Descobre 10 profissões que fazem bem à saúde mental

Profissões que fazem bem à saúde mental

Assinala-se, neste dia 10 de outubro, o Dia Internacional da Saúde Mental, uma área tão importante para o nosso bem-estar e até para o rendimento no trabalho. Neste âmbito, vamos partilhar contigo 10 profissões que podem ajudar a manter uma boa saúde mental.

Neste ano, o Dia Internacional da Saúde Mental assinala-se sob o lema “Tornar a saúde mental e o bem-estar uma prioridade global”. E de facto, este assunto é cada vez mais reconhecido como um pilar essencial para a felicidade em sociedade e no trabalho.

O stress no emprego é, em alguns casos, o principal promotor de problemas a nível psicológico, com consequências que podem afetar até a própria produtividade no trabalho, além do bem-estar a nível pessoal.

Mas circunstâncias difíceis da vida também podem afetar o lado emocional e, logo, resultar em maiores dificuldades no trabalho.

Portanto, tudo está relacionado. Deste modo, é preciso encontrar as melhores alternativas, em termos da organização da vida e do trabalho, para que a nossa saúde não fique comprometida.

10 profissões que fazem bem à saúde mental

Trabalhar é, mais do que uma obrigação, uma forma de nos sentirmos realizados e úteis. Mas, claro está, para isso ser verdade é preciso ter um trabalho de que gostemos e que nos faça bem.

Há desafios que podem ser altamente stressantes, complicando a saúde mental, até por não permitirem manter um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Este aspeto é muito importante, mas não é tudo.

No fim de contas, o mais importante é encontrar a vocação, ou seja, perceber o tipo de trabalho que nos pode fazer felizes.

Esta escolha não é algo linear, mas há testes vocacionais que podem ajudar a encontrar o rumo certo.

De qualquer modo, vamos deixar-te uma lista de profissões que te podem ajudar a fugir de ambientes mais stressantes e a alimentar uma melhor saúde mental. Ora, confere…

1. Dog Walker

A profissão de Dog Walker, ou “passeador de cães” em português, é ideal para quem gosta de animais e de passar tempo ao ar livre. Portanto, pode ser muito gratificante em termos emocionais e ainda ajuda à saúde física pelo exercício que se faz e pela vitamina D que se absorve.

Neste trabalho, o contacto com os cães pode alimentar sentimentos de alegria e de satisfação que ajudam ao bem-estar geral.

2. Pet-Sitter

O trabalho como Pet-Sitter é outro que pode contribuir para a saúde psicológica de quem adora animais. É uma forma de juntar o prazer de acarinhar os bichinhos com a necessidade de um trabalho remunerado, o que pode resultar na melhor combinação possível.

Esta profissão implica cuidar dos animais enquanto os donos estão fora, passando por dar-lhes comida e cuidados de higiene, mas também muito carinho. Esse convívio com os animais pode resultar em grande contentamento e conforto.

3. Floricultor

Ter uma profissão em Floricultura é trabalhar com flores, o que parece, desde logo, maravilhoso! Mas é preciso gostar de pôr as mãos na terra e de ter apetência para esta área.

Ser Floricultor ou mesmo Horticultor é excelente para a saúde mental, pois esse contacto direto com a natureza permite reduzir o stress. Claro que a profissão tem as suas exigências, tal como todas, mas tem esse lado purificador e revigorante que podemos sempre encontrar numa flor.

4. Vigilante da Natureza / Guarda-Parques

Para quem gosta de natureza e deseja trabalhar ao ar livre, ser Vigilante da Natureza / Guarda-Parques, ou Guarda Florestal, pode ser o ideal.

O trabalho destes profissionais é, basicamente, proteger a natureza, por exemplo, vigiando áreas protegidas e parques naturais para evitar incêndios. Há lá trabalho mais importante do que este?

É, portanto, uma missão muito gratificante – afinal, trata-se da “saúde” do nosso planeta! Além disso, é um tipo de trabalho que exige passar tempo sozinho, o que pode permitir uma maior comunhão com a natureza e contigo próprio.

5. Bibliotecário

Já alguma vez te perguntaram onde é que gostarias de ficar fechado, sozinho, durante uma noite inteira? Há quem responda uma pastelaria, uma loja de roupa, um estádio de futebol… Se a tua resposta é numa Biblioteca, então esta pode ser a profissão certa para ti!

Ser Bibliotecário é ideal para quem gosta de livros e tem um lado bem disciplinado e muito organizado. Esse facto de ter estantes repletas de livros ao redor, durante todo o dia, pode ser bastante estimulante e animador.

De resto, os livros podem ser usados como terapia por Biblioterapeutas que são profissionais especializados em coaching, escolhendo o livro certo para cada pessoa, tendo em conta o problema mental que esta enfrenta.

6. Músico

A música é, sem dúvida, um dos melhores “remédios” para dias mais tristes e uma grande companhia para momentos de alegria. Portanto, ser Músico tem, inevitavelmente, que entrar na lista das profissões que fazem bem à saúde mental.

Um Músico pode interpretar vários instrumentos musicais, ou até usar a sua voz, para transmitir emoções e mensagens. É uma excelente forma de chegar às pessoas e traz um conforto interno, mas também pode resultar em alívio para os outros.

A Musicoterapia é uma terapia que vem sendo usada, nos últimos tempos, como complemento a outras práticas médicas para ajudar a prevenir ou reabilitar a saúde física, mental e psíquica.

7. Artesão

O Artesanato pode ser mais do que um hobby para quem tem talento para as artes manuais. Além do mais, trabalhar como Artesão pode ser altamente terapêutico, pois a criatividade e os trabalhos manuais ajudam a desconcentrar a cabeça das preocupações.

Há vários tipos de artistas neste âmbito, desde o Ceramista ao Oleiro, passando pelo Filigranista, mas todos têm em comum o facto de terem grande habilidade com as mãos. Pode parecer estranho, mas, por vezes, um trabalho físico faz melhor à saúde mental do que algo que exija maior concentração da nossa cabeça.

Este tipo de profissão é ótimo para afastar o stress e a ansiedade.

8. Inventor de Brinquedos

A profissão de Inventor de Brinquedos é um pouco como deixar à solta a imaginação da criança que todos temos dentro de nós. Isso soa, desde logo, a um trabalho perfeito para quem tem criatividade para dar e vender!

Este trabalho passa por criar brinquedos, tanto para crianças como para adultos, e pode implicar apenas o design, ou também o fabrico propriamente dito dos mesmos.

9. Humorista

“Rir é o melhor remédio”! Esta frase da sabedoria popular é bem verdadeira. Afinal, há algo mais saudável do que rir? Neste sentido, o Humorista tinha de estar entre as profissões que fazem bem à saúde mental.

O papel deste profissional é escrever textos e piadas para fazer os outros rirem. Pode ser ele próprio a dizer os seus textos, em eventos de comédia stand-up, por exemplo, mas também pode escrever para Comediantes.

10. Diretor de Animação

Os filmes animados permitem a miúdos e graúdos viajar para outros universos, e para realidades só sonhadas. São, muitas vezes, a transformação de sonhos em imagens que parecem reais! Essas viagens são excelentes para fugir à tensão e aos problemas do mundo.

Neste âmbito, o papel do Diretor de Animação é fundamental, pois é o profissional responsável pela qualidade de um filme ou curta-metragem de animação.

Além destas 10, existem ainda outras profissões que fazem bem à saúde mental, a começar pela do Psicólogo ou do Terapeuta. Mas quisemos abrir aqui um pouco o leque de possibilidades, para fugir ao óbvio, mostrando-te outros caminhos que podes seguir.

Se estiveres a enfrentar problemas psicológicos ou de saúde mental, ou precisares simplesmente de conversar com alguém, podes procurar ajuda na linha de aconselhamento psicológico do SNS 24 através do número 808 24 24 24.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima