Quando o Desemprego é uma oportunidade para lutarmos pelos nossos Sonhos

Como transformar o Desemprego em oportunidade de Mudança

A situação de desemprego é, com toda a certeza, angustiante. Ficar desempregado pode levar-nos a uma sensação de angústia muito grande, pois com esta situação vem associada uma incerteza e insegurança em relação ao futuro. Mas não precisa ser assim!

Se, por um lado, o desemprego pode ser um causador de stress e insegurança, por outro lado pode ser uma oportunidade para mudarmos o curso da nossa vida.

É certo que, quer tenhas uma rede de segurança financeira, ou não, o desemprego é uma crise. E, como em qualquer momento de crise, existe sempre o fator oportunidade – uma oportunidade de fazeres um balanço da tua vida e da tua carreira, assim como de fazeres algumas mudanças que te podem beneficiar a longo prazo.

Muitas vezes, passamos uma vida inteira a trabalhar com algo que não gostamos, até porque a vida nos levou a tomar decisões muito cedo e as responsabilidades não nos permitiram mudar de rumo.

Nesse sentido, uma situação de desemprego pode ser uma oportunidade para lutarmos pelos nossos sonhos, investindo numa carreira que realmente gostamos.

Se estás desempregado neste momento, está na hora de veres para além da dor imediata, pois pode ser a oportunidade da tua vida. Aprende aqui a transformar o desemprego em algo positivo na tua vida.

Transforma a situação de desemprego numa oportunidade para perseguires os teus sonhos

Ser despedido de um emprego de uma hora para a outra pode parecer um fracasso pessoal, mas não tem de ser o fim do mundo. Em vez de olhares para esta situação como algo negativo, pensa que pode ser uma oportunidade para perseguires os sonhos que sempre tiveste, mas que tens tido demasiado medo, ou falta de tempo, para perseguir.

Por exemplo, talvez haja um curso que tenhas querido fazer ou uma habilidade que desejasses aprender?

Investir tempo em ti mesmo abrirá portas para uma nova carreira ou direção que talvez nunca tenhas esperado ou pensado ser possível.

Também te dá a oportunidade de refletir sobre o que é importante para a tua vida e permite-te aproveitar novas experiências e aprendizagens que te podem levar a descobrir o teu propósito e paixão na vida!

Aproveita o desemprego para seguir uma carreira que gostes

Todos sabemos que encontrar um emprego pode ser um processo intensivo e demorado, mas podes usar este momento atual de desemprego para tornar este processo positivo para ti!

Podes aproveitar o tempo livre extra que tens em mãos para procurar uma carreira pela qual sejas verdadeiramente apaixonado. Talvez já saibas qual é essa carreira e não a seguiste antes porque a vida te levou para outro caminho.

Também é possível que ainda nem sequer conheças o teu verdadeiro talento ou vocação e a profissão dos teus sonhos ainda seja, para ti, uma completa desconhecida.

Assim, tens esta oportunidade agora para explorar algo novo, experimentar coisas que sempre quiseste fazer e desenvolver habilidades.

Esta é a altura perfeita para pesquisares diferentes percursos de carreira. Não há nada como tomar posse do teu futuro e tornar os teus sonhos numa realidade.

mulher a pegar numa caneta

Descobre aqui quais as profissões que se adequam mais ao teu perfil e gostos pessoais.

Faz trabalho voluntário ou estágios para ganhares experiência

Fazer um trabalho voluntário ou um estágio pode ser uma ótima forma de ganhares experiência, conheceres novas pessoas e ter um impacto positivo na comunidade.

Ser voluntário ou estagiário é também uma excelente forma de desenvolveres as tuas capacidades, expandires as tuas perspetivas e enriqueceres o teu currículo. Serás capaz de ter experiências que não conseguirias obter em nenhum outro ambiente.

Lembra-te que a aprendizagem é um processo contínuo e nunca perdes nada por adquirires conhecimento.

O melhor de tudo é que, ao fazeres trabalhos voluntários e estágios, podes descobrir uma nova carreira, ou uma área diferente que te interesse mais dentro da profissão que já desempenhavas.

Pensa em abrir o teu próprio negócio

Começar o próprio negócio pode ser uma experiência emocionante, mas muitas vezes deixamos essa experiência de lado por medo. Se é verdade que montar um negócio é sempre arriscado, pois envolve um investimento inicial (de dinheiro e tempo), também é verdade que é uma hipótese de teres o teu valor reconhecido e de fazeres o que realmente gostas, para ti.

Além disso, com a Internet, a criação e desenvolvimento de um negócio é cada vez mais fácil. Podes começar com um negócio 100% online, ou então investir em publicidade feita na internet, garantindo que alcanças um público maior e, consequentemente, tens um maior retorno financeiro.

Tira algum tempo para relaxar e recarregar energias

O teu bem-estar é essencial para esta nova fase. A vida laboral é muito desgastante e causa bastante stress. A somar ao facto de teres perdido o emprego, é natural que te sintas ainda mais esgotado emocionalmente.

Por isso, antes de mais nada, tira uns dias para relaxar e recarregar energias. Independentemente do que resolvas para o teu futuro (se vais mudar de carreira, procurar um emprego para o mesmo cargo, ou até abrir o teu próprio negócio), é fundamental teres a tua mente saudável para lidar com o que vem pela frente.

Sê positivo e otimista em relação ao futuro

Nunca sabes o que a vida te reserva, mas se te mantiveres positivo e otimista, as coisas acabarão por se resolver. Ter uma atitude positiva ajuda-nos a tirar o melhor partido de uma situação complicada e a olhar para o que vem a seguir.

Olhando para o futuro com uma mentalidade esperançosa, temos a capacidade de ser realistas, mas sem nunca perder de vista os nossos objetivos e sonhos.

Mantermo-nos positivos não garante necessariamente que tudo funcione a nosso favor, mas dá-nos a força e a confiança internas para continuarmos a tentar, por muito difíceis que as coisas sejam.

Mesmo nos nossos dias mais difíceis, mantermo-nos emocionalmente fortes pode trazer melhores resultados. Por isso não te esqueças: não importa o que a vida te traga, mantém-te forte e otimista em relação ao futuro, pois tudo acabará por se resolver da melhor forma.

Não desistas se perderes o teu emprego, pois talvez seja a melhor coisa que alguma vez te aconteceu. É uma oportunidade para perseguires os teus sonhos e, com um pouco de trabalho duro e dedicação, tudo é possível.

A vida está cheia de altos e baixos, mas enquanto te mantiveres positivo e otimista em relação ao futuro, tudo acabará por resultar. A mudança de carreira pode ser assustadora, mas nós estamos aqui para te ajudar em cada passo do teu caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *