13 profissões para melhorar a vida de pessoas com incapacidades

Profissões para melhorar a vida de pessoas com incapacidades

Celebra-se nesta sexta-feira, 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Por isso, trazemos aqui 13 profissões para quem quer trabalhar com pessoas com incapacidades…

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é assinalado desde 1992. É uma forma de alertar para a importância de garantir os direitos de quem vive com incapacidades.

Há muitas pessoas que trabalham nesta área, com a paixão pelo serviço social e por ajudar os outros.

Mas vem saber um pouco mais sobre como é trabalhar neste âmbito…

O que são pessoas com incapacidades?

Uma incapacidade é algum tipo de dificuldade que uma pessoa tem para desempenhar certas tarefas ou funções.

Assim, podemos estar a falar de pessoas com deficiências desde o nascimento. Mas as incapacidades também podem surgir devido a acidentes ou a outras situações ao longo da vida.

Os principais tipos de incapacidades podem ser:

  • Físicas (dificuldades motoras como andar ou ver, por exemplo)
  • Cognitivas (dificuldades de aprendizagem, entre outras)
  • Mentais (ou seja, problemas do foro da Psicologia).

Como trabalhar com pessoas com incapacidades?

Todas as pessoas com incapacidades podem ter uma vida mais ou menos normal, conforme o grau e o tipo de dificuldades. Mas, para isso, têm de ter os apoios certos.

É, neste âmbito, que trabalham muitos profissionais no mercado de trabalho. Assim, a sua função passa por prestar serviços focados nas incapacidades das pessoas. Mas também, não podem esquecer que são indivíduos plenos, com várias dimensões, sonhos e expetativas.

Assim, este trabalho no mundo da deficiência é tão desafiante como valioso. Vê que pode mesmo melhorar a vida das pessoas e, portanto, ajudar a construir um mundo melhor!

  • Como saber que profissão seguir: 9 dicas que podem ajudar
  • É este o teu sonho? Vê profissões que podes abraçar para lidar de perto com pessoas com incapacidades, ou para facilitar a sua vida atuando na retaguarda…

    Deixaste-te cativar por alguma destas profissões? Clica nos links e descobre tudo sobre cada uma delas, pois se queres trabalhar com pessoas com incapacidades, encontrarás uma boa opção para ti.

    Mas se ainda tens dúvidas quanto ao que queres fazer com o teu futuro, aproveita para fazer Testes Vocacionais. Vais, com certeza, encontrar a tua profissão ideal!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Rolar para cima