Prós e Contras de ser Médico

prós e contras de ser médico

Muitas pessoas sonham em tornar-se médicos por ser uma profissão muito conceituada, os salários serem altos e o desemprego ser nulo. No entanto, assim como qualquer outra profissão, também tem os seus desafios e dificuldades. Por isso, aqui vamos deixar-te uma listinha com os prós e contras de ser médico.

Antes de vermos as vantagens e desvantagens de ser médico, é importante dizermos que a escolha de uma profissão não é fácil e não deve ser feita apenas com vista num salário ou taxas de empregabilidade altas.

Passamos muito mais tempo no trabalho do que em casa, o que torna ainda mais importante escolhermos uma profissão que gostemos e nos sintamos realizados.

Já imaginaste o que seria passar mais de 40 mil horas na tua vida a fazer uma coisa que não gostas? Além de te tornares uma pessoa frustrada por estares a desempenhar uma função que não gostas, não vais nunca conseguir fazer um bom trabalho, por muito que te esforces.

A dedicação a uma profissão é essencial para desempenharmos um bom trabalho e, como tal, o amor por aquilo que fazemos é indispensável.

Mas se o teu sonho é, com toda a certeza, ser médico, este artigo foi feito para ti! Aqui vamos desmistificar a profissão, que é vista ainda de forma “romanceada” pela maior parte das pessoas.

Estás curioso para saber quais os prós e contras de ser médico?

Então continua connosco!

Os Prós e Contras de ser Médico

Existem muitas dúvidas quando o assunto é a carreira de Medicina. Além de ser uma área muito abrangente, que envolve dezenas de especialidades, o dia a dia também difere bastante de país para país e a rotina dos diferentes especialistas é bastante diferente.

Portanto, quando estamos a pensar seguir uma profissão, seja ela a de médico, ou qualquer outra, temos de pensar bem em qual a especialidade que vamos seguir, assim como as rotinas de trabalho que poderemos vir a ter.

Como a carreira na área da Medicina é uma das mais procuradas por jovens, nós resolvemos mostrar aqui como é a realidade destes profissionais.

Vamos?

3 Vantagens de ser Médico

1) Emprego

Sem dúvida, uma das grandes vantagens de ser médico é que o desemprego é inexistente. A verdade é que existe falta de médicos em todo o mundo, e por isso conseguimos colocação facilmente.

O facto de não haver muitas vagas para o curso de Medicina ajuda a que estes profissionais tenham emprego garantido assim que terminam a faculdade.

Além disso, esta profissão oferece uma série de especialidades, permitindo-te escolher uma área de atuação que gostes mais, como pediatria, obstetrícia, anatomopatologia, cardiologia, entre tantas outras.

Talvez te interesse ler também: TOP 6 Profissões com mais empregabilidade

2) Salários

Os salários dos médicos são, com toda a certeza, bem acima da média, com a possibilidade de fazer trabalhos tanto no setor público, como privado. Este é um dos motivos pelo qual tantos jovens procuram esta profissão.

3) Realização Pessoal

Uma carreira não se faz só de grandes salários e excelentes oportunidades de trabalho. Faz-se também da realização pessoal. As pessoas que escolhem a profissão de médico têm como princípio ajudar o próximo. Sentir que podemos ajudar alguém a viver é, sem dúvida, algo imensurável!

Nesse sentido, os médicos, ao combaterem doenças, promoverem a saúde e a qualidade de vida, deitam a cabeça no travesseiro com o sentimento de dever cumprido, além de uma grande satisfação pessoal por salvarem vidas diariamente.

3 Desvantagens de ser Médico

1) Carga de Trabalho

Um dos aspetos mais difíceis desta profissão é a carga de trabalho que é exigida, assim como a carga horária. Sendo esta uma profissão de grande responsabilidade, a esta vem “atrelado” um grande volume de trabalho.

Quem escolhe a profissão de médico sabe, à partida, que vai passar noites em claro, com turnos de 16 ou até 24 horas. Médicos que trabalham em urgência, como é o caso dos recém-formados, têm de estar bem cientes desta realidade.

2) Família

Como consequência do primeiro ponto, o tempo disponível para a família é pouco. Quem escolhe esta carreira deveria saber, desde logo, que se exigem muitos sacrifícios.

Se a vida de estudante de medicina já era difícil, sem tempo para as saídas com os amigos, festas de aniversário e convívios familiares, a vida de um profissional não é muito diferente!

Além do trabalho em si, é preciso estar em constante formação, para atualizar conhecimentos. Se juntarmos o trabalho no serviço nacional de saúde ao trabalho no setor privado (com intuito a um maior retorno financeiro), o tempo disponível é ainda menor!

3) Stress e Burnout

Os médicos são dos profissionais que acusam maiores níveis de stress, assim como de burnout (exaustão excessiva). Esta é uma profissão muito exigente, não só ao nível intelectual, como físico. A própria sociedade exerce uma pressão enorme, não havendo espaço para falhas. Isso faz com que a pressão vivida pelos médicos seja imensa.

Também de pode interessar: TOP 18 Profissões mais bem pagas em 2021

Prós e Contras de ser Médico: Conclusão

Como vimos ao longo deste artigo, a profissão de médico tem vantagens e desvantagens. Não poderia ser diferente! Em todas as profissões encontramos coisas boas e coisas más, e devemos estar conscientes disso quando pensamos numa carreira a seguir.

A área da Medicina é uma das que mais procura tem por parte dos jovens, que lutam diariamente para conseguirem uma vaga na faculdade. No entanto, muitos não estão cientes do futuro.

Existe uma tendência para “romancear” a profissão, não só pela reputação que os médicos têm, mas também pelas séries de televisão que focam o quotidiano de um Hospital.

Apesar de ter as suas desvantagens, como vimos neste artigo, ser médico é também uma honra e um privilégio de poucos (só os melhores conseguem!).

Se avaliaste os prós e contras de ser médico e, ainda assim, vive em ti uma vontade enorme de seguir a profissão, se sentes que essa é a tua vocação, então não desistas de lutar por aquilo que realmente queres para a tua vida. Nós desejamos-te enorme sucesso na tua carreira profissional!

Estás à procura de uma especialidade que gostes? Então não deixes de conhecer todas as especialidades de Medicina no Guia das Profissões!

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top