TOP 18 Profissões mais bem pagas em 2021

top 18 profissões mais bem pagas

Quem sonha em ter uma vida estável, confortável, e até com alguns luxos, deve procurar uma carreira que ofereça um bom salário. A pensar nisso, juntamos aqui as profissões mais bem pagas nos últimos anos, para conseguires ter uma ideia de quais as áreas que pagam melhor aos seus funcionários. 

Duas áreas profissionais incluem, sem dúvida, as profissões com salários mais altos: retalho e área digital. Apesar de serem áreas muito distintas, elas incluem os cargos mais bem pagos nos dias de hoje. Mas não são as únicas áreas com os ordenados mais altos. 

Curioso para saber quais são as áreas e as profissões mais bem pagas em Portugal?

Então vem connosco!

As 18 Profissões mais bem pagas em Portugal

Como já dissemos, as áreas do retalho e digital estão no topo das profissões mais bem pagas em 2021 em Portugal, mesmo com a crise provocada pela pandemia de Covid-19. Mas surgem outras áreas com cargos cujos salários são bem altos também. Falamos das áreas da Indústria / Produção, Medicina / Saúde, Direito, assim como na área do Marketing

Vamos ver agora as profissões mais bem pagas em Portugal em 2021.

Talvez te interesse ler também: TOP 6 Profissões com mais empregabilidade

Tabela geral das Profissões mais bem pagas em 2021

18 – Tax Manager

Da área das finanças, o tax manager pode ganhar entre os 25 e os 100 mil euros por ano, brutos. Apesar de não serem contabilizados os descontos para a segurança social e para o IRS, sabemos que existem outros benefícios que podem fazer face aos elevados impostos, como seguro de saúde, bónus de produtividades, entre outros. 

17 – Diretor de Sistema de Informação

Os cargos de direção ocupam o topo das profissões mais bem pagas, com toda a certeza. No caso do diretor de sistema de informação, eles podem ter um salário que varia entre os 49 e os 100 mil euros por ano. 

16 – Diretor-Geral de Operações de Turismo

O setor do turismo estava em alta até ao fim de 2019 e foi fortemente abalado pela pandemia de Covid-19. No entanto, parece que afetou muito os salários dos diretores-gerais de operações de turismo, os quais auferem um ordenado que varia entre os 54 e os 100 mil euros anuais. 

15 – CTO (TI – Tecnologia da Informação)

Como dissemos, a área digital tem apresentados bons resultados quando falamos em profissões mais bem pagas, mas também quando o assunto é empregabilidade. o CTO (Chief Technical Officer, ou Diretor Técnico) na área de TI pode ganhar entre 56 mil e 100 mil euros por ano!

14 – CISO (TI – Tecnologia da Informação)

O CISO, ou Chief Information Security Officer, também da área da Tecnologia da Informação, apresenta salários elevados, entre os 56 e os 100 mil euros por ano. 

13 – Diretor Financeiro e Administrativo

O diretor financeiro e administrativo, também um cargo de direção, ocupa um lugar cimeiro nas profissões com salários mais altos em Portugal. Este profissional pode ganhar entre 49 e 105 mil euros por ano.

12 – Diretor de Operações no Retalho e Diretor de Compras

O diretor de operações na área do retalho, assim como o diretor de compras, tem um salário ainda mais elevado que o diretor administrativo e financeiro, podendo ganhar de 49 a 110 mil euros por ano. 

11 – Diretor-Geral de Construção

Num patamar mais elevado que as profissões anteriores, o diretor-geral de construção tem um salário que pode ir de 83 a 110 mil euros. 

10 – Diretor Comercial da área dos Seguros

Já sabemos que a área dos seguros oferece salários superiores à média. Por isso, não podia deixar de ter aqui no nosso Top das profissões mais bem pagas o diretor comercial de Seguros, o qual ganha entre 60 e 120 mil euros por ano. 

9 – CIO (TI)

O CIO (Chief Information Officer, ou Diretor de Tecnologia de Informação) apresenta os mesmos ganhos que o diretor comercial da área dos seguros, com um salário que pode variar entre os 60 e os 120 mil euros. 

8 – Diretor Financeiro da área do Retalho

A área do retalho é, com toda a certeza, aquela que apresenta cargos com melhores salários. O diretor financeiro pode ganhar entre 63 e 120 mil euros anuais. 

7 – Plant Manager (Indústria ou Produção)

O Plant Manager nas áreas da Indústria e Produção também apresentam salário muito elevados, podendo auferir entre os 72 e os 125 mil euros por ano.

6 – Diretor de Marketing na área do Retalho

O diretor de marketing que esteja a trabalhar na área do retalho consegue um salário muito acima da média, estando no Top das profissões mais bem pagas em Portugal. O ordenado pode variar entre os 50 e os 130 mil euros. 

5 – Business Unit Manager na área da Saúde

Como dissemos, a área da saúde também apresenta dos salários mais altos em Portugal. Um dos cargos mais bem pagos é o de Business Unit Manager, com um ordenado que varia entre os 65 e os 130 mil euros por ano.

4 – Diretor Médico

Mais uma profissão na área da saúde (medicina) que está no topo das profissões mais bem pagas em Portugal. O diretor médico pode ganhar entre 80 e 130 mil euros por ano. 

3 – Diretor Jurídico de Grandes Empresas

Também na área do Direito temos cargos com salários muito altos. É o caso do diretor jurídico que esteja a atuar em grandes empresas. O ordenado pode variar entre 48 e 160 mil euros por ano. 

2 – Diretor-Geral da área do Retalho

Mais uma vez, a área do retalho a aparecer no topo das profissões mais bem pagas. O diretor-geral da área do retalho pode auferir entre 75 e 160 mil euros anuais.

1 – Diretor-Geral da área da Indústria

A profissão mais bem paga em Portugal, atualmente, é o diretor-geral a atuar na indústria, com um salário entre 110 e 170 mil euros anuais. 

Profissões com salários mais altos em Portugal 2021 por área de atuação

Ficaste interessado em saber mais profissões com salários altos em Portugal? Então dá uma olhadela aos gráficos que te mostramos a seguir!

Como vimos ao longo deste artigo, a área do retalho é uma das que oferece melhores salários, principalmente quando olhamos para cargos mais elevados.

Profissões mais bem pagas na área das finanças

Como vês, a área financeira oferece cargos com elevados salários. Obviamente que falamos de cargos superiores. No entanto, nada é impossível se realmente quiseres alcançar o topo.

profissões mais bem pagas na Indústria

A Indústria e Produção é, com toda a certeza, uma das áreas com melhores salários em Portugal atualmente. Os cargos de direção oferecem salários bem acima da média.

Também as áreas dos Impostos e Direito oferecem boas oportunidades para quem procura salários altos.

Recursos Humanos

Apesar dos salários serem mais altos em multinacionais, não podemos dizer que os diretores de recursos humanos, assim como outros profissionais de RH, têm um ordenado baixo.

A área da saúde, embora com salários relativamente mais baixos, também oferece boas oportunidades de carreira. Se quiseres conhecer melhor as profissões ligadas à saúde e medicina, não deixes de ver o Guia das Profissões.

Outras áreas com profissões bem pagas

Existem também outras áreas com profissões que têm salários altos. São os casos do Marketing, Lazer e Turismo, Banca, Seguros e Tecnologias da Informação. Sem dúvida, estas áreas oferecem possibilidades de carreira únicas.

Ora vejamos!

Tecnologias da Informação

  • CTO (Chief Technical Officer) – Salário anual entre 90 e 105 mil euros
  • CIO (Chief Innovation Officer) – Salário anual entre 90 e 100 mil euros
  • COO (Chief Operating Officer) – Ordenado anual entre 80 e 95 mil euros
  • Data & Analytics Manager – Ganha entre 80 e 90 mil euros por ano
  • Development Director – Salário anual entre 70 e 90 mil euros

Dentro da área de TI, outras profissões aparecem com salários muito bons, como é o caso do Chief Security Officer, Development Operations Engineer, Cibersecurity Manager, Infrastruture Director, Delivery manager, Data Architect, SAP Manager e Front-End Developer.

Seguros e Banca

  • Diretor Comercial – Salário anual entre 60 e 120 mil euros
  • Atuário (Sénior) – Salário entre os 34 e os 63 mil euros por ano
  • Account Broker – Ordenado anual entre os 28 e os 50 mil euros
  • Diretor Financeiro – Ganha entre 33 e 63 mil euros por ano
  • Compliance e Prevenção de Branqueamento de Capitais – Salário anual entre 21 e 65 mil euros

Turismo e Lazer

  • Chefe executivo – Salário entre 39 e 70 mil euros por anos
  • Diretor de Hotel – Rendimentos anuais entre 36 e 85 mil euros
  • Revenue Manager – Salário entre 36 e 70 mil euros anuais
  • Diretor de Marketing – Salário anual entre 36 e 60 mil euros

Marketing

  • Diretor Comercial de e-Commerce – Salário entre 40 e 84 mil euros por ano
  • Head of Digital – 40 a 65 mil euros de ganhos anuais
  • Diretor de Exportação – Ganha entre 38 e 75 mil euros por ano

Concluindo:

Como pudeste ver ao longo de todo este artigo, existem profissões bem pagas em várias áreas. Como era de esperar, são os cargos de direção que ocupam o topo desta lista. Sem dúvida, seja a área que escolheres, a experiência e a progressão na carreira vão dar-te salários mais altos.

Por isso, a equipa do Guia das Profissões aconselha sempre a seguires a profissão que mais gostas. Sem dúvida, o prazer que sentimos a trabalhar é o que nos dá forças para crescer sempre mais e mais. Sendo assim, não deixes nunca de seguir uma profissão que amas só porque outra te dá um salário mais alto.

Existem boas oportunidades em todas as áreas. Por essa razão, segue sempre a carreira que gostas, que te sentes realmente apaixonado. Acredita, porque vai valer a pena todo o esforço. Experimenta o nosso Simulador de Profissões para saberes quais as profissões que se encaixam no teu perfil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima