Tens veia de artista? Conhece 12 profissões no mundo da Arte

Profissões no mundo da Arte

Sabias que se assinala hoje o Dia do Artista? Se és uma pessoa criativa e imaginativa e procuras triunfar no mundo da Arte, espreita 12 profissões que podem ser mesmo o que procuras.

Se és uma mente criativa e com uma imaginação fértil e estás um pouco perdido quanto ao teu futuro profissional, pode ser boa ideia seguir uma profissão em Arte.

Essa ideia de que o mundo artístico não dá trabalho está ultrapassada. Há várias áreas profissionais neste âmbito com muito sucesso e boas saídas profissionais – só tens de encontrar a tua vocação dentro do multifacetado mundo das artes!

12 profissões ligadas à Arte

Para teres uma ideia mais clara do tanto que podes fazer no mundo das Artes, em termos profissionais, deixamos-te de seguida 12 profissões que te podem conduzir a um futuro brilhante. Vamos começar?

1. Animador 3D

O Animador 3D trabalha nas áreas do cinema e da televisão, mas também no universo dos videojogos e da publicidade. O seu papel é criar modelos digitais em três dimensões, dando vida a personagens e a planos de fundos. Mas também pode ter objetivos informativos, criando conceitos 3D nesse sentido.

Trata-se de uma área em forte crescimento em termos de saídas profissionais. Mas exige um grande conhecimento técnico, por exemplo em termos de softwares, e muita habilidade técnica e gráfica. É uma área onde a formação certa é fundamental.

2. Artesão

O Artesão pode dedicar-se a diversas Artes, desde a cerâmica à olaria, passando pela carpintaria ou até pela sapataria. O seu trabalho é manual e é uma profissão de tipo tradicional, algo que é muito valorizado nos dias modernos que vivemos.

Para fazer trabalhos de Artesão é preciso ter grande mestria com as mãos, seja para moldar os trabalhos diretamente, seja para trabalhar com ferramentas artesanais.

  • Sabe tudo sobre a profissão de Artesão.

3. Artes Visuais (Artista Plástico)

O Artista Visual, ou Artista Plástico, pode recorrer a vários tipos de materiais, desde gesso a argila, passando por tinta, madeira, metais e outros. Ele também dá forma às suas ideias e projetos artísticos recorrendo a tecnologias, ou a programas de computador.

Trata-se de uma vertente da Arte que abre muitas possibilidades, conforme a imaginação e o estilo próprio de cada Artista. Mas exige uma grande atenção às tendências do momento, bem como um grande conhecimento de técnicas e estilos.

4. Artista Urbano

O Artista Urbano é também conhecido por Street Designer e, como o nome indica, é alguém que faz arte nas ruas, por exemplo, em muros ou em paredes de casas.

Este setor já foi visto como vandalismo, mas, atualmente, há um reconhecimento como verdadeira forma de arte. Repara que não estamos a falar de grafitis vulgares feitos por grafiteiros ocasionais. Trata-se de um movimento artístico que faz cada vez mais parte integrante da cultura urbana, como forma de valorização das cidades.

Banksy é o Artista Urbano mais conhecido do momento. A sua identidade permanece um mistério, mas as suas obras em estêncil têm feito sensação em várias cidades do mundo e valem milhões!

5. Cartunista

O Cartunista, ou Cartoonista, é o que se pode chamar um humorista gráfico, pois o seu trabalho é criar desenhos com humor. Mas também tem um papel de crítica social, uma vez que esses desenhos devem apontar para questões ou problemas do quotidiano da sociedade.

Contudo, este profissional também pode criar ilustrações e pósteres, bem como outros trabalhos relacionados com as Artes Visuais.

6. Designer Gráfico

Um Designer Gráfico é mais um criativo que trabalha com Artes Visuais. O seu trabalho passa por desenvolver ideias e conceitos gráficos em função dos objetivos de seus clientes.

Pode trabalhar em áreas tão diversas como a comunicação social e o cinema, ou ainda a publicidade e o marketing, entre outras.

Mas essa vertente do Design pode desenrolar-se em diversos setores, com as devidas especializações, desde a Moda às Joias, passando pelos Móveis ou pelo Design Têxtil. Ainda existe o Design Multimédia, de Publicidade ou de Embalagem e para quem gosta da área estética, há o Design de Unhas ou de Sobrancelhas.

Portanto, há muito por onde escolher para quem quiser seguir uma carreira no mundo do Design.

Vê como podes tornar-te Designer Gráfico.

7. Diretor de Arte de Animação

O Diretor de Arte de Animação é quem trata do visual gráfico dos filmes de animação. A criação de cenários e de personagens passa pelas suas mãos antes de chegar aos Animadores e aos Cenaristas.

O seu trabalho é essencial em qualquer animação, pois acaba por imprimir o conceito artístico global do projeto. Mas além da criatividade, também precisa de saber passar as suas ideias ao resto da equipa.

8. Galerista de Arte

O Galerista de Arte é um proprietário ou um gerente de galerias de arte, sendo o responsável por comprar e vender as obras. Mas também escolhe as coleções para as exposições e lida com toda a gestão da galeria.

Para poder desempenhar esta função, o profissional tem de ter um grande conhecimento da indústria da Arte, estando a par das tendências. Mas também deve ter capacidade para perceber se um dado Artista tem ou não valor artístico e potencial de venda no mercado.

9. Pintor de Arte

O Pintor de Arte é o profissional que faz pinturas usando telas, tintas, óleos e pastel, entre outros materiais. É uma das formas de Arte mais nobres e mais admiradas do mundo, exigindo grande talento e sensibilidade.

É daquelas profissões que requer algum talento inato, mas também requer uma boa formação para aperfeiçoar técnicas. Hoje em dia, a formação é fundamental em todas as áreas. De resto, este mundo da Pintura também está cada vez mais competitivo, pelo que só mesmo os mais bem preparados conseguem triunfar.

10. Professor de Oficina das Artes

A profissão de Professor de Oficina das Artes é ideal para quem tem a paixão do Ensino e o gosto por inspirar e motivar os mais jovens. Trata-se de uma atividade que pode fazer a diferença na vida dos estudantes, incentivando o desenvolvimento de novos talentos.

Neste caso, a Arte é mais uma paixão do que propriamente motivo de criação para o Professor. Mas é igualmente importante ter bons conhecimentos artísticos e dominar algumas técnicas.

Para trabalhar nesta área é preciso ter uma qualificação profissional adequada, bem como boas capacidades de comunicação.

11. Tatuador

O Tatuador, ou Tattoo Artist, é um artista que faz tatuagens, ou seja, gravações na pele com tinta e instrumentos próprios. É também uma profissão que requer uma veia artística, pois é preciso ter muito talento para o desenho.

Além dessa capacidade de saber desenhar, também é preciso ter sangue-frio para “picar” a pele das pessoas com a tinta – isso pode ser algo que impressione alguns. Portanto, tens primeiro de perceber se consegues lidar com esta questão, antes de te decidires a enveredar por esta área.

  • Aproveita para ver o que é preciso para ser Tatuador.

12. Xilógrafo (Xilografista)

O Xilógrafo grava imagens em madeira, usando instrumentos adequados. É um dos métodos mais antigos de gravura, mas também uma arte ancestral que exige um grande talento para o desenho.

Também conhecido como Xilografista ou Xilogravador, estes profissionais são verdadeiros artistas. Além do desenho, precisam ainda de dominar as artes manuais.

Trata-se de uma profissão em vias de desaparecimento dado o desenvolvimento tecnológico na área da impressão. Contudo, continua a ter o seu espaço nas áreas da Arte e da História.

Se nenhuma destas profissões ligadas à Arte te agrada, ainda há muitas outras opções disponíveis. Podes consultar esta Lista de A a Z de Profissões ou descobrir a carreira que mais se adequa ao teu perfil no Simulador de Profissões. Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima