Sabias que Personal Trainer é das profissões com maior saída em Portugal? Vê como ser um

Personal Trainer

A procura por um Personal Trainer está em alta e esta é uma das profissões com maior saída em Portugal. É um reflexo do crescente interesse da sociedade pelo desporto, a saúde e o bem-estar físico e mental. Mas sabes o que é preciso para seguir uma carreira nesta área? Vem descobrir…

A área do Fitness e do Exercício Físico é uma das que mais tem crescido nos últimos anos. Assim, o Personal Trainer é uma das profissões com mais procura e uma das que tem maior saída profissional em Portugal. Mas porque é que isto acontece, afinal?

Em primeiro lugar, ser Personal Trainer exige uma boa dose de paixão pelo desporto e esse é um traço comum a muitas pessoas.

Além disso, é um verdadeiro serviço público, pois implica muitos benefícios em termos de saúde e bem-estar para os clientes destes profissionais.

Contudo, o próprio profissional também tem vantagens seguindo esta área, tais como:

  • Satisfação por ajudar a melhorar a saúde dos outros
  • Muitas oportunidades de carreira
  • Grande rentabilidade financeira mensal
  • Liberdade de horários e independência para gerir a vida profissional e pessoal.

Mas como posso tornar-me Personal Trainer?

Há muitas pessoas que querem tornar-se especialistas em fitness, até por ser uma área com tantas saídas profissionais e com bons ganhos financeiros.

Uma aposta séria nesta vertente pode levar-te a desenvolver um negócio próprio, quem sabe até a tornares-te um líder nacional neste setor.

Mas, para isso, precisas de apostar na formação certa. Não podes entrar na profissão só porque tens a paixão do desporto e porque leste umas “coisas” sobre o assunto.

Para seres Personal Trainer tens de investir num bom curso e em certificações nacionais e internacionais que ajudem a valorizar o teu potencial.

Existem várias universidades que oferecem cursos na área do desporto, nomeadamente Licenciaturas em Educação Física. Contudo, estamos a falar de um tipo de formação muito académica.

Aliás, este ensino superior está mais focado na formação de professores de Educação Física ou de instrutores de ginásio, o que é um pouco diferente do que se espera de um Personal Trainer.

Assim, uma boa alternativa é apostar em cursos teórico-práticos como o de Técnico Especialista em Exercício Físico da MANZ Formação.

Porquê o curso de Técnico Especialista em Exercício Físico da MANZ?

Esta opção é ótima para seguir um percurso como Personal Trainer, com uma formação completa e reconhecida no mercado, que te garante 100% de empregabilidade. Contudo, também dá acesso a outras profissões na área do fitness, do desporto e do bem-estar físico.

Quem completar o curso de Técnico Especialista em Exercício Físico tem acesso a um estágio curricular e a Cédula Profissional, bem como ao título internacionalmente reconhecido de Instrutor LesMills, o maior programa de aulas de grupo do mundo. Assim, conseguirás uma dupla certificação que te facilitará a entrada no mercado de trabalho.

Uma referência nacional no ensino do fitness

A MANZ é a referência nacional de ensino na área do fitness, dispondo de um corpo docente de renome e mantendo uma relação privilegiada com vários ginásios e health clubs portugueses. Este dado é importante porque garante o acesso a estágios profissionais que abrem portas no mercado laboral.

A entidade de formação é também a representante exclusiva da LesMills em Portugal, o que assegura uma preparação mais completa neste âmbito, permitindo lecionar aulas de grupo em qualquer canto do mundo.

A MANZ está há 30 anos em Portugal e disponibiliza formação em Lisboa, Porto e Faro, nos regimes laboral ou pós-laboral.

O curso de Técnico Especialista em Exercício Físico da MANZ tem uma duração média de cerca de 15 meses e pode ser pago em prestações, dando acesso a diversas certificações relevantes para a profissão de Personal Trainer, tais como:

  • Cédula TPTEF
  • Certificado Internacional LesMills
  • Personal Trainer | EQF Level 04 do European Register of Exercise Professionals
  • Primeiros Socorros.

Deste modo, os profissionais formados na MANZ têm acesso a uma certificação nacional que lhes permite trabalharem em ginásios, health clubs, piscinas e complexos desportivos.

Mas também ficam com uma certificação internacional que possibilita o acesso aos melhores programas do mundo do fitness.

O curso da MANZ atribui ainda aos futuros Personal Trainers o nível EQFLEVEL4, um reconhecimento de competências internacional que pode abrir ainda mais portas no mercado de trabalho.

Para lá de tudo isso, a formação dá acesso à certificação em Primeiros Socorros da Help Care que é acreditada pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).

O que é preciso para entrar no curso?

Se quiseres entrar neste curso de Técnico(a) Especialista em Exercício Físico da MANZ, precisas de ter o 12º ano concluído ou uma habilitação equivalente (níveis 3 e 4 do QNQ).

Também podes frequentar o curso com o 12º ano incompleto, tendo aproveitamento em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos, desde que frequentes um programa adicional de formação ou conclusão do 12º ano.

Além disso, é obrigatório gostar muito de desporto, exercício físico, saúde e bem-estar.

Que qualidades deve um Personal Trainer ter?

Agora que já estás por dentro da parte mais burocrática do que é preciso para ser Personal Trainer, precisas de entender que qualidades pessoais é que um profissional desta área precisa de ter. Sem elas, será difícil ter sucesso neste mundo tão exigente.

Repara que os profissionais da área do exercício físico lidam com pessoas que têm inseguranças e problemas concretos, e, muitas vezes, dificuldades para os enfrentarem. Portanto, precisam de saber como abordar tudo isto para eles próprios não se deixarem engolir pelas frustrações dos seus clientes.

A profissão exige uma série de ferramentas e de conhecimentos que podem fazer toda a diferença para triunfar e ter uma longa carreira.

Assim, as principais qualidades de um Personal Trainer são as seguintes:

  • Formação sólida e reconhecida
  • Desenvolver relações de confiança com os seus clientes
  • Saber motivar as pessoas
  • Falar de forma entusiasta, compreensiva e inspiradora
  • Grande capacidade de compreensão
  • Ótima capacidade de planeamento
  • Conseguir traçar objetivos e cumpri-los
  • Pensar a longo prazo (olhando para o futuro profissional).

Com estes argumentos todos em cima da mesa, já podes decidir se Personal Trainer é a profissão que te vai fazer feliz. Se tens o que é preciso para o ofício, abraça a formação com paixão e trabalha para o sucesso! Com esforço e empenho, estará garantido.

Artigo escrito em parceria com a MANZ Formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima