interessar ler: Arteterapia: A profissão que tens de conhecer

2. UX & UI Designers

Se existem profissões de futuro, as de UX & UI Designers são das mais importantes. Apesar de trabalharem com design, o foco é o mundo digital. 

São eles que decidem a aparência de um site, ou aplicação, assim como definem a interação nos sites e apps. Portanto, o seu foco é fazer com que haja uma boa experiência do utilizador enquanto usam esses sites e apps. 

Tendo em conta que tudo agora gira em torno de sites e apps, consegues perceber facilmente que estes profissionais estão na linha da frente do mundo moderno. 

Talvez te interesse ler também: Como mudar de vida a trabalhar em Marketing Digital

3. Coaching

Com toda a certeza já ouviste falar da profissão de coaching. Sem dúvida, é uma profissão que está na moda e vai ficar por muito tempo. Ele é a pessoa que ajuda outros a crescerem em várias áreas, podendo ser um coach financeiro, desportivo, de emagrecimento, espiritual, entre tantas outras opções. 

A internet veio impulsionar bastante esta profissão, até porque hoje consegues trabalhar para todo o mundo, através de plataformas digitais. 

4. Creators

Youtuber

Se a internet faz parte do nosso dia a dia, então é preciso termos pessoas que alimentem o mundo digital com conteúdo interessante e atualizado. Essa é a tarefa dos Creators! E como o mundo online vai ser o centro das ações nos próximos anos, é fácil perceber que esta é uma das principais profissões do futuro. 

Aqui incluem-se várias profissões, como, por exemplo: 

5. Profissional de Marketing Digital

As empresas tiveram que se adaptar às mudanças nos padrões de consumos das pessoas. Se tudo passa pela internet nos dias de hoje, as empresas têm de marcar a sua presença online se quiserem manter os seus clientes. 

E como fazer isso? Com a ajuda de um profissional de marketing digital. Este profissional sabe como funciona o mundo online e é determinante para o sucesso de qualquer campanha de marketing na internet. 

Sendo assim, esta é uma das profissões do futuro mais importantes, até porque não tarda a todas as empresas terem de passar para o mundo digital! 

Lê também: As 10 Profissões com mais saída no Mercado de Trabalho

6. Analista de Marketing Digital

O analista de marketing digital trabalha no planeamento do marketing em todos os meios digitais, como redes sociais, sites, blogs, entre outros. O foco é desenvolver diferentes ações para que a marca consiga estabelecer uma relação próxima com o seu público. 

Para fazer o seu trabalho, ele analisa os concorrentes da marca, acompanha as redes sociais, faz a gestão das redes sociais da marca, define as personas, entre tantas outras coisas. 

7. Professor online

Achavas que a área da educação não teria mudanças com os avanços tecnológicos? Estavas muito enganado! Uma das profissões de futuro é a de professor online. O ensino à distância é cada vez mais comum, e as pessoas gostam da ideia de estudar a partir de casa, com flexibilidade de horário e um ensino mais individualizado. 

Para as escolas, os cursos à distância é uma excelente oportunidade para chegar a um número maior de alunos e, por isso, tem maiores lucros. Além disso, os custos são mínimos! 

Se a tua vocação é ensinar, então, ser professor online pode ser uma boa oportunidade de carreira para ti!

8. Walker Talker

Ainda não ouviste falar da profissão de Walker Talker? Então tens mesmo de conhecer. Esta é uma das profissões do futuro que vão ficar por cá por muito tempo! Consiste em fazer companhia a pessoas idosas através da internet. 

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as pessoas idosas estão cada vez mais presentes no mundo online. Sendo assim, uma alternativa para combater a solidão na terceira idade é estabelecendo uma ligação com eles através da internet. 

9. Especialista em e-Commerce

O e-Commerce é o mercado online. São lojas virtuais onde podemos comprar produtos ou contratar serviços. De certeza que já te deparaste com várias lojas online e compraste alguma coisa, não é mesmo? Essa é a tendência do mercado atual. Portanto, as empresas estão a apostar fortemente nesse mercado. 

Mas como agir? Qual a melhor forma de aumentar as vendas? O que fazer para chegar ao público? É isso que o especialista em e-Commerce sabe como fazer. 

Profissões de Futuro: Conclusão

Se estás agora a entrar no mercado de trabalho, ou se estás a pensar mudar de carreira para garantir uma maior estabilidade, então não podes deixar de ter em conta estas profissões do futuro. Sem dúvida, elas vieram para ficar e oferecem excelentes oportunidades de emprego. 

As mudanças e avanços tecnológicos transformaram o mercado de trabalho e temos de nos adaptar a ele e aproveitar todas as oportunidades que nos trouxe. 

Se queres entrar no mercado de trabalho das profissões de futuro em grande, aconselhamos-te a leitura do e-book grátis: Profissões de Futuro: Como se preparar para o novo mercado de trabalho.

Com todos estes conhecimentos em mãos, o teu sucesso nas profissões do futuro está garantido!

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top